Comentário do professor André Castro.
Temos aqui uma questão que pode ter gerado problema para alguns candidatos. Na prática, as principais características do HTTPS é garantir a confidencialidade através de um túnel criptografado e realizar a autenticação dos sites visitado, garantindo um aspecto de legitimidade, principalmente com o uso de certificados digitais. Entretanto, esses pontos não são exaustivos. Segundo Tanenbaum:
“A SSL constrói uma conexão segura entre dois soquetes, incluindo:
1. Negociação de parâmetros entre cliente e servidor.
2. Autenticação mútua de cliente e servidor.
3. Comunicação secreta.
4. Proteção da integridade dos dados”
Diante desse posicionamento, percebemos que com o uso do HTTPS, podemos utilizar também de recursos de autenticação do lado do cliente, além de prover recursos de integridade.
Entretanto pessoal, percebam que o SSL atua em uma camada intermediária entre a camada de aplicação e transporte da arquitetura TCP/IP. Ou seja, não há o que se falar de implementação do SSL para prover recursos de segurança em um sentido amplo para os protocolo TCP/UDP ou IP, pois estão abaixo da implementação do SSL. O protocolo HTTP sim usufruirá desses recursos através do encapsulamento dos dados pelo SSL. Portanto, entendo que não caiba recurso nessa questão, estando de acordo com o gabarito.
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-da-prova-analista-trtmg-redes-de-computadores/