SóProvas


ID
1668127
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: Permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência. 

  • Complementando os excelentes comentários abaixo, muito esclarecedores por sinal, faço uma observação: é quase uma hipocrisia achar que OS e OSCIP, que possuem em sua maioria funcionários mau remunerados e com baixo nível de escolaridade, têm condições de fornecer um serviço de qualidade à população. Na verdade, as OS e OSCIPs são a nova forma de terceirização do serviço público tendo sempre, como administradores, apadrinhados políticos. É a nova cara do patrimonialismo brasileiro!

  • Complementando as os e oscip, temos as empresas públicas que foram criadas pela reforma da administração pública para atuar com excelência na prestação de serviço público de concorrência no mercado, mas que também são regidas pelo nepotismo e pela péssima remuneração de seus funcionários. Experiência própria. 

  • (A) permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência. (perfeito! permite mesmo, pela avaliação usando a lógica do PDCA. Afinal, o modelo é de Excelência na Gestão. E Este modelo é feito dos critérios/dimensões. E Estes critérios permitem exatamente isso: medirem a evolução da gestão rumo a excelência)

    (B) correspondem à visão de futuro da organização. (não. Trata-se de um conceito do Plan. Estratégico)

    (C) contemplam o binômio liderança e constância de propósitos. (errado. este é um fundamento do modelo. A questão quer saber sobre os critérios/dimensões, para que os mesmos servem)

    (D) medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização. (errado. este é o significado do fundamento pensamento sistêmico. Logo muito restrito. Se quer saber sobre os critérios, do por que existem?)

    (E) traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias. (errado. os critérios não traduzem um fundamento, sem contar que o significado do pensamento sistêmico não exatamente este oferecido. Em geral, pegando as palavras apenas pela leitura, parece esta estar certa, mas quando olhando o modelo MEG ela se enfraquece perante a alternativa “A”).

    Fonte: Professor Ricardo Conzatti

  • OLHA O QUE EU ACHEI NO SITE DA FNQ:


    O que é a FNQ - Fundação Nacional da Qualidade?

    A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos e os Critérios de Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

    Quais são as principais atividades da FNQ?

    Para cumprir seus objetivos, a FNQ desenvolve atividades voltadas à educação, à mobilização, à inovação e à premiação, vinculadas à gestão estratégica e operacional das organizações, a fim de promover a geração e troca de conhecimentos sobre a excelência da gestão entre seus públicos de relacionamento. Com isso, desenvolve e oferece cursos e workshops de capacitação, seminários nacional e internacional, publicações especializadas,webcasts mensais sobre a temática da gestão, programa de visitas às empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), além de organizar e promover o Prêmio Nacional da Qualidade®.

    O que são os Fundamentos da Excelência disseminados pela FNQ?

    Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de classe mundial. São valores organizacionais facilmente percebidos como parte de uma cultura organizacional, sendo praticados por seus líderes e profissionais de todos os níveis. Identificados estes valores, foram, portanto, considerados como Fundamentos para formar uma cultura de gestão voltada para resultados e competitivas para o mercado, tais como:

    1. Pensamento sistêmico
    2. Atuação em rede
    3. Aprendizado organizacional
    4. Inovação
    5. Agilidade
    6. Liderança transformadora
    7. Olhar para o futuro
    8. Conhecimento sobre clientes e mercados
    9. Responsabilidade social
    10. Valorização das pessoas e da cultura
    11. Decisões fundamentadas
    12. Orientação por processos
    13. Geração de valor


  • o pensamento sistemico ta relacionado com MEG, e nao com a FNQ... 

  • O pensamento sistêmico é uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas. 

    Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma

  • Comento: (http://www.fnq.org.br/informe-se/artigos-e-entrevistas/artigos/por-uma-melhor-gestao-publica)


    A população foi às ruas nos últimos meses para protestar, em um levante que não se via no Brasil há um bom tempo. A mensagem foi clara: há algo de errado na condução da política econômica e social do país e a população, no geral, não está satisfeita. Em meio a tantos cartazes expostos nas últimas semanas, o resultado que fica é o de que o Brasil não atua de forma sincronizada aos anseios populares.


    Nota-se um visível descompasso e falta de alinhamento das instituições federais, estaduais e municipais para o atendimento das necessidades básicas da sociedade brasileira. É preciso utilizar melhor os recursos para gerar mais valor à sociedade. Temas estratégicos, como saúde, educação, segurança e transporte público não podem estar sujeitos à sazonalidade político-partidária, e sim, a planos consistentes estruturados para o longo prazo.


    Assim como a iniciativa privada já vem fazendo há algum tempo, está na hora de discutir também no setor público temas condizentes à busca pela excelência da gestão que, por vezes, já integra a agenda das organizações privadas; como a descentralização da gestão, o pensamento estratégico, o foco em resultados e metas estabelecidas, a implantação de processos claros e o esforço na desburocratização do setor, além do foco em estratégias que possam gerar valor para o país e para os cidadãos brasileiros.

  • a. permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência. (GABARITO)

    Comentário: "O modelo de excelência em gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão."

     

    b. correspondem à visão de futuro da organização.

    Comentário: visão do futuro corresponde a um dos fundamentos de excelência, segundo o Caderno FNQ (2011). A questão pede um complemento sobre os critérios de excelência.

    "Visão de futuro. Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazos, visando à sua perenização."

     

    c. contemplam o binômio liderança e constância de propósitos. 

    Comentário: O modelo de excelência em gestão pública "encontra-se alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea de excelência em gestão pública, adotados em mais de 120 países.".

     

    d. medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização.

    Comentário: a alternativa refere-se ao pensamento sistêmico, um dos fundamentos de excelência da FNQ.

    "Pensamento sistêmico. Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.".

     

    e. traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias.

    Comentário: o conceito de pensamento sistêmico foi explicado acima.

     

     

    Todos os trechos foram retirados do livro Administração Pública (Augustinho Paludo, 2013).

     

    Se estiver errado, corrijam-me. Bons estudos, coleguinhas do peito!

  • O que é o Modelo de Excelência da Gestão ® e quais são seus objetivos?

    O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, durante os mais de vinte e três anos de existência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, o Modelo é útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro e de porte pequeno, médio ou grande. Ou seja, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) permite que todas as organizações tenham uma visão sistêmica da gestão organizacional. O Modelo é concebido tendo como base os Fundamentos da Excelência e compreende oito Critérios de Excelência, sendo que cada um dos Critérios é o desdobramento de pelo menos um fundamento. 

    1. Liderança

    2. Estratégias e Planos

    3. Clientes

    4. Sociedade

    5. Informações e Conhecimento

    6. Pessoas

    7. Processos

    8. Resultados 

    A incorporação dos Fundamentos da Excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, é enfatizada pelo  MEG®, onde todos os Critérios relacionam-se de forma harmônica e integrada, voltados para a geração de resultados. O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pelo FNQ é considerado um dos mais inovadores do mundo, em particular no processo de formação e capacitação dos Avaliadores do Prêmio Nacional da Qualidade®.

     

    http://www.fnq.org.br/perguntas-frequentes

  • "O novo Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), lançado em outubro de 2016, em sua 21ª edição, é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão."

    "A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência."

    Fiquem atentos quanto às questões sobre FNQ. http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

     

  • desatualizada

     

  • Organizando o comentário da colega:

     

    b) correspondem à visão de futuro da organização. (Trata-se de um conceito do Planejamento Estratégico)

     

    c) contemplam o binômio liderança e constância de propósitos. (Este é um fundamento do modelo)

     

    d) medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização. (Este é o fundamento pensamento sistêmico

     

    e) traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias. (Os critérios não traduzem um fundamento, sem contar que o significado de pensamento sistêmico não exatamente seja este. Em geral, pegando as palavras apenas pela leitura, esta alternativa parece estar certa, mas olhando o MEG ela se enfraquece perante à alternativa A). 

     

    OBS:

     

    PDCA é a sigla em inglês para Planejar/Desenvolver/Verificar/Agir

    MEG é Modelo de Excelência de Gestão da FNQ

  • a. permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência. (GABARITO)

    Comentário: "O modelo de excelência em gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidos pela sociedade e à excelência em sua gestão."

  • Critérios de excelência funcionam como indicadores de excelência, isto é, balizadores para que a Administração possa comparar o que está rolando e o que foi planejado para rolar. 

     

    Exemplo prático: Fixa-se que o atendimento para vacinação contra a Febre Amarela em um determinado município deverá contemplar 3000 cidadãos em 3 dias. Ao final desses 3 dias, constata-se, por meio de simples comparação, que foram vacinados apenas 2300. Verifica-se, assim, através da medição de seus esforços (leia-se campanha de vacinação), que não foi atingida a meta e, por via consequente, conclui-se que os seus esforços não estão excelentes. 

     

    Logo, a resposta é mesmo a letra a. 

     

  • Gabarito: A

     

    a) A partir dos fundamentos, foram constituídos oito critérios de excelência, que permitem às organizações medirem seus esforços no sentido de avaliar se estão ou não sendo excelentes, ou, ao menos, caminhando rumo à excelência.

     

    b) Visão de futuro: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazos, visando à sua perenização.

     

    c) Liderança e constância de propósitos: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

     

    d) Pensamento sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

     

    e) Pensamento sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

     

    Livro: Augustinho Paludo - Administração Pública, 3ª Edição. Ed. Campus Concursos - Pág. 255 e 256.

     

    Download: https://forumdeconcursos.com/wp-content/uploads/wpforo/attachments/16228/1053-Administrao-Pblica-Augustinho-Paludo-2013.pdf

     

    Fundamentos:

     

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    Critérios:

     

    1. Liderança;

    2. Estratégias e Planos;

    3. Clientes;

    4. Sociedade;

    5. Informações e Conhecimento;

    6. Pessoas;

    7. Processos;

    8. Resultados.

     

    Fontes:

     

    http://fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao/fundamentos

     

    http://fnq.org.br/informe-se/noticias/conheca-os-criterios-de-excelencia-por-meio-das-pilulas-de-conhecimento

  • A adaptação do modelo geral para o modelo público de excelência fundamenta-se na seguinte premissa: a administração pública pode ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública. Esse Modelo encontra-se alicerçado num binômio: princípios constitucionais da administração pública e fundamentos próprios da gestão contemporânea de excelência em gestão pública, adotados em mais de 120 países. Juntos, esses fundamentos definem o que se entende hoje por excelência em gestão pública (PALUDO, 2017).

  • Que matéria horrível!

    Uma mistura de mal secreto

    Com pitatadas de psicopatia.

  • Galera segue os 8 fundamentos do MEG atualizado:

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

  • 7. Geração de valor; Pressupõe geração de valor tangível ou intangível para a organização, para os cidadãos, usuários.

    8. Comprometimento com as pessoas; Quando aqui são referidas pessoas, não diz respeito aos cidadãos, da sociedade. As pessoas aqui referidas são as que estão dentro da máquina pública. É necessário que haja um comprometimento porque as pessoas dentro da máquina pública (agentes públicos) são um fator de sucesso das organizações na sua qualidade de colaboradoras.

    9. Foco no cidadão e na sociedade; Este fundamento é autoexplicativo.

    10. Desenvolvimento de parcerias; O Estado hoje é um Estado que adota um sistema de governo catalisador: associa as ações conjuntas do Estado, das empresas, do voluntariado. O Estado não é mais o administrador direto, ele conta com parceiros para atuar com excelência.

    11. Gestão participativa; Todos os níveis da organização, independentemente da hierarquia, devem participar para a melhoria da qualidade dos serviços prestados como um conjunto de trabalho ordenado de todos.

    12. Responsabilidade social; É ter preocupação com o desenvolvimento sustentável e sustentado sem comprometer as gerações futuras. Responsabilidade ambiental, sem degradar ou poluir.

    13. Controle social; A sociedade controlando, fiscalizando, exercendo os seus deveres de cidadania e não apenas exigindo direitos.

    14. Agilidade; Presteza no atendimento, rapidez, utilização de mecanismos modernos, céleres para atender as necessidades dos serviços. 

    Professor Renato Lacerda - Gran Cursos Oline

  • FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA

    1. Pensamento sistêmico; As partes de uma organização estão interligadas e juntas formam um todo integrado num ambiente circundante dentro um macrossistema.

    2. Aprendizado organizacional; As organizações aprendem por meio de sistemas individuais e coletivos. As pessoas aprendem por meio de mecanismos formais e informais de aprendizado. Uma organização de aprendizagem é aquela que estimula o aprendizado em todos os níveis.

    3. Cultura da inovação; É construir um espaço criativo no qual as pessoas possam desenvolver as suas ideias, soluções novas para os velhos problemas. Isso deve ser estimulado numa organização de excelência.

    4. Liderança e constância de propósitos; Instituição de lideranças com vistas a conduzir rumo aos propósitos da organização, construção de objetivos, missão, visão, o planejamento em si. Saber onde está e onde quer chegar.

    5. Orientação por processos e informação; A orientação por processos e informação traz uma visão transfuncional do negócio e não mais ligada ao que diz a hierarquia. É obter informações consistentes na fonte, no processo: dados factuais para tomar decisões baseadas nas necessidades dos processos, no atendimento dos clientes desse processo, é saber toda a cadeia de valor, de ponta a ponta.

    6. Visão do futuro; A visão do futuro representa a imagem ideal que se tem da organização num horizonte maior de tempo, aquilo que os principais dirigentes vislumbram para aquela organização, aquilo que ela pretende, onde quer chegar. É essencial para manter a motivação, o foco.