-
RESPOSTA B
Refere-se a contabilidade gerencial, implementação deste modelo contábil.
Os autores argumentam que é necessária a integração de diversos fatores para que uma mudança de sistema contábil seja adequadamente institucionalizada, quais sejam:
• Que exista uma orientação normativa no sentido da implementação do novo modelo;
(...)
• Que existam elementos facilitadores para o processo de repetição do modelo proporcionando certa estabilidade e gerando hábitos;
(...)
• Que o novo modelo esteja sintonizado com as crenças e valores aceitos e compartilhados pelos membros da organização; e
• Que o novo modelo represente efetivamente como os indivíduos serão avaliados não só institucionalmente, mas também subjetivamente pelos seus pares.
Em suma, o que se pode perceber, adotando-se a perspectiva analítica institucional, é
que uma mudança nos padrões contábeis de uma organização não expressa uma decisão
estritamente técnica. Ao contrário, tal mudança mobiliza vários recursos organizacionais de
natureza.
MAIS EM : http://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/488/488
-
Gestão por Resultados caracteriza-se por ser o ciclo que começa com o
(i) estabelecimento dos resultados desejados, a partir da tradução dos objetivos de governo;
(ii) prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance desses resultados; e
(iii) retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação (Gomes, 2009).
Independente do modelo de administração por resultados adotado, o planejamento estratégico deve orientar a atuação administrativa amparada numa visão de longo prazo (Paludo, 2013, p. 227).
Em qualquer modelo de gestão por resultados deverá ser definida a missão, a visão, os objetivos, as metas e os indicadores (Paludo, 2013, p. 227).
A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova
Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado
a, simultaneamente:
focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade;flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos; (letra B)e propiciar mais eficiência e accountability.
-
Decisão puramente técnica não considera a cultura da empresa e os aspectos humanos e pode enfrentar resistência por parte dos colaboradores, causando prejuízo a sua implementação.
-
Excelentes comentários!
-
A chave para todo o processo é o foco no resultado.
A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos é de todos.
lideranca participativa.
obketivos claros e articulados entre as instituições
retroalimentação do sistema de gestão
-
Na implementação das estratégias da gestão por resultados, devem ser elaborados indicadores para conduzir os gestores e funcionários da organização a ações em busca dos objetivos traçados no planejamento. Esses indicadores vão direcionar o comportamento dos funcionários e gestores rumo ao alcance dos objetivos, traduzindo-os em resultados, e deverão constar de linguagem clara e de fácil entendimento. Devem ser, inclusive, passíveis de tradução em números (ex: índice de processos atualizados, índice de frequência, índice de processos concluídos, etc). Sendo assim, devem-se evitar elaborações estritamente técnicas. As metas têm que ser claras e mensuráveis, para que as estratégias possam ser praticadas com a participação de todos.
-----
Thiago
-
LETRA B
Técnica e rigor formal não combinam no modelo de gestão por resultados, afinal o foco aqui é no resultado e não no processo.