SóProvas


ID
1668784
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tilman Furniss aponta que no momento em que os profissionais intervêm em uma família com abuso sexual da criança, que a família deixa de ser autônoma, pois os deveres legais e de proteção à criança fazem com que as agências externas sejam responsáveis por intervir, uma vez que o abuso sexual da criança foi revelado. Furniss arrola três tipos básicos de intervenção e denominou a intervenção que inclui todas as intervenções que objetivam tratar o trauma psicológico individual e modificar os relacionamentos familiares, dirigindo-se primariamente aos aspectos circulares e relacionais do abuso sexual da criança, de Intervenção

Alternativas
Comentários
  • A) Punitiva Primária - IPP ERRADA: No abuso sexual da criança, a Intervenção Punitiva Primária é dirigida contra a pessoa que cometeu o abuso como perpetrada que é culpado da agressão. A IPP resolve o abuso sexual na família punindo a pessoa que o cometeu, que muitas vezes é colocada na prisão. A remoção e condenação da pessoa que cometeu o abuso é baseada em uma atribuição monocausal, não apenas de responsabilidade, mas também de atividade, culpa, acusação e poder, que são imputados somente à pessoa que abusou.
    B) Terapêutica secundário - ITS ERRADA: não está na teoria do FURNISS;
    C) Primária Protetora da Criança - IPC ERRADA: A Intervenção Primária Protetora da Criança inclui todas as formas de intervenções em que a criança é o alvo da ação direta, com o objetivo declarado de proteger seu desenvolvimento físico, emocional e moral e seu bem-estar, enquanto vítima. A Intervenção Primária Protetora da Criança concentra-se no aspecto normativo do abuso, em que a criança estruturalmente dependente precisa de proteção.
    D) Secundária Protetora da criança - ISPC ERRADA: não está na teoria do FURNISS;
    E) Terapêutica Primária - ITP CERTA: A Intervenção Terapêutica Primária inclui todas as intervenções que objetivam tratar o trauma psicológico individual e modificar os relacionamentos familiares, conseqüentemente, a Intervenção Terapêutica Primária dirige-se primariamente aos aspectos circulares e relacionais do abuso da criança. A ITI concentra-se na dinamica fundamental que levou ao abuso e o manteve. Ela não é dirigida, de qualquer modo estatutario ou legal, contra qualquer membro da familia, mas objetiva modificar relacionamentos familiares.

    Fonte: Livro: Abuso Sexual da Criança uma abordagem multidisciplinar. Tilman Furniss.