SóProvas


ID
1667653
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma economia aberta com taxas de câmbio flutuantes há uma massiva entrada de capitais. Nesse caso, a taxa de juros que é fixada pelo Banco Central

Alternativas
Comentários
  • No regime cambial flutuante, se houve entrada de capitais externos é porque iINT > iEXT, atraindo investimento estrangeiro. Neste caso a moeda estrangeira se depreciará e moeda nacional se apreciará. Haverá aumento das importações, redução das exportações e redução da renda. A curva IS se deslocará para a esquerda até iINT = iEXT, sem alterar a taxa de juros original. [letra A].

    Bons estudos, Elton.

  • Não entendi. Se a iNT é maior que a iEXT e a iNT vai se igualar a iEXT ela não está diminuindo????

  • Elton explicou perfeitamente. Mas eu fui me esbeirando pelos cantos e acertei a questão!

     

    Ela relaciona entrada de capitais com taxa de juros (Selic). Primeiro que a taxa de juros é determinada pelo Copom, né? Copom tem relação com Banco Central. Então risca a "e" que diz que o BC em nada interfere. Segundo, já que é o Copom que determina a Selic e não as oscilações do câmbio, já eliminamos as opções de sobe ("b") e desce ("c"). Terceiro que determinar a taxa de juros é política monetária, não fiscal. Já risca a letra que fala em política fiscal, "d". Sobrou a "a". Inalterada. 

  • acredito que esse pressuposto só se aplique caso haja "Perfeita mobilidade de capitais" e a curva BP seja infinitamente elastica.