SóProvas


ID
1664995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir, relativos ao formato e à linguagem das correspondências oficiais.

A concisão é um princípio da redação oficial que tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO



    A finalidade principal dos expedientes oficiais é informar com clareza e objetividade. Isso porque as comunicações que partem dos órgãos públicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Então, devemos evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos, pois um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, por exemplo, tem sua compreensão dificultada.


    Prof. Fabiano Sales

  • Segundo o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA:


    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, CONCISÃO, formalidade e uniformidade.

  • Concisão: transmissão de um máximo de informações com um mínimo de palavras.

  • Questão correta, outras ajudam, vejam:

    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Cargos de Nível Superior - Conhecimentos Básicos (Cargos 1 e 7)Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Aspectos e características da Redação Oficial ; 

    A concisão é uma característica de toda e qualquer comunicação oficial que possibilita fornecer o máximo de informações com o mínimo possível de palavras.

    GABARITO: CERTA.




    Prova: CESPE - 2012 - TRE-RJ - Técnico Judiciário - Operação de Computador

    Disciplina: Redação Oficial | Assuntos: Redação Oficial; 

    Como a finalidade precípua da redação oficial é servir de instrumento de comunicação à administração pública, de maneira impessoal e objetiva e com máxima clareza, o uso de gírias e clichês deve ser evitado na linguagem empregada nesse tipo de comunicação.

    GABARITO: CERTA.




    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.
  • Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras, ou seja, conciso é um texto objetivo.

    GABARITO C

  • O Texto foi mal formulado, no lugar de 'objetividade ao TRABALHO' , deveria ser 'objetividade à COMUNICAÇÃO'.  O fato de um documento estar bem redigido não significa que o trabalho da administração foi realizado de forma objetiva.

  • O examinador errou ao dizer " tem por finalidade dar objetividade ao trabalho da administração pública"...

    "objetividade ao trabalho não", dar objetividade a redação das  correspondências oficiais.
    Aí você fica na dúvida se o erro deles foi intencional e portanto você deve marcar como errado. Ou se "objetividade ao trabalho da administração pública" deve se entender  que é nas correspondências oficiais e que nao tem pegadinha nenhuma.
    Tá de sacanagem né???
  • Gabarito: CERTO


    Princípios da redação oficial:
    1. Impessoalidade; 
    2. Uso do padrão culto de linguagem;
    3. Clareza;
    4. Concisão;
    5. Formalidade;
    6. Uniformidade. 

    http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/redacao-oficial-para-concursos.html
  • Redação meio estranha dessa questão. :/ 

  • Comentário: 


    A concisão é um dos princípios que regem a redação oficial. Um texto oficial deve dar o máximo de informações com o menor número de palavras.


    GABARITO: CERTO


    Observações:


    A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.


    O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.


    Procure perceber certa hierarquia de idéias que existe em todo texto de alguma complexidade: idéias fundamentais e idéias secundárias. Estas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também idéias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas.



  • Acredito que alguns equívocos pode acontecer quanto ao conceito de "Clareza":


    clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:


    a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;


    b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;


    c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;


    d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.


    É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.


    A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.

  • Concordo com a Patrícia Freitas e com a Liliane Alves, pois eu tive a mesma interpretação. Concisão não significa "objetividade ao trabalho", este termo p mim está errado. Esses tipo de questões tem que ser banido pelo Cespe, pois da duplo sentido a questão. Dessa forma ela pode ser considerada do jeito que eles quiserem. Se eles quisessem considerar essa questão como Errada, por conta disto, quem é que teria argumento para falar que ela está Certa, pois poderiam dizer simplesmente que a Concisão não significa objetividade ao trabalho e sim as correspondências . Então é rezar para não cair questões assim.

  • SE É SÓ A ADMINISTRAÇÃO QUE PODE EXPEDIR UM EXPEDIENTE, É EVIDENTE QUE DEVA PAUTAR PELA OBJETIVIDADE NO SEU DESEMPENHO/TRABALHO.



    GABARITO CERTO
  • CORRETA.

    Concisão é o ato de transmitir o máximo de informações com poucas palavras. Portanto, resulta dar objetividade aos trabalhos da administração pública.

  • Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Pensei a mesma coisa que a Patrícia freitas!!!
    Eu sei o que é concisão, a definição... Mas acabei errando a questão pq optei por marcar errado por conta desse "ao trabalho".

    Mas eu penso que Cespe faz esses "jogos de palavras" para poder ter como dar depois o gabarito que ela quiser! Que melhor lhe for para não deixar algum candidato gabaritar.

    #TeoriaDaConspiraçãoCespiana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    Reeditando: Isso mesmo, leonardo seabra!!! Pensei isso aí! Agr que li seu comentário hauahuahua

  • Principios da Redação Oficial

    A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

    Macete: FLICCU 

    Formalidade

    Linguagem 

    Impessoalidade

    Clareza

    Concisão

    Uniformidade

     

  • concordo lerena alves

  • A concisão é um conceito oposto à prolixidade.

     Princípio da economia linguística: mais informação em menos palavras;

    Economizam-se palavras, não ideias;

     Devem ser eliminados termos redundantes ou desnecessários;

     Locuções verbais são amparadas pela gramática;

     Não deve ser usado gerundismo;

     A concisão surge de dois fatores: revisão criteriosa do texto e domínio da norma culta (ambos os fatores são necessários, juntos).

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do atributo da concisão.
    De acordo com o manual, o texto é considerado conciso quando transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras, ou seja, sem palavras inúteis, redundantes e com passagens que nada acrescentam ao que já foi dito. Sabendo disso, é possível afirmar que a concisão tem por finalidade dar objetividade ao trabalho (aos textos) da administração pública. Desse modo, verificamos que a afirmação presente neste item está correta.


    Gabarito: CERTO
  • (C)

     O texto é considerado conciso quando transmite o máximo de informações com o mínimo de palavras, ou seja, sem palavras inúteis, redundantes e com passagens que nada acrescentam ao que já foi dito. Sabendo disso, é possível afirmar que a concisão tem por finalidade dar objetividade ao trabalho (aos textos) da administração pública.

    Fonte: Professora QC