SóProvas


ID
1668496
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre os agregados monetários e o multiplicador bancário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Essa é a definição de M1:

    Meios de pagamento (M1) = Papel-moeda em poder do público (PMPP) + Depósitos a vista (DV).

    Base Monetária = PMPP + Encaixes totais (reservas bancárias).

    b) CORRETA: o desconto de duplicatas é um empréstimo que o banco faz às custas do dinheiro de terceiros. O credor vai poder usar o dinheiro sem o devedor ter pagado, por isso há criação de moeda.

    c) no cálculo do multiplicador bancário, os coeficientes "c" e "d" medem o quanto dos meios de pagamento ficam em poder do público e o quanto ficam depositados nos bancos. Portanto, depende sim do comportamento dos agentes econômicos.

    d) Base Monetária = PMPP + Encaixes totais (reservas bancárias).

    e) M1 = K x BM; é sobre os meios de pagamento (M1) e não M4.

    Bons estudos, Elton.

  • Comentários do Elton são sempre top!!!

     

    O conceito mais redondo que está ao redor da alternativa B é o seguinte: haverá criação de meios de pagamento sempre que o setor bancário da economia adquirir um haver não-monetário do setor não bancário da economia, pagando com moeda manual ou escriturária.

     

    Eu tinha uma dúvida que girava em torno de qual seria a definição de haver não-monetário. É muito simples. É tudo aquilo que não é M1. Ou seja, se não é PMPP e nem depósitos à vista e mesmo assim é um ativo, é haver-não monetário. Promissórias, carros, títulos, terra, ações, etc. 

  • a) Esse seria o M1! A base monetária é a soma entre papel moeda em poder do público e encaixes bancários.

    b) O processo de criação de meios de pagamento se deve ao fato de os bancos comerciais emprestarem uma parte daquilo que recebem como depósito. O desconto de uma duplicata é uma forma de empréstimo. Senão, imagine uma economia com dois agentes (A e B), e que A recebe $1.000 e deposita num banco comercial. Por uma imposição do BC, o banco recolhe junto a ele (BC), por exemplo, 40% do valor depositado por A. Em seguida, o banco comercial faz o desconto das duplicatas para B, adiantando o valor de $600 na sua conta corrente. Note que nesse processo já houve a criação de moeda. O agente econômico A ainda tem um saldo de $1.000 na sua conta por ter feito o depósito e B já pode sacar ou efetuar pagamentos quaisquer com os $600 adiantados pelo banco comercial na operação. Neste nosso exemplo, um depósito inicial de $1.000 deu origem a mais $600 apenas num primeiro momento. Isso reflete a criação dos meios de pagamento.

    c) Errado! O Banco Central controla a base monetária, mas não tem total controle sobre os meios de pagamento exatamente porque o multiplicador monetário também é afetado pela propensão do público a depositar o dinheiro, por exemplo. Se o público depositar muito dinheiro, teremos um multiplicador maior. Mas se o público depositar menos, teremos um multiplicador menor. Ou seja, o comportamento das pessoas tem um grande impacto no multiplicador.

    d) Errado! Se estamos falando dos meios de pagamento em sentido estrito, então teríamos apenas papel moeda em poder do público e depósitos à vista. Aí, não incluiríamos os títulos públicos. Por outro lado, se os incluirmos, então estamos tratando dos meios de pagamento em sentido amplo e, portanto, precisaríamos incluir todos os demais componentes do M2 e do M3.

    e) Errado! O multiplicador relaciona base monetária e M1. Ele afeta a oferta de moeda no sentido estrito.

    Resposta: B