De acordo com Cardoso (2013), a ética profissional é composta por três esferas:
· filosófico-valorativa:
São os valores e princípios que fundamentam o posicionamento político da categoria, enquanto sujeito coletivo, bem como o posicionamento cotidiano dos profissionais em seus espaços de trabalho.
· moral-prática:
Diz respeito ao comportamento do profissional em si, à forma como a profissão aparece socialmente na sua ação cotidiana individual ou coletiva, as escolhas profissionais diante da realidade concreta e objetiva no espaço da cotidianidade, o comportamento do profissional diante dessas escolhas em relação às normas e regras morais.
· jurídico-normativa:
Diz respeito às orientações para a ação profissional sobre sua ação cotidiana, definindo valores e apontando uma direção social para a categoria em forma de lei que normatizará o exercício profissional.
Gabarito: B
A questão é fundamentada na doutrina de Barroco e Terra (2012). Segundo as autoras, são três esferas que são relacionadas à ética profissional: a esfera filosófico-valorativa, a esfera moral prática e a esfera jurídico-normativa.
Esfera filosófico-valorativa - Conjunto de valores e princípios que fundamentam determinada concepção ética, com base em uma dada reflexão filosófica e teórica.
Esfera moral-prática - Diz respeito ao comportamento do profissional em si, à forma como a profissão aparece socialmente na sua ação cotidiana individual ou coletiva, as escolhas profissionais diante da realidade concreta e objetiva no espaço da cotidianidade, o comportamento do profissional diante dessas escolhas em relação às normas e regras morais.
Esfera jurídico-normativa - Aquela na qual se concretiza a reflexão ética realizada a partir da moralidade profissional, por meio de um código que orienta e aponta uma direção ética e um projeto para a profissão.
FONTE: PDF Gran Cursos Online, prof. Adriel Sá.