SóProvas


ID
1667812
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade foi entregue em 10 de dezembro de 2014 à Presidente da República do Brasil.
Com 4.328 páginas, o documento consolida o trabalho da comissão, após dois anos e sete meses de audiências públicas, depoimentos e coleta de documentos.
(Adaptado de: http://glo.bo/136ILmW)
Um dos principais focos da Comissão foi

Alternativas
Comentários
  • O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, à presidente Dilma Rousseff, aponta 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985.

    Com 4.328 páginas, o documento consolida o trabalho da comissão, após dois anos e sete meses de audiências públicas, depoimentos de militares e civis e coleta de documentos referentes ao regime militar

  •  

     

     

    Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 às 11:09

    Relatório da CNV busca verdade histórica durante período da ditadura

    Dois anos e sete meses depois de formalmente instalada, a Comissão Nacional da Verdade entregou hoje o relatório final de seus trabalhos apontando a comprovação da ocorrência de violações de direitos humanos durante o período compreendido entre 1946 e 1988, mais notadamente durante a ditadura militar, que se estendeu entre 1964 e 1985. O trabalho se concentrou, especialmente, sobre quatro condutas, em razão de sua gravidade: tortura (inclusive violência sexual); morte (execução sumária, arbitrária ou extrajudicial e outras mortes imputadas ao Estado); desaparecimento forçado e ocultação de cadáver.

    A Comissão da Verdade acrescentou ainda, a esse rol de prioridades, a prisão ou detenção ilegal e arbitrária, a despeito da não inclusão explícita dessa conduta no texto da lei, por considerá-la como grave violação de direitos humanos, seja porque já é assim considerada, como proibição imperativa para todos os Estados, seja porque foram tidas como uma espécie de porta de entrada do sistema repressivo do regime militar e um facilitador para a prática de outras graves violações.

    http://blog.planalto.gov.br/relatorio-da-cnv-busca-verdade-historica-durante-periodo-da-ditadura/