SóProvas


ID
1668061
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 a 11. 

    Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique e as diferencie das outras mulheres do restante do país. No Sul encontramos diferentes perfis femininos nos diversos períodos históricos: mulheres oriundas de etnias e classes sociais várias.

[...]

    A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus. Nas cidades do Sul, imagens idealizadas foram frequentes a partir da segunda metade do século XIX, durante a formação das elites nos centros urbanos. 

    O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno. Os altos preços do café no mercado externo e a destinação da mão de obra escrava para a produção cafeeira provocaram o aumento da procura por alimentos e a consequente elevação de preços. Esse fato propiciou o surgimento de um novo grupo de pessoas mais abastadas nos centros urbanos da região Sul. 

Em cada capital do Sul, esses grupos assumiram configurações diferentes. [...] 

    Num futuro próximo, esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos. [...]

    Embora os jornais sulistas reproduzissem estereótipos existentes há séculos, faziam-no em um contexto específico, respondendo a uma conjuntura determinada, na qual a demonstração de distinção e a exposição de um certo verniz social implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe. Nas imagens dos jornais das cidades do Sul, e provavelmente em outras cidades do restante do país, as mães seriam responsáveis pelo progresso e a civilização, pois eram consideradas criadoras e educadoras das novas gerações. 

(Adaptado de: PEDRO, J. M. Mulheres do Sul. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 278-282) 

Identifica-se, no texto, distinção entre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

    O que pode ser confirmado por este trecho do texto que diz:

    "O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno."


  • erraria essa questao na prova!!!!!!!

  • olhem as estatisticas dessa questão auhuahuhauhuha pqp

  • pessoal vamos pedir comentarios do professor nessas questões para tirar nossas duvidas!!

  • Na próxima eu vou responder essa questão doidão pra ver se acerto.

  • Gabarito: letra E.. passei meia hora p responder essa questão.. nível muito difícil para nível médio. .. acertei por eliminação... as outras alternativas continham informações que não estavam no texto 

  • TA DE SACANAGEM,

    Blz o trecho que faz referência é o terceiro paragráfo "O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno."

    Agora, para mim, o elemento de COESÃO "ou seja" é para fazer uma explicação, ressaltar... NUNCA para DISTINGUIR ou UMA RESSALVA CONTRÁRIA.

    Sem noção..

  • Essa foi a prova de português mais difícil que eu já fiz... =/

  • O texto é bastante prolixo e RUIM: 


    [1] "A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito SEMELHANTE àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus". Até agora, estou esperando um EXEMPLO dado pelo autor de quão SEMELHANTE são tais e tais idealizações.


    [2] "[...] a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno". Não bastaria dizer que ao contrário de outras regiões, o sul agrário era mais voltado ao mercado interno?!? Seria simples e claro, my dear...


    [3] MAS O ÚLTIMO PARÁGRAFO É INSUPERÁVEL E ME FEZ RIR: "Embora os jornais sulistas reproduzissem ESTEREÓTIPOS EXISTENTES (quais?) há séculos, faziam-no em um CONTEXTO ESPECÍFICO (qual contexto?), respondendo a uma CONJUNTURA DETERMINADA (qual conjuntura?), na qual a demonstração de DISTINÇÃO (que distinção?) e a exposição de um CERTO VERNIZ SOCIAL (que verniz, autor?) implicavam em moldar as mulheres de uma DETERMINADA CLASSE (que classe, meu Deus?)".


    Textos pessimamente escritos aumentam as chances de erro em questões acerca de sua interpretação. Apenas observe as altas estatísticas de erros em textos que você considera prolixos, ininteligíveis ou meramente retóricos. 

  • A questão pede uma distinção.


    e) a economia baseada na exportação, que caracterizou algumas regiões brasileiras, e a da região Sul do país, voltada para o mercado interno. 


    Transcrevo trecho do 3º parágrafo, com destaque em negrito para a distinção requerida:


        O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.

  • Control C control V está errada?

    o conteúdo publicado em jornais do Sul em relação a modelos de comportamento e o que se encontrava nas demais

    publicações existentes no restante do país

  • não é porque errei, mas essa questão está bem mal elaborada. 

  • o texto fala o tempo todo sobre os assuntos da letra A

  • Grande falha pow... A chamada da questão se refere ao que se pode 'identificar' por uma distinção no texto, e não ao que se pode compreender na visão geral desse, por isso a E ta certa. Msm assim achei sacanagem e mto difícil.

  • e)

    a economia baseada na exportação, que caracterizou algumas regiões brasileiras, e a da região Sul do país, voltada para o mercado interno

  •  

    Procurar "uma distinção entre" é o mesmo que procurar, no texto, elementos que estabelecem entre si uma idéia de oposição; se um deles não estiver explícito, tem que estar ao menos subentendido:

     

    a) NORMAS DE COMPORTAMENTO DA ÁREA URBANA X COSTUMES TRADICIONAIS DA ÁREA RURAL - errado

       O texto até menciona a formação da elite urbana na região Sul do país, mas não faz qualquer alusão aos modelos de comportamento da zona rural.

    b) MULHERES DEDICADAS À VIDA FAMILIAR X MULHERES "LIBERADAS" (OU LIBERAIS) - errado

       O texto em questão, tal como foi apresentado (note-se que é uma adaptação), não permite qualquer inferência em relação às mulheres liberais da época, ao contrário: se concentra em descrever o surgimento de estereótipos tradicionais ligados à figura feminina.

    c) CONTEÚDO PUBLICADO NOS JORNAIS DO SUL X PUBLICAÇÕES EXISTENTES NO RESTANTE DO PAÍS - errado

      O texto é pontual - pretende escrever sobre "as mulheres DO SUL (ADJUNTO ADNOMINAL COM VALOR RESTRITIVO!)". Logo, se concentra nas publicações surgidas, no contexto da urbanização local, pertinentes à matéria.

    d) SOCIEDADE MAIS ABASTADA COMPOSTA DE IMIGRANTES X POPULAÇÃO ESCRAVA ???? - errado

     Não existe essa oposição no texto, até porque a relação entre os dois elementos é de CAUSA/CONSEQUÊNCIA : o deslocamento da mão de obra escrava para o setor cafeeiro propiciou o enriquecimento dos produtores de alimentos.

    e) GABARITO

    Copiando e colando comentário da colega "Futura Servidora":

    "Gabarito E:

    O que pode ser confirmado por este trecho do texto que diz: 

    "O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportadorbrasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno."

     

  • Questão só pra ferrar. Nada a ver, esse examinador. Deve ser um analfabeto funcional do Paulo Freire.

  • 14/03/19 Respondi errado. 

    E...até agora não entendi , nem me achei kkk

     Nada de Pão pão, queijo queijo!!