SóProvas


ID
1668130
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de longo prazo, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla

Alternativas
Comentários
  • O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto:
    - à missão - para que servimos, qual é nossa razão de ser;
    - à visão - onde queremos chegar como instituição;
    - aos valores - quais são nossas premissas quanto às atitudes para alcançar nossa visão;
    - à estratégia - como faremos para alcançar nossa visão e
    - aos desdobramentos da estratégia - as grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos


    A estratégia deverá desdobrar-se também indicando as competências organizacionais, ou seja, quais são as capacidades que possuímos coletivamente, ou que precisaremos desenvolver, para podermos alcançar nossa visão.

    fonte: http://gestaoestrategica.trt10.jus.br/portal

  • O planejamento estratégico engloba o diagnóstico, que tem como base o passado e o presente da organização. A visão de futuro encontramos no prognóstico, momento em que serão estabelecidas as estratégias.

  • Não entendi essa questão, porque a alternativa correta é a letra C

  • 100 pessoas até o momento marcaram a letra A. Acredito que o erro esteja em "definidos pela realidade existente na organização''. Os cenários são estabelecidos com base também na realidade existente fora da organização.

    Muito sutil. 

  • Alguém indica um material de Adm Pública BOM pra essa banca?

  • Lembrando que planejamento estratégico é por longo prazo e de alcance global, ou seja, interfere e interage nos ambientes interno e externo da organização.  

  • Essa questão me assombra até agora, foi a primeira que fiz na prova, marquei a C primeiramente, depois na hora de passar para o gabarito, troquei para a E (vai atrasar um monte a minha nomeação). Troquei 2 na prova da parte específica, essa e mais uma, e troquei de certo para errado as 2, por isso NÃO TROQUEM questões na hora de passar para o gabarito :)

  • Muito sutil nada.. os caras tão cagando e andando na hora de fazer a prova.
    Eu decorei todas as teorias administrativas, tudo que existe que se possa imaginar de administração e gestão de pessoas eu estudei. Sou formada em ADM, pós graduada. E acho essas questões um lixo! Prefiro decorar centenas de artigos de qualquer matéria de Direito do que tentar a loteria nas questões em administração dessas bancas lixo. 
    Tem que resolver muita questão pra entender onde querem te pegar, e responder o que acham certo..
    Assim como o colega, eu mudei da C para a A, mas graças ao velhinho sentado de branco no céu eu passei nesse concurso.

  • (A) o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização. (errado. realidade futura do ambiente e não existente na organização)

    (B) o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade. (errado. razão de ser é missão)

    (C) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo. (perfeito)

    (D) o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização. (errado. Seria análise externa)

    (E) a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva. (errado, pois valores têm carga subjetiva, pois envolvem crenças e princípios)


    fonte: Professor Ricardo Conzatti

  • Só vou comentar a "A" já que vi que muitos estão em dúvida. Desculpem, ficou um pouco longo:

    Os cenários não são "definidos pela realidade existente na organização'' até porque nos cenários não se projetam tendências, ao contrário, procura‐se lançar luz sobre as descontinuidades ou rupturas escondidas no futuro (por esse motivo diz-se que o planejamento baseado em cenários é do tipo prospectivo e não projetivo). Por isso mesmo os cenários mais improváveis não podem ser deixados de lado . As múltiplas e incertas possibilidades que constroem os cenários, são baseadas em suposições sobre o comportamento das forças que impulsionam o mercado (portanto levando-se em conta principalmente o ambiente externo). No entanto, os cenários além de hipotéticos são múltiplos, como traçar uma estratégia para que a empresa não seja surpreendida caso algum ou alguns dos cenários se concretizem?  PORTER recomenda os seguintes métodos:

    ·  Apostar em um dos cenários (mais provável, ou melhor, para a empresa), com o risco de ocorrer outros cenários para o qual a estratégia não se aplique;

    ·  Garantir resultados para qualquer cenário preservando sua “flexibilidade” até que haja pistas de qual cenário vai ocorrer. O resultado, no entanto, é uma estratégia que não é ótima em nenhum dos cenários e a empresa pode perder vantagens competitivas por não estar entre as pioneiras;

    ·  Trabalhar para influenciar alguns fatores causais de acordo com o melhor cenário. Nesse caso a possibilidade de influência e o custo devem ser contrabalançados com a vantagem competitiva a ser obtida.


  • Assim fica difícil, realmente, provinha subjetiva do capeta!

  • Marcelo Marques do CONCURSO VIRTUAL, falou que a MISSAO eh a RAZAO DE EXISTENCIA DA AP.oU seja, ela eh atemporal.


    a)

    o estabelecimento dos cenários, definidos pela realidade existente na organização.  -- estabelecimento de cenarios--- te relacionado ao FUTURO..... tENtar enchergaro futuro!!!!! -----


    EXEMPLO... a gnt que estuda pra concurso sem previsao de edital.... analise de cenarios..... o edital nao esta presente mais mesmo assim a gnt estuda. Td visando o fim; que eh passar... essa analise eh relacionada ao metodo SUOT(to sem o dablio rsrs)


    INTERNA: FORCA E FRAQUEZA --> VC CONTROLA

    EXTERNA: OPORTUNIDADE E AMECAO--> VC NAO CONTROLA


     b)

    o estabelecimento da visão de futuro da organização, que traduz a razão de ser da entidade.  --> DECORA ISSO: razao de ser------- missao.

     
    c)

    a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.  --- veja bem que nessa assertiva a fcc NAOOOO falou que a missao eh de LONGO PRAZO. ELA APENAS FALOU QUE ELA orienta A acao organizacional no longo prazo.. vou te explicar


    a gnt que estuda pra concurso..... o nosso oBJETIVO DE LONGO PRAZO eh: parar de estudar ate tomar posse ne???? entao a nossa MISSAO tlem que se alinhar a esse objetivo!!!! como assim???? bem, se tu gosta de sair muito, tu vai ter que parar... pq agr tua RAZAO DE EXISTIR (MISSAO) tem que se alinhar a ESSE objetivo, essa estrategia!!!!!!

     

     d)

    o diagnóstico institucional, consistente na análise interna, que identifica as ameaças e oportunidades da organização.  --------------------------------


    INTERNA: FORCA E FRAQUEZA --> VC CONTROLA

    EXTERNA: OPORTUNIDADE E AMECAO--> VC NAO CONTROLA


     e)

    a fixação dos valores da organização, que devem ser passíveis de mensuração objetiva.  ------- essa aqui torna-se errada so por causa desse final ai..... mensuracao objetiva eh o seguinte..... vc tem um sonho de ir a lua.... vc tem como medir isso??? naooooo... entao eh MENSURACAO SUBJETIVA.... VARIA DE PESSOA PRA PESSO... OU SENDO MAIS EXATO..... DE ORGANIZACAO PRA ORGANIZACAO



    BONS ESTUDOS.... FIQUEI COM MUITA, MAS MUITA DUVIDA QUANTO A C..... MAS DEPOIS EU PESQUISEI NOGOOLGE E COM AULAS ACHO QUE TE AJUDEI PELO MENOS UM POUCO NE ??"?!!?!?@?


  • eu concordo com Gabi.  Não tem nada mais injusto que questões de administração e gestão de pessoas...eu vejo cada questão subjetiva que só Deus na causa. por isso que prefiro as leis...porque o examinador não vai ter aonde inventar.

  • Comentário do Prof. Carlos Xavier, do Estratégia Concursos:

     

    " A) Errada. Os cenários são importantes sim, mas não com base na realidade atual, e sim nas perspectivas de realidades futuras!
    B) Errada. A razão de ser é a missão, e não a visão.
    C) Certa. A missão, que apresenta a razão de ser da organização, é orientadora da ação no longo prazo!
    D) Errada. O diagnóstico engloba elementos internos e externos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
    E) Os valores são elementos vivenciados pelas pessoas, sendo passíveis de pesquisa e compreensão, mas de difícil medição objetiva."

  • Letra C.

     

    Resumo do conceito de missão.

     

    - Determina qual é o papel da organização na sociedade.
    - Norteia os membros da organização.
    - É a "razão de ser" da empresa.
    - Aumenta o comprometimento da equipe.

     

    Prof. Rodrigo Rennó
    www.estrategiaconcursos.com.br

     

     

  • Gabarito - Letra c)

     

    Assim dizem os principais doutrinadores da Administração:

     

    Visão - “Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” (COLLINS e PORRA, 1998).

    Segundo Oliveira (2005), a visão representa um cenário ou horizonte desejado pela empresa para atuação

     

    Missão - “Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo.” (DRUCKER, 2011)

    Missão é a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999);

     

    Valores - “Em uma organização os valores ‘dizem’ e os comportamentos ‘fazem’. Portanto, os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender aos objetivos organizacionais quanto de atender às necessidades dos indivíduos.” (BARRET, 2000).

     

    Quando falamos em Doutrinadores da Administração abre-se um leque extenso e esse assunto é bem "escorregadio", sugiro que vocês vejam as definições de outros autores nesse link que aborda muito bem este tema -->https://alexandreconte.com/2014/05/26/visao-missao-valores-e-desempenho-organizacional/

     

    #FacanaCaveira

  • A letra A está incorreta. Os cenários que são traçados buscam analisar a potencial situação futura da instituição, não sua situação atual. A letra B está incorreta, pois trata da "razão de ser" da instituição, que temos na missão, não na visão. A letra C foi considerada a correta pela banca, mas foi muito criticada por muitos candidatos, que alegam que a missão seria "atemporal", ou seja, que seria permanente. Creio, entanto, que a banca não trata disso especificamente, mas sim do efeito que a missão tem de orientar os funcionários, de mostrar quais são as razões desse organismo existir. E isso ocorre no longo prazo mesmo. A letra D está incorreta. A análise interna trata das forças e fraquezas da empresa. As ameaças e oportunidades são vistas na análise externa. Finalmente, a letra E está equivocada, pois os valores não são mensuráveis objetivamente. O gabarito é mesmo a letra C.

     

    Prof. Rodrigo Rennó

  • Existe a Administração e a Administração que a FCC inventou. pqp!

    A razão de ser da empresa, segundo a FCC, tem prazo determinado. longo, mas determinado.

     

  • Fiquei entre a LETRA C e A LETRA A 

    Acertei e eliminei a letra A porque como vou planejar e criar cenário levando em consideração critérios definido pela realidade da empresa?!

    GAB C chega ser mais correta em relação a outra apesar de nao falar claro que a missao é a razão de ser, subentedi que fosse uma função de realmente orientar a ação.

  • A diferença entre missão e visão parece fácil, mas quanto mais questões resolvo mais indecisa fico na linha tênue que difere as duas. Esse "futuro" sempre vem para confundir.

  • Quanto mais questões resolvidas sobre MISSÃO X VISÃO fico mais confuso ainda. ²

  • GABARITO: C

     

    A) Errada. Os cenários são importantes sim, mas não com base na realidade atual, e sim nas perspectivas de realidades futuras!

     

    B) Errada. A razão de ser é a missão, e não a visão.

     

    C) Certa. A missão, que apresenta a razão de ser da organização, é orientadora da ação no longo prazo!

     

    D) Errada. O diagnóstico engloba elementos internos e externos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

     

    E) Os valores são elementos vivenciados pelas pessoas, sendo passíveis de pesquisa e compreensão, mas de difícil medição objetiva. 

     

    Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • Questão simples que exigia apenas o entendimento de missão, visão e valor, vamos fazer uma analogia então

    Exemplo da vida de um concurseiro:

    MISSÃO: ser aprovado no concurso - (QUAL O OBJETIVO/ O QUE VOCÊ/ORGANIZAÇÃO QUER)

    VISÃO: tomar posse e exercer o cargo de maneira eficaz - (VISÃO DE FUTURO)

    VALOR: foco, perseverança e disciplina - (PRINCÍPIOS - PADRÃO DE CONDUTA)

  • Eu matei a questão pelo " longo prazo " 

  • Os cenários são importantes sim, mas não com base na realidade atual, e sim nas perspectivas de realidades futuras!

  • SEGUNDO A PRÓPRIA FCC: Q782863

     

    VISÃO DE FUTURO: Uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro, a fim de orientar o comportamento dos seus membros quanto ao destino que a organização deseja construir e realizar.

     

    Forçaram muito dizendo que missão é a orientadora das ações... Orientar ações é VISÃO!   Missão seria um guia "atemporal".

  • Ainda aparece uns FDS pra ficar falando "questão muito fácil" "questão muito simples"

  • Analisando a questão:

    c) A definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no longo prazo.

    Pra mim, a função orientadora da ação é a VISÃO. E não a missão.

  • Alternativa A. Errado. Já aprendemos, inclusive com a própria FCC (PGE/MT – 2016), que o estabelecimento de cenários no planejamento estratégico é feito por meio de projeções de ambientes futuros.

    Alternativa B. Errado. A razão de ser da organização é a missão.

    Alternativa C. Correto. A missão expressa a própria razão de existir e, dessa forma, orienta toda a ação organizacional. Todos os setores, atividades, processos....tudo deve estar alinhado com esse propósito.

    Alternativa D. Errado. O diagnóstico institucional consiste na análise interna e externa da organização. Além disso, na análise interna são identificados os pontos fortes e fracos. As oportunidades e ameaças são identificadas na análise externa.

    Alternativa E. Errado. Os valores organizacionais correspondem ao conjunto de princípios e crenças fundamentais de uma empresa. Assim, é um aspecto com forte caráter subjetivo. Como mensurar, por exemplo, valores como transparência, integridade, comprometimento social? Perceba que existe uma carga valorativa nesses conceitos, o que dificulta uma mensuração objetiva.

    Gabarito: C