-
A) Carlos Xavier - Os processos podem ser de diferentes tipos, não havendo
uniformidade teórica a esse respeito. Partindo da visão de Gonçalves (2000) e
Cury (2012), percebe-se a existência de três tipos de processos: os processos
de negócio (ou de clientes, ou ainda finalísticos), processos
organizacionais (ou administrativos) e processos gerenciais (ou de
gerenciamento).
-
Categorias de Processos:
PROCESSOS FINALÍSTICOS= processo associado às ATIVIDADES-FIM da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus cidadãos. Também conhecidos como processos: CHAVES, PRINCIPAIS, DE NEGÓCIO, PRIMÁRIOS.
PROCESSOS DE APOIO= processos que dão SUPORTE a alguma atividade-fim da organização, tais como: a gestão de pessoas, a gestão de material, o planejamento, o acompanhamento das ações institucionais etc. Também conhecidos como processos: MEIO, ORGANIZACIONAIS, INTERNOS, DE SUPORTE, SECUNDÁRIOS.
MACROPROCESSO= é o conjunto de processos por meio do qual a área cumpre sua missão. Agrupamento de processos necessários para o desempenho de uma atribuição da organização. Um macroprocesso engloba vários outros processos.
Fonte: Professor Ricardo Conzatti - CETEC POA
-
Prova comentada pelo professor do Aprova Concursos Cosme Sérgio e Tatiani Carvalho, das disciplinas de Noções de Administração Pública e Gestão.
Comentário: Questão passível de recurso e anulação, no minha visão seria a letra A, que trata de macroprocesos. Processos primários ou de negócios ou e suporte ou apoio são classificação ou tipos de processos, não são categorização de processos, a própria banca já abordou esse tema de forma diferente, veja uma questão de outra prova da mesma banca:
( FCC-INFRAERO-ADM-2009). Em termos de capacidade de geração de valor, os processos em uma organização podem ser classificados como processos.
(A) primários, que correspondem a atividades que geram valor para o cliente, e de suporte, que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários.
(B) finalísticos, destinados à geração dos produtos finais, e intermediários, destinados à geração de produtos para clientes internos.
(C) verticais, relativos ao planejamento e orçamento empresarial e que se relacionam com a alocação de recursos escassos, e horizontais, que são aqueles baseados no fluxo do trabalho.
(D) de entrada, que definem a quantidade dos insumos e seus fornecedores, e de saída, que definem a quantidade dos produtos finais e os respectivos clientes.
(E) de mapeamento, que identificam os macroprocessos, e essenciais, que estão associados às regras básicas do negócio.
https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/09/15/prova-comentada-trt-4-nocoes-de-administracao-publica/
-
qual o erro da b?
-
Os processos ainda podem ser classificados quanto sua hierarquia. Segundo Reis e Blattman (2004, p.08), a hierarquia do processo é “a forma de classificar os processos de acordo com o seu grau de abrangência na organização”. As autoras sintetizam a hierarquia desta maneira:
Macroprocesso: é um processo que geralmente envolve mais de uma função da organização, cuja operação tem impactos significativos nas demais funções. Dependendo da complexidade, o processo é dividido em subprocessos;
Subprocessos: divisões do macroprocesso com objetivos específicos, organizadas seguindo linhas funcionais. Os subprocessos recebem entradas e geram suas saídas em um único departamento;
Atividades: os subprocessos podem ser divididos nas diversas atividades que os compõem, e em um nível mais detalhado de tarefas.
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-entender-os-processos-organizacionais/30037/
-
ps,. que temos ter em mente para fazer a prova da querida fcc é que nao podemos ficar presos no nome dos conceitos...
-
GALERA, EU ACERTEI ESSA QUESTAO NAO POR SABER O CONTEUDO MAS POR SABER FAZER PROVA DA FCC......... ja resolvi uitas, mas muitas mesmo..... e quando vc faz isso, vc percebe que na questao ela inverteu alguns conceitos,,, gerencia com tarefa..... ai a mais certa eh o principal.....
bons esutods
-
2.3 Tipos e classificações
Processos primários ou de negócioOs processos primários incluem as atividades que geram valor para o cliente. Podem ainda ser entendidos como aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: produção, venda, recebimento e atendimento de pedido (cliente).
Processos de suporte ou apoioOs processos de suporte são os conjuntos de atividades que garantem o apoio necessário ao funcionamento adequado dos processos primários (GONÇALVES, 2000). Como exemplo tem-se os processos de: folha de pagamento, call center, recebimento e atendimento de pedido (fornecedor de material).
Processos gerenciais
Processos gerenciais são aqueles focalizados nos gerentes e nas suas relações e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização. Neste tipo de processos, incluem as ações que os gerentes devem realizar para dar suporte aos demais processos de negócio (GONÇALVES, 2000).
Segundo Davenport (1994) os processos de gerenciamento envolvem planejamento, fixação de metas, monitoramento, tomada de decisões e comunicação com relação aos processos ativos operacionais-chave de uma empresa. Tais atividades não são, em muitos casos, desempenhadas a serviço de clientes específicos.
-
Outra forma de conceituar o processo é definindo-o como um conjunto de meios articulados
de forma organizada para alcançar os fins/efeitos/resultados pretendidos.
Os processos podem ser assim classificados:
• processos principais/primários/chaves/essenciais/finalísticos que são os processos que (resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final) – devem satisfazer as necessidades e
expectativas dos clientes e demais partes interessadas; • processos secundários/de suporte/auxiliares/meio que são os processos internos que geram
apenas bens e serviços internos, mas que, ao mesmo tempo, são indispensáveis para que os
processos principais possam ser executados (dão suporte à execução dos processos principais),
contribuindo para o sucesso da organização; e • processos gerenciais, ligados às estratégias e utilizados na tomada de decisão, no estabelecimento
de metas, na coordenação dos demais processos e na avaliação dos resultados.
(Paludo, Augustinho. Administração Pública. Série Provas & Concursos. 3 edição. 2013)
-
e) tarefa, que diz respeito estritamente a uma atividade de apoio. ERRADO.;
PODE SER UMA ATIVIDADE DE APOIO OU PRINCIPAL.
-
-
Quanto a (d) e a (e)
A decomposição de um processo segue esta lógica:
1. Macroprocesso – é um processo que envolve, normalmente, mais de uma área da empresa e gera um impacto considerável na organização.
2. Processo – é um conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor e produz saídas (produtos e serviços).
3. Subprocesso – é um processo “dentro” de outro processo. Assim, possibilita o bom funcionamento do processo maior.
4. Atividade – são trabalhos executados nos processos ou subprocessos para atingir um resultado desejado.
5. Tarefa – é o menor “elemento” de um processo. Pode ser uma parte específica da atividade ou uma subdivisão de algum trabalho.
Rennó
-
a)principais, que resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final. (GABARITO)
b) gerenciais, são os processos que facilitam a tomada de decisão gerencial. Como os processo de avaliação de desempenho, bem como pesquisas de opnião.
c)secundários, são os processos de suporte, tem função de oferecer reforço ou apoio para os processos primários, colaborando com a sua boa realização.
d) macroprocessos, é um nivel de detalhamento do processo. Gera um alto impacto e envolve,normalmente, diversas areas e funçoes da empresa.
Fonte:
Rodrigo Rennó
e)tarefa, é um nivel de detalhamento do processo. é o elemento menor. uma parte específica de uma atividade ou subdivisão de algum trabalho
-
GABARITO: LETRA A
Primeiro de tudo: Lembre-se que todos esses processos entregam valor para FORA da organização, ou seja, para o CLIENTE (seja diretamente, como os principais, ou indiretamente, como os secundários e os gerenciais).
1) Processos principais: são aqueles que entregam valor DIRETAMENTE ao cliente. Pensa que são as atividades-fim da organização. Ex: atendimento ao cliente.
2) Processos secundários: são chamados também de suporte, ou seja, são aqueles que entregam valor INDIRETAMENTE ao cliente. Sem esses, os processos principais não conseguiriam ser executados. O melhor exemplo pra esse tipo seria a GESTÃO DE PESSOAS (RH).
3) Processos gerenciais: são aqueles ligados a ESTRATÉGIAS e utilizados na TOMADA DE DECISÃO, no estabelecimento de metas e na avaliação de resultados. Lembra que esses também entregam valor INDIRETAMENTE ao cliente. Ex: planejamento estratégico.
-
essa professora é a mais ruim da história da qconcursos... ela é simplesmente horrivel
-
Izabella,
o conceito explanado na "B" diz respeito aos processos secundários. Ademais, entenda que a FCC considera que são sinônimos os termos primários e principais. Bem como secundários ou de suporte.
-
Tarefa são o resultado da decomposição das atividades em unidades ainda mais singulares e relatam como determinado item é executado. uma parte específica de uma atividade ou subdivisão de algum trabalho.