SóProvas


ID
1665448
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

 É certo afirmar:

I. É vedado ao servidor do TRE-MA exercer a advocacia, salvo a administrativa.

II. É permitido, sempre, ao servidor do TRE-MA aceitar presentes de autoridades estrangeiras.

III. É direito de todo servidor do TRE-MA estabelecer interlocução livre com colegas e superiores, podendo expor ideias, pensamentos e opiniões, inclusive discutir aspecto controverso em instrução processual.

IV. É dever do servidor do TRE-MA, sem prejuízo da observância das demais obrigações legais e regulamentares, resistir a pressões superiores, de contratantes e de outros que visem obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou antiéticas, e denunciá-las.

Analisando as proposições, pode-se afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C (para os que só podem acessar 10 por dia)

  • LETRA C..

    MANA eu faço isso kkkk pra ajudar os colegas que só podem acessar 10 questões por dia.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Eleitoral e o Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (Resolução do TRE-MA 8399/2013).

    ANALISANDO OS ITENS

    Item I) Este item está incorreto, pois, conforme o inciso I, do artigo 9º, da citada norma, é vedado ao servidor do TRE-MA exercer advocacia ou quaisquer atividades incompatíveis com o exercício do seu cargo. Não há exceção quanto à advocacia administrativa.

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 10, da citada norma, é vedado ao servidor do TRE-MA aceitar presentes, salvo de autoridades estrangeiras nos casos protocolares em que houver reciprocidade.

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o inciso IV, do artigo 7º, da citada norma, é direito de todo servidor do TRE-MA estabelecer interlocução livre com colegas e superiores, podendo expor ideias, pensamentos e opiniões, inclusive discutir aspecto controverso em instrução processual.

    Item IV) Este item está correto, pois, conforme o inciso VI, do artigo 8º, da citada norma, é dever do servidor do TRE-MA, sem prejuízo da observância das demais obrigações legais e regulamentares, resistir a pressões superiores, de contratantes e de outros que visem obter favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou antiéticas, e denunciá-las.

    GABARITO: LETRA "C".