SóProvas


ID
1667794
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em dezembro de 2014 ocorreu em Lima (Peru) a Conferência das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas
da ONU (COP20). Com a participação de representantes de 195 países, um dos objetivos da Conferência foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Os representantes de mais de 190 governos que integram Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês) articulam por um documento que vai obrigar por força de lei seus signatários a tomar medidas para frear a elevação da temperatura global. O texto tem que ser aprovado e assinado até o final de 2015, durante a COP 21, em Paris, e seu conteúdo passará a vigorar a partir de 2020.


    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/11/no-peru-cupula-climatica-da-onu-tenta-rascunho-zero-de-acordo-global.html


  • Primeiramente, o que é a COP?

    É um acrônimo em inglês para "Conference of the Parties" - Conferência das Partes -, evento no qual são debatidas questões a fim de firmar um acordo mútuo entre os países, totalizando 190, para evitar maiores mudanças climáticas na Terra. A numeração que vem logo após a sua abreviação é o número de sessões que já ocorreram, em dezembro de 2014 foi a 20ª sessão - COP 20.

    A) Errado. O acordo não foi finalizado na COP 20, porém as regras já foram definidas e a sua grande inovação (desde a COP 17) é substituir o Protocolo de Kyoto, criado em 1997 para obrigar nações desenvolvidas a reduzir suas emissões em 5,2%, entre 2008 e 2012, em relação aos níveis de 1990. Kyoto é considerado ineficaz para conter as mudanças climáticas por não compreender um dos maiores emissores históricos de gases, os Estados Unidos (que não confirmaram sua participação no acordo), e não abrigar potências emergentes, como China, Índia e Brasil. Ou seja, ele tem o objetivo de que todos os países façam a redução.

    B) Errado. O que está em jogo agora não é apenas estabelecer quanto deve ser cortado de emissões de cada país, mas definir assuntos que viabilizam o funcionamento do futuro protocolo. São pontos ligados à adaptação dos países à nova realidade climática, definição de metodologias para criar defesas e resistir aos fenômenos extremos, além da questão dos meios de implementação, tema considerado espinhoso porque envolve investimento financeiro.

    C) Errado. Isso é exatamente o que o protocolo de Kyoto fez, agora o momento é mais sério, e todos os países, sem exceção, devem controlar seus poluentes.

    D) Certo. Infelizmente o COP 20 não teve seu acordo concluído e ficou para o ano seguinte, 2015, em Paris, França.

    E) Errado. O objetivo do Protocolo de Quioto (ou Kyoto) era a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera a um nível que fosse parar a interferência antropogénica perigosa com o sistema climático. Como não foi alcançada, a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera exige novas ações. O Protocolo de Quioto teria sido encerrado em 31 de dezembro de 2012 mas, durante a COP-18 teve sua duração estendida. Realizada em Doha, Qatar, em 8 de dezembro de 2012, foi adotada uma emenda ao Protocolo em que os membros concordaram que segundo período de compromisso se estenderá de 2013 a 2020.

    Referências:
    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/2014/12/15/cop20-em-lima-um-passo-timido-mas-para-frente-e-na-direcao-correta/

    http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/11/no-peru-cupula-climatica-da-onu-tenta-rascunho-zero-de-acordo-global.html

    https://www.cbd.int/cop/

    https://en.wikipedia.org/wiki/Conference_of_the_parties

    http://www.cop21paris.org/about/cop21

    http://www.significados.com.br/kyoto/