SóProvas


ID
1668871
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao discorrer sobre os documentos públicos ao longo de seu ciclo vital, o renomado arquivista norte-americano Schellenberg estabelece uma distinção entre valores probatórios e informativos. Segundo o autor,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: BDe acordo com Schellenberg, pág 182, Ainda para efeito de estudo, os valores inerentes aos documentos devido à informação que contêm serão chamados de valores "informativos". A informação pode relacionar - se, de modo geral, a pessoas, coisas ou fenômenos. O termo" pessoas" pode incluir tanto pessoas físicas quanto jurídicas. O termo "coisas" pode incluir lugares, edifícios, objetos e demais bens materiais. O termo"fenômeno" refere - se ao que acontece tanto a pessoas quanto a coisas: condições, problemas, atividades, programas, acontecimentos, episódios etc.

    Schellenberg, T. R. Arquivos Modernos: princípios e técnicas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
  • Distinção entre valores probatórios e informativos:- 

    probatório: a prova que contêm da organização e funcionamento do órgão governamental que os produziu.- informativo: a informação que contêm sobre pessoas físicas, pessoas jurídicas, coisas, problemas, condições e etc., com as quais lida o órgão.

  • Schellenberg diferencia o valor secundário em  dois tipos, o probatório e o informativo.

    O valor probatório, ou valor de prova, é a prova que o documento contém da organização e funcionamento institucionais (documentos fundamentais sobre origem, evolução e funcionamento da instituição).

    O valor informativo é relativo à informações que o documento contém a respeito de pessoas, coisas ou fatos que a instituição produtora esteja relacionada.

    Portanto está correta a alternativa de letra "B".
  • Quando um documentos perde o seu VALOR PRIMÁRIO (ou seja, a perda do seu valor administrativo, fiscal ou jurídico) e resta o VALOR SECUNDÁRIO (valor histórico), este passa a ser análise sob duas óticas: o VALOR PROBATÓRIO e o VALOR INFORMATIVO;

    - Valor PROBATÓRIO é o documento que comprova a organização, as ações e o funcionamento da entidade que o produziu;

    - Valor INFORMATIVO são documentos que registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar;

     

    a) os valores probatórios dependem de sinais de validação acrescentados aos documentos (Errado, não depende de sinais de validação para demonstrar as ações e funcionamento da entidade que o produziu).

    b) os valores informativos relacionam-se a pessoas, coisas ou fenômenos (Certo).

    c) valores probatórios e valores informativos são mutuamente excludentes (Errado, não se excluem não são conceitos obrigatórios de existência mutua, mas também não são mutuamente excludentes).

    d) os documentos relativos à origem e ao funcionamento da instituição têm apenas valor informativo (Errado, pois essa espécie documental também possue valor probatório uma vez que as informações contidas nestes, mostram o funcionamento e as ações da entidade que o produziu).

    e) só os documentos originais possuem valor probatório (Errado, a capacidade de ser um documento probatório esta ligado ao valor intrinseco que permite o documento servir como prova legal, assim com uma cópia poderá ter valor legal caso seja feita em acordo com a normas legais).

  • Tenho que comer muito livro ainda!! To chegando lá....

  • Probatório: Prova a existência e o funcionamento da entidade que o produziu.

    Informativo: informa sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar.