-
Erro da letra D: a contabilidade é uma CIENCIA SOCIAL
RESOLUÇÃO N. 750/93 DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Art. 2º
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o patrimônio das entidades. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
-
Porque seria a priori?
-
Resolução do CFC 1374/11: "(a) posicionamento mais claro de que as informações contidas nos relatórios contábil-financeiros se destinam primariamente aos seguintes usuários externos: investidores, financiadores e outros credores, sem hierarquia de prioridade;"
"item OB 10: Outras partes interessadas , como, por exemplo, órgãos reguladores e membros do público que não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral. Contudo, esses relatórios não são direcionados primariamente a esses outros grupos."
-
Elison, a informação, na Contabilidade Financeira, é destinada "a priori" ao público externo à entidade porque esse é o público-alvo (que vem em primeiro lugar), porém não é o único, haja vista que o público interno é o alvo secundário (ou "a posteriori") dessa informação.
[ ]s
-
• Contabilidade financeira: É o processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos, como acionistas, credores e autoridades governamentais. Ela é condicionada a imposições legais e requisitos fiscais e voltada para o passado.
-
Alternativa A (ALTERNATIVA CORRETA)
A Contabilidade Financeira “em suma representa uma vertente da contabilidade que a direciona para a gestão financeira do capital aplicado da entidade e cuida da elaboração das demonstrações financeiras mediante princípíos de contabilidade geralmente aceitos (GAAP'S)”. (WIKIPEDIA)
RES CFC 1374/11 – OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
RES CFC 1374/11 – OB9. A administração da entidade que reporta a informação está também interessada em informação contábil-financeira sobre a entidade. Contudo, a administração não precisa apoiar-se em relatórios contábil-financeiros de propósito geral uma vez que é capaz de obter a informação contábil-financeira de que precisa internamente.
-
As demonstrações contábeis não têm o objetivo de atender as necessidades de um grupo de usuários em particular, já que são elaboradas e divulgadas com a finalidade de satisfazer as necessidades da maioria de seus usuários. Porém,
INVESTIDORES, CREDORES POR EMPRÉSTIMO E OUTROS CREDORES, EXISTENTES E EM POTENCIAL, SÃO USUÁRIOS “PRIMÁRIOS” da informação contábil-financeira de propósito geral.
-
a) A Contabilidade Financeira refere-se a recursos financeiros, obrigações e atividades da entidade legal. Sua informação é destinada, a priori, ao público externo à entidade, e busca orientar investidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos. Muitos outros usuários se utilizam das informações geradas pela Contabilidade Financeira, tais como os executivos e empregados da empresa, os acionistas, os fornecedores e outros externos a empresa.
CERTO, contabilidade é ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registros dos atos e fatos de uma administração econômico. Seu objeto é o patrimônio da empresa (bens, direitos e obrigações).A principal função da contabilidade é a de fornecer informações úteis para a tomada de decisão, sendo chamados de usuários primários os usuários externos em geral.
b) A Contabilidade Financeira abrange as informações a serem fornecidas aos gestores da entidade, isto é, às pessoas internas à organização responsáveis por dirigir e controlar suas operações. Não está vinculada aos Princípios Contábeis e também não se condiciona às disposições legais.
ERRADO, pois a contabilidade está vinculada aos princípios contábeis.
c) A adoção e elaboração da Contabilidade Financeira pelas empresas é obrigatória por lei. Seu principal objetivo é fornecer informações úteis e tempestivas para relações tributárias. Está vinculada a legislação tributária, porém não está vinculada aos Princípios Contábeis.
ERRADO, não está vinculada a legislação tributária. Seu principal objetivo é fornecer informação contábil-financeira que sejam úteis aos seus usuários (externos e internos).
d) A Contabilidade Financeira é uma ciência social, porém também pode ser considerada como uma ciência matemática, pois se utiliza de métodos quantitativos para mensurar monetariamente os dados econômicos das entidades.
ERRADA, não é considerada uma ciência matemática.
-
Como ciência, também, a contabilidade pauta-se em princípios.
a tomada de decisão é uma etapa que ocorre em diversos grupos de pessoas, e, por essa variedade, a necessidade de informação deve ser voltada conforme o interesse dos grupos
Pessoas Físicas Governo
Bancos
Sócios e Acionistas Administradores e Diretores
Utilizam a contabilidade para controlar seus patrimônios, principalmente as finanças pessoais.
Faz uso das informações contábeis para tributar e cobrar impostos, taxas e contribuições das pessoas físicas e jurídicas, bem como projetar cenários econômicos por meio da coleta e geração de dados estatísticos.
Requerem informações sobre questões financeira que possam afetar a lucratividade, a rentabilidade e a segurança de seus investimentos.
Usam, principalmente, os relatórios contabéis para deter informações, por exemplo, sobre lucratividade, rentabilidade e segurança de seus investimentos.
Utilizam, basicamente, a contabilidade para auxiliá-los na tomada de decisão através das informações contábeis sobre o passado, o presente e a projeção futura da empresa.
-
-
GABARITO A
Define-se como OBJETO da Contabilidade o seu campo de aplicação, ou seja, o PATRIMÔNIO das entidades econômicas, administrativas; ou aziendas. Como Patrimônio, entende-se o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações da entidades.
Entre os usuários das demonstrações contábeis incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação.
bons estudos