A) Correta. O valor do imposto repassado aos consumidores vai depender da elasticidade-preço da demanda sobre o determinado bem.
Se a demanda for elástica (Epd >1), o repasse do valor do imposto no produto deverá ser menor para que o consumidor não reduza muito a quantidade demandada. - por isso o bem-estar é inversamente proporcional à elasticidade-preço. Essa perda será tanto menor quanto mais elástica for a demanda e tanto maior quanto menos elástica for a demanda.
c) Errada. Nas situações em que o mercado por si só não consegue estabelecer o preço e a quantidade para gerar eficiência, surgem falhas de mercado. Nessas situações, o governo atua através de regulação (incluída aí a tributação), visando garantir a alocação eficiente.
a) Correto! Elasticidade-preço da demanda é o quanto que a demanda de um bem varia quanto aumentamos o preço dele. Se a demanda varia pouco quando os preços aumentam, isso significa que a elasticidade-preço da demanda é baixa. Se a elasticidade-preço da demanda é baixa, isso significa que o monopolista pode aumentar o preço dos bens, mas a demanda diminuirá pouco, já que a elasticidade é baixa. Assim, tributar este monopólio, elevando seu custo, será ainda mais danoso para o bem-estar dos consumidores.
b) Sabemos que não! Primeiro porque o Teorema de Coase nos mostra que nem sempre a solução das externalidades precisa vir da intervenção do Estado no mercado. Além disso, mesmo que o Estado precise intervir, a tributação não é a única forma.
c) Errado! As falhas de mercado são justamente situações em que a tributação/regulação pode elevar a eficiência do mercado.
d) Errado! Ocorre que a água é um bem essencial e a elevação de preços reduz muito pouco sua demanda. Além disso, o fato de os preços não poderem variar de acordo com sua escassez (porque prejudicaria muito os mais pobres) faz com que exatamente o sistema de preços não “informe” o quão escassa ela está.
e) Errado! O problema reside exatamente nas suas características. Bens públicos são não rivais e não excludentes no consumo, o que tende a tornar a oferta privada pouco atraente para as empresas.
Resposta: A