SóProvas


ID
1669126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

O analista de TI Matheus, do TRT da 3ª Região, durante o desenho de um processo utilizando a BPMN, deparou-se com a seguinte situação: em um ponto do processo em que a decisão seria tomada com base em um evento existiam dois possíveis eventos: (I) que o cliente entregasse os documentos no prazo estabelecido ou (II) que não os entregasse e o prazo de 5 dias expiraria. O primeiro evento que ocorresse determinaria o caminho do fluxo. No seu desenho ele utilizou, corretamente, o objeto BPMN Gataway

Alternativas
Comentários
  • Gateway Exclusivo baseado em eventos: Assim como o gateway baseado em dados, neste só há um caminho a ser escolhido. Mas, necessariamente, haverá eventos intermediários em cada um dos caminhos a ser escolhido para estabelecer uma condição de decisão. Quando um for escolhido, as demais opções são eliminadas.

  • Qual seria a diferença prática entre o baseado em eventos e o baseado em dados?  Olhando para o lado prático.

  • Para a prova: o examinador direcionou a resposta para o gateway baseado em eventos quando diz "decisão seria tomada com base em um evento existiam dois possíveis eventos"

    Parte prática: A diferença entre esses esteriótipos específicos de gateways são importantes quando se automatiza um processo (bpms). Vide o gateway complexo que pode sempre ser substituido por outro gateway mais específico. O que muda é a implementação computacional dos "módulos" de cada elemento bpmn. Para as modelagens de análise e desenho (as-is e to-be) de processos esses estereótipos apenas atrapalham o entendimento do leigo em bpmn de seu processo de negócio (minha opinião).

    Curiosidades do event based gateway: É o único gateway que pode ser usado no início de um processo sem possuir um fluxo de sequência enviando um token para instanciar o processo. Nesse caso ele age como gateway paralelo e envia tokens para todos os eventos intermediarios que se seguem, como threads distintas. Quando um desses eventos ativa uma trigger, as outras threads são interrompidas e o fluxo de sequência seguinte recebe o token. (sem o desenho é dificil de imaginar, tem que ter um bom poder de abstração)

  • Exclusivo baseado em Eventos: A condição de escolha do caminho a ser seguido está associada à ocorrência exclusiva de um dos eventos.

     

    Paralelo: Este gateway representa a divisão de um fluxo em dois ou mais que serão executados paralelamente. Todos os caminhos que saem deste gateway são executados.

     

    Inclusivo: Representa uma condição de fluxo inclusiva, em que pode haver uma combinação dos caminhos criados a partir do gateway, de acordo com uma informação a ser verificada. Semanticamente, este gateway funciona como um “e/ou”, já que o caminho a ser seguido pode ser um e/ou outro, de acordo com as informações e a lógica do negócio.

     

    Exclusivo: Representa uma condição de fluxo exclusiva, em que apenas um dos caminhos criados a partir do gateway será seguido, de acordo com uma informação a ser testada.

     

    Respondendo o George Silva (diferença prática entre o baseado em eventos e o baseado em dados):

     

    O gateway baseado em Dados é o mais comum e baseia-se em expressões booleanas contidas nas expressões condicionais do gateway.

    O gateway baseado em Eventos utiliza ao invés do processo de avaliação de expressões utilizando dados a análise de eventos chamadores para efetuar a decisão. Um exemplo: se a mensagem que chegar for de um cliente, vai para atividade 1, se for de um fornecedor, vai para a atividade 2.

  • Gateway Exclusivo baseado em eventos: Assim como o gateway baseado em dados, neste só há um caminho a ser escolhido. Mas, necessariamente, haverá eventos intermediários em cada um dos caminhos a ser escolhido para estabelecer uma condição de decisão. Quando um for escolhido, as demais opções são eliminadas.