SóProvas


ID
1667659
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao longo da trajetória da Administração pública os conceitos da mensuração de desempenho variaram de acordo com diferentes perspectivas e abordagens, englobando:

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de desempenho/resultados vai além da análise dos resultados: é indispensável que os resultados sejam divulgados para toda a comunidade tomar conhecimento da gestão administrativa pública, e que seja verificada a satisfação do cidadão-usuário quanto aos serviços prestados pela organização. Além disso, é preciso que as informações geradas na avaliação sejam efetivamente utilizadas como suporte para a tomada de decisão quanto à alocação de recursos, e para a melhoria da gestão pública.

       Portanto, a avaliação de desempenho/resultados somente cumprirá seu duplo papel – de propiciar transparência num regime democrático e de servir de instrumento para melhorar a eficiência/efetividade na gestão – se, além de sua ampla divulgação, contar com instrumentos efetivos de participação, que envolvam, num único debate, governos, gestores, equipes, servidores e cidadãos, e se, em seguida, o discurso da gestão por resultados e do foco no cidadão se transformar em ações concretas que incorporem as decisões e soluções oriundas desse deba

  • Gabarito: E

  • Gabarito E.

    Gestão da qualidade total.


  • Na alternativa "a", o controle dos procedimentos (meios) não se insere no escopo da chamada "avaliação baseada em resultados", pois nesta busca-se mensurar os resultados obtidos independentemente dos meios utilizados, isto é, o importante são os fins não os meios.

    Já, com relação à alternativa "b", a gestão por objetivos é pautada pela descentralização da tomada de decisão para as equipes, que possuem, dentro de certos limites, autonomia para decidirem como agir.

    A alternativa "c" incorre em erro ao afirmar que, para a Administração Científica, as avaliações de desempenho são individuais e baseadas na relação entre resultados e estratégias. Nessa corrente, a preocupação maior é a eficiência (desempenho) dos processos.

    A alternativa "d" não entendi direito, mas creio que o seu erro seja afirmar que a constante "avaliação e revisão do planejamento", a qual seja a orientação dos funcionários, se relaciona à mensuração do desempenho. Isso se deve ao fato de que a mensuração do desempenho é feita com base nos resultados alcançados pela execução.

    Por fim, a alternativa "e" encontra-se correta, pois a gestão da qualidade total prega que todos os procedimentos devem ser gerenciados para que se agregue valor aos clientes, sendo, portanto, seu desempenho de responsabilidade de todos os integrantes da organização.

    Fontes: Administração Geral - Rodrigo Rennó e Administração Geral e Pública - Augustinho Paludo.