-
Eu também marquei a Letra "E", pois não consegui identificar em que momento do texto tem-se "a figura de uma nova mulher".
Basei-me nesse trecho para não marcar a letra C: "embora os jornais sulistas reproduzissem estereótipos existentes há séculos".
-
Como disse nosso amigo do QC, Alexandre Baêta, em outra questão tão descabida quanto essa .... "As questões baseadas em textos metafóricos são, por definição, altamente subjetivas. Nesses casos, devemos buscar a questão menos errada ou menos incoerente."
-
"a figura de uma nova mulher" >> "Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir NOVOS HOMENS E MULHERES,.."
-
Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique e as diferencie das outras mulheres do restante do país. No Sul encontramos diferentes perfis femininos nos diversos períodos históricos: mulheres oriundas de etnias e classes sociais várias.
...
Embora os jornais sulistas reproduzissem estereótipos existentes há séculos, faziam-no em um contexto específico, respondendo a uma conjuntura determinada, na qual a demonstração de distinção e a exposição de um certo verniz social implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe.
-
Segundo a FCC a autora SALIENTA a IMPORTÂNCIA da imprensa em certa época, no Sul do país, como incentivadora e divulgadora de modelos IDEAIS de comportamento e, principalmente, de uma NOVA IMAGEM da mulher.
SALIENTA A IMPORTÂNCIA - A autora não sugere se os fatos relacionados foram ou não, importantes. Apenas os descreve de maneira neutra, não há elementos que justifiquem tal adjetivação.
IDEAIS - Não há, no texto, elemento que justifique o emprego do adjetivo IDEAL. Em nenhum momento a autora emitiu juízo de valor positivo sobre os modelos de comportamentos que eram veiculados.
NOVA IMAGEM - A autora não afirma que os jornais veiculavam uma NOVA IMAGEM, ao contrário, é possível identificar, inclusive, um certo grau de dúvida quando ela trata do assunto, já que usa o verbo no subjuntivo, atribuindo, então, um caráter hipotético, contrário ao campo da certeza.
''Os jornais PARECIAM veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres''.
Gostaria realmente de entender o posicionamento do examinador, mas são inúmeros argumentos contrários a esse gabarito.
-
GABARITO: letra C.. a resposta está nesse parágrafo...... Num futuro próximo, esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos. [...] As outras alternativas constam afirmações que não estão no texto ou são incoerentes
-
O texto é bastante prolixo e RUIM:
[1] "A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito SEMELHANTE àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus". Até agora, estou esperando um EXEMPLO dado pelo autor de quão SEMELHANTE são tais e tais idealizações.
[2] "[...] a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno". Não bastaria dizer que ao contrário de outras regiões, o sul agrário era mais voltado ao mercado interno?!? Seria simples e claro, my dear...
[3] MAS O ÚLTIMO PARÁGRAFO É INSUPERÁVEL E ME FEZ RIR: "Embora os jornais sulistas reproduzissem ESTEREÓTIPOS EXISTENTES (quais?) há séculos, faziam-no em um CONTEXTO ESPECÍFICO (qual contexto?), respondendo a uma CONJUNTURA DETERMINADA (qual conjuntura?), na qual a demonstração de DISTINÇÃO (que distinção?) e a exposição de um CERTO VERNIZ SOCIAL (que verniz, autor?) implicavam em moldar as mulheres de uma DETERMINADA CLASSE (que classe, meu Deus?)".
Textos pessimamente escritos aumentam as chances de erro em questões acerca de sua interpretação. Apenas observe as altas estatísticas de erros em textos que você considera prolixos, ininteligíveis ou meramente retóricos.
-
Resposta objetiva: letra E.
Último parágrafo do texto: "Embora os jornais sulistas
reproduzissem estereótipos existentes há séculos, faziam-no em um
contexto específico,
respondendo a uma conjuntura determinada, na qual a demonstração de
distinção e a exposição de um certo verniz social implicavam
em moldar as mulheres de uma determinada classe. Nas imagens dos jornais
das cidades do Sul, e provavelmente em outras cidades
do restante do país, as mães seriam responsáveis pelo progresso e a
civilização, pois eram consideradas criadoras e educadoras das
novas gerações".
-
Gabarito C
TEMA: "Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique e as diferencie das outras mulheres do restante do país. No Sul encontramos diferentes perfis femininos nos diversos períodos históricos: mulheres oriundas de etnias e classes sociais várias."
O TEMA do texto fala basicamente sobre o PAPEL DA MULHER, então, descartamos as alternativas erradas:
A) alude a dificuldades de manutenção da sociedade conjugal...
"Escrever sobre as mulheres do Sul ...".
B) insiste no papel predominante da figura masculina
"Escrever sobre as mulheres do Sul ...".
D) atesta a responsabilidade dos produtores de café
"Escrever sobre as mulheres do Sul ...".
E) ... as mulheres só podiam alcançar realização pessoal se tivessem muitos filhos.
"Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique..."
-
c)
salienta a importância da imprensa em certa época, no Sul do país, como incentivadora e divulgadora de modelos ideais de comportamento e, principalmente, de uma nova imagem da mulher.
-
Excelente comentário da LuanaRJ
-
texto: iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos.
gab: c) salienta a importância da imprensa em certa época, no Sul do país, como incentivadora e divulgadora de modelos ideais de comportamento e, principalmente, de uma nova imagem da mulher.
-
c) salienta a importância da imprensa em certa época, no Sul do país, como incentivadora e divulgadora de modelos ideais de comportamento e, principalmente, de uma nova imagem da mulher. CERTO "O crescimento das áreas urbanas COm a inclusão da região no comércio agrário exportador, Esse fato propiciou o surgimento de um novo grupo de pessoas mais abastadas nos centros urbanos da região Sul. esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres,projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, as mães seriam responsáveis pelo progresso e a civilização, pois eram consideradas criadoras e educadoras das novas gerações.
,
-
esse tipo de questão pede o bom e velho comentário do professor
-
Marquei errado, mas por falta de atenção. Realmente podemos extrair claramente do texto o conteúdo alinhado com o que afirma a letra "c":
"Num futuro próximo, esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos."
Tudo a ver, portanto, com a letra c, gabarito da questão.
-
14/03/19 Respondi certo.
-
Sinceramente, a C não está certa pelo trecho "de uma nova imagem da mulher.". Olha, aa autora deixa claro que não há a reprodução de uma nova imagem, mas sim a "estereótipos existentes há séculos,"
Para mim não faz sentido.