SóProvas



Questões de Serviço Social e Ética


ID
116146
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social, julgue os itens subsequentes.

Em caso de processo relacionado a desagravo público por ofensa que atinja o profissional de serviço social, o conselheiro deverá relatar o processo, isentando-se de emitir opinião a respeito, ainda que constate que se trata de situação caracterizada como de natureza pessoal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    A AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO SÃO GARANTIDOS AO ACUSADO !
  • E o que o contraditorio e a ampla defesa tem a ver com o relatorio do conselheiro sem a emissão de opinião?
  • Q38713 - Em caso de processo relacionado a desagravo público por ofensa que atinja o profissional de serviço social, o conselheiro deverá relatar o processo, isentando-se de emitir opinião a respeito, ainda que constate que se trata de situação caracterizada como de natureza pessoal. 
    Resposta: (Errado)

    Justificativa:
    Diferentemente do que afirma o enunciado o conselheiro poderá emitir opinião, pelo arquivamento, nos caso caracterizados pela natureza pessoal da ofensa. O prágrafo segundo da resolução (443/2003) confirma tal entendimento. Embasamento:
    RESOLUÇÃO CFESS Nº 443/2003 (23 de maio de 2003) EMENTA: Institui procedimentos para a realização de desagravo público, e regulamenta a alínea “e” do artigo 2º do Código de Ética do Assistente Social / Altera e revoga a Resolução CFESS N º 294/94, de 04 de junho de 1994. (...)
    Art. 4º - O Conselheiro Relator poderá solicitar o comparecimento do suposto ofensor, para prestar esclarecimentos, quando entender que a matéria trazida à sua apreciação é controvertida.
    (...)
    Parágrafo Segundo: O Relator poderá opinar pelo arquivamento do pedido de desagravo público se a ofensa for caracterizada como de natureza pessoal; se não estiver relacionada com o exercício profissional e com as prerrogativas gerais da profissão; ou se configurar critica de caráter doutrinário, político, ideológico.
  • Gabarito. Errado.

    é garantido o contraditório e a ampla defesa.

  • SÃO GARANTIDOS AO ACUSADO A AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO.

  • Pra que ficar repetindo Contraditorio e ampla defesa, sendo que ate agora ninguem explicou oque isso tem a haver com a questao. 

  • isentando-se de emitir opinião a respeito, ainda que constate que se trata de situação caracterizada como de natureza pessoal.

    NAO SE ISENTA ! DEVE EMITIR, ELE TME DIREITO AO CONTRADITORIO

  • Desagravo Público é uma medida efetivada na defesa do advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia. Este Instrumento de Defesa, está previsto, no inciso XVII, do artigo 7 Da Lei n. 8.906/1994, Estatuto da Advocacia – EAOAB.


ID
467731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre as características do serviço social contemporâneo destaca-
se a orientação que a profissão possui na defesa dos direitos dos
trabalhadores. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Com a aprovação do Código de Ética do Assistente Social atual é que ocorreu a ruptura do universo profissional com a base filosófica tradicional, conservadora, que norteava a ética da neutralidade, e a afirmação de um novo perfil do profissional, não mais como um agente subalterno e executivo, mas um profissional competente teórica, técnica e politicamente.

Alternativas
Comentários
  • Isso acorreu com o Código de 1986

  • E O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO

  • nem uma coisa e nem outra ...mesmo com com o novo código de ética, ainda há dentro da profissão, visões conservadoras e sabalternas. ocorreu a ruptura mas, não de todo universo profissional.

  • Com o Código de 1986 houve a ruptura com o conservadorismo e com o de 1993 o papel executor de politicas (não ruptura mas desenvolvimento de outras áreas, a exemplo da gestão de políticas).

  • A ruptura com o conservadorismo ocorreu com o Código de 1986.

  • No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão das conquistas e ganhos, através de dois procedimentos:

     

    1 - negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”;

    2 - afirmação de um novo perfil do/a técnico/a, não mais um/a agente subalterno/a e apenas executivo/a, mas um/a profissional competente teórica, técnica e politicamente.

     

    Código de Ética - Introdução - página 19 e 20

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf


ID
1150357
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No seu processo histórico, a constituição dos direitos é apresentada por T. H. Marshall através de três ordens denominadas nessa sequência:

Alternativas
Comentários
  •                                                        Gabarito Errado

    53. No seu processo histórico, a constituição dos direitos é apresentada por T. H. Marshall através de três ordens denominadas nessa sequência:

    a. ( X ) Os direitos civis, os direitos políticos, os direitos sociais.

    b. ( ) Os direitos sociais, os direitos civis, os direitos políticos.

    c. ( ) Os direitos civis, os direitos fundamentais, os direitos econômicos.

    d. ( ) Os direitos humanos, os direitos sociais, os direitos políticos.

    e. ( ) Os direitos sociais, os direitos de terceira gera- ção, os direitos humanos.

  • Comentário. Em sua obra, T. H. Marshall faz a reconstrução do desenvolvimento da cidadania em especial na Inglaterra até o século XIX, relacionando-o com seu impacto sobre as classes sociais, e, então, definir o que seria cidadania, termo proveniente de três derivações que envolveriam elementos civil, político e social.

    MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, p. 63.


ID
1644841
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir dos anos de 1990, na esteira da interlocução da profissão com a tradição marxista, o Serviço Social passou a contar com debates e produções que expressam o avanço da profissão em relação à ética. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Código de Ética Profissional, que completou em 2014 vinte e um anos, traduz os aspectos normativos do exercício profissional.

( ) A Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) toma valores abstratos de dignidade como referência para o exercício profissional.

( ) A constituição de um projeto profissional inovador confere ao Serviço Social brasileiro uma particularidade no rompimento com o conservadorismo profissional.

( ) O projeto profissional brasileiro, que tem fundamentos da ética em sua intrínseca relação com a vida cotidiana, é denominado desde os anos de 1970 “Projeto Ético-Político do Serviço Social”.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • No entanto, o objeto deste debate – e, sobretudo, a própria construção deste projeto no marco do Serviço Social no Brasil – tem uma história que não é tão recente, iniciada na transição da década de 1970 à de 1980. Este período marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético-político. 


    Não entendo por que a d) esta errada. Alguém  sabe??

  • A Construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social

    * Por José Paulo Netto

  • Texto: O projeto ético-político profissional do serviço social brasileiro . José Paulo Netto.

    A expressão projeto ético-político profissional surgiu em 1998, no IX Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em Goiânia – e acabou por se consolidar, nos meios acadêmicos e profissionais, a partir de 2000.

    http://repositorio.ulusiada.pt/bitstream/11067/1734/1/IS_42-45_13.pdf


ID
1652275
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Maria Lúcia Barroco, no debate que realiza sobre os fundamentos ontológicos da ética, considera ética como um espaço de reflexão sobre a moral cuja característica principal é

Alternativas

ID
1652380
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na avaliação de Maria Lucia Barroco, o Código de Ética do Serviço Social repõe a ética no interior da práxis, considerando

Alternativas

ID
1669231
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética profissional é uma das dimensões que formam o projeto profissional, compondo os elementos que indicam sua teleologia. Em sua particularidade, refere-se à reflexão sobre moralidade profissional que resulta na eleição de valores e princípios que direcionam o agir profissional. A ética é composta dialeticamente

Alternativas
Comentários
  •  b) por três esferas: filosófico-valorativa, moral-prática e jurídico-normativa.

  • Referência?

  • De acordo com Cardoso (2013), a ética profissional é composta por três esferas:

    ·        filosófico-valorativa:

    São os valores e princípios que fundamentam o posicionamento político da categoria, enquanto sujeito coletivo, bem como o posicionamento cotidiano dos profissionais em seus espaços de trabalho.

    ·        moral-prática:

    Diz respeito ao comportamento do profissional em si, à forma como a profissão aparece socialmente na sua ação cotidiana individual ou coletiva, as escolhas profissionais diante da realidade concreta e objetiva no espaço da cotidianidade, o comportamento do profissional diante dessas escolhas em relação às normas e regras morais.

    ·        jurídico-normativa:

    Diz respeito às orientações para a ação profissional sobre sua ação cotidiana, definindo valores e apontando uma direção social para a categoria em forma de lei que normatizará o exercício profissional.

    Gabarito: B

  • A questão é fundamentada na doutrina de Barroco e Terra (2012). Segundo as autoras, são três esferas que são relacionadas à ética profissional: a esfera filosófico-valorativa, a esfera moral prática e a esfera jurídico-normativa.

    Esfera filosófico-valorativa - Conjunto de valores e princípios que fundamentam determinada concepção ética, com base em uma dada reflexão filosófica e teórica.

    Esfera moral-prática - Diz respeito ao comportamento do profissional em si, à forma como a profissão aparece socialmente na sua ação cotidiana individual ou coletiva, as escolhas profissionais diante da realidade concreta e objetiva no espaço da cotidianidade, o comportamento do profissional diante dessas escolhas em relação às normas e regras morais.

    Esfera jurídico-normativa - Aquela na qual se concretiza a reflexão ética realizada a partir da moralidade profissional, por meio de um código que orienta e aponta uma direção ética e um projeto para a profissão.

    FONTE: PDF Gran Cursos Online, prof. Adriel Sá.


ID
1682344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a fundamentos éticos e ética profissional do serviço social.

A ética profissional refere-se à reflexão sobre a moralidade profissional e fundamenta-se em valores e princípios que direcionam as ações profissionais bem como orientam os parâmetros que devem nortear a relação dos profissionais com diferentes realidades sociais.


Alternativas
Comentários
  • A  ética  profissional  se  objetiva  como  ação moral,  através  da  prática  profissional,  como  normatização de deveres e valores, através  do  código  de  Ética  Profissional,  como  teorização ética,  através  das  filosofias  e  teorias  que  fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético ­política.

    A  moral profissional  diz  respeito  à  relação  entre  a  ação  profissional  do  indivíduo singular  (derivada de determinado comportamento prático objetivador  de  decisões,  escolhas,  juízos  e  ações  de  valor moral),  os  sujeitos  nela  envolvidos  (usuários, colegas, etc.) e o produto concreto da intervenção profissional (avaliado  em  função  de  suas  consequências  éticas,  da  responsabilidade  profissional,  tendo  por  parâmetros  valores  e  referenciais  dados  pela  categoria  profissional,  como  o  Código de Ética, etc.).  

    A  ética  também  se  objetiva  através  de  um  Código de Ética:  conjunto  de  valores  e  princípios,  normas  morais,  direitos,  deveres  e  sanções,  orientador  do  comportamento  individual  dos  profissionais,  dirigido  à  regulamentação  de  suas  relações  éticas  com  a  instituição  de  trabalho,  com  outros  profissionais,  com  os  usuários e com as entidades da categoria profissional

    Fundamentos éticos do Serviço Social-BARROCO



ID
1682347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, referente a fundamentos éticos e ética profissional do serviço social.

A ideia de liberdade, compreendida como fonte de emancipação, autonomia e plena expansão dos indivíduos sociais, contrapõe-se ao conceito de liberdade preconizado pelo liberalismo, o qual concebe a liberdade como livre arbítrio ou a relaciona com o individualismo.


Alternativas
Comentários
  •  (...)apreendida  como  parte da práxis,  a  ética  é  trazida  para  o  conjunto  das  práticas  conscientes  do  ser  social,  dirigidas  para  a  intervenção  na  realidade e na direção da conquista da liberdade e da universalidade, tendo como  parâmetro  a  emancipação  humana. Barroco

    #

    A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a  liberdade  de  cada  indivíduo  é  o  limite  para  a  liberdade  do  outro.  Dadas  as  condições  objetivas  favorecedoras  da  reprodução  do  modo  de  vida  mercantil,  valorizador  da  posse  material  e  subjetiva  de  objetos  de  consumo,  cria‐se,  na  prática,  uma  ética  individualista,  orientada  pela  ideia  de  que  o  “outro”  é  um  “estorvo” à liberdade, entendida como a incessante busca de vantagens e acúmulo  de bens cuja duração é tão efêmera quanto às relações que lhes dão sustentação.Barroco

  • Eu gostaria de saber se este trecho é de Barroco, com ou sem dadaptações.


ID
1690585
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Maria Lúcia S. Barroco e Cristina M. Brites (2000), ao problematizarem a questão da ética no contexto das polêmicas e perspectivas das Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social, defendem a centralidade da ética na formação profissional. Segundo as autoras, dependendo das condições históricas – e de sua organização política – as profissões podem incorporar reivindicações progressistas, o que as leva a repensar o significado de sua ação ética no sentido de sua responsabilidade social. Ao pensar os desafios colocados ao Serviço Social neste sentido, as autoras apontam a necessidade de se realizarem algumas importantes rupturas, entre elas:

1. Com o voluntarismo e o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direção social do projeto ético-político profissional.

2. Com a ideia de que a ética se reduz à subjetividade e de que o marxismo não leva em conta o indivíduo e a subjetividade.

3. Com o pensamento que defende que a ação política se faz no campo dos conflitos, caracterizando-se pela organização coletiva na luta entre projetos em oposição e com a ideia de que tais projetos têm sempre valores ético-morais.

4. Com a razão instrumental e com a ideia de que o conhecimento filosófico é necessariamente especulativo, bem como com a ausência de reflexão ética sobre a prática profissional.

5. Com a ideia de que todas as ações humanas são informadas por finalidades determinadas previamente e que elas contêm um dever ser teleologicamente projetado e um produto objetivo que interfere, de alguma forma, na realidade social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o artigo e página que fala sobre essa assertiva ? Desde ja obrigada.

  • Gabarito E


ID
1724014
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do princípio teleológico aplicado aos fundamentos do projeto ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Discutir o princípio teleológico é admitir que as projeções sócio‐humanas se configuram como pressuposto para se pensar as práticas sociais em suas diversas modalidades.


ID
1740262
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No campo sociojurídico, a perícia social é fundamental para o trabalho do assistente social, pois materializa as competências desse profissional. Nesse sentido, de acordo com Mioto (2001), a perícia social repousa sobre quatro elementos:

Alternativas
Comentários
  •  Mioto (2001), destaca quatro elementos importantes ao eixo de sustentação da perícia social: a competência técnica  que refere-se à habilidade do profissional na utilização de seus instrumentos de trabalho que condiciona a qualidade técnica da ação profissional (na etapa do estudo social, dentre estes instrumentos estão: a entrevista, a observação, a visita domiciliar e a documentação); a competência teórico-metodológica diz respeito a base de conhecimentos que o assistente social deve dispor para desenvolver a perícia social (construções teórico-metodológicas do Serviço Social, teorias, diretrizes, leis e normatizações das políticas e programas sociais) tanto no que se refere a organização do processo, como para a efetivação da análise para o parecer social; a autonomia que é considerada como o elemento chave para o desenvolvimento da perícia - "para poder opinar, é necessário que o profissional tenha liberdade para decidir sobre os caminhos que o levarão a formação de tal opinião" e esta autonomia prevista no código de ética da profissão pressupõe o quarto elemento - o compromisso ético do assistente social que corresponde ao atendimento dos princípios e das normas para o exercício profissional contidos no Código de Ética.

    MIOTO, R. C. T. Perícia Social: proposta de um percurso operativo.Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo: Cortez, n. 67, 2001

  • Pegadinha...

  • E


ID
1894342
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na perspectiva do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, a ética e os valores são concebidos como produtos da práxis. Na práxis, a objetivação do trabalho propicia o desenvolvimento de certas capacidades que instituem um novo ser, diverso de outros seres existentes na natureza: um ser social, capaz de agir conscientemente, de forma livre e universal. Esse ser é um ser da práxis, pois por meio do trabalho transforma conscientemente a natureza e a si mesmo, responde a necessidades, cria alternativas, institui a possibilidade de escolher entre elas e produz socialmente um resultado concreto que amplia suas capacidades, criando novas alternativas, gestando, com isso, condições objetivas para

Alternativas
Comentários
  • É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por esta socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade.
     

  • Código de ética do(a) assistente social comentado. 

  • "...um ser social, capaz de agir conscientemente, de forma livre e universal. Esse ser é um ser da práxis, pois por meio do trabalho transforma conscientemente a natureza e a si mesmo,..."

    Creio que por este trecho fica evidente que a questão trata do próprio profissional (assistente social), que através de um posicionamento conforme o citado (responde a necessidades, cria alternativas, institui a possibilidade de escolher entre elas e produz socialmente um resultado concreto que amplia suas capacidades), cria condições objetivas para

    a) o exercício da liberdade. CORRETO - (agir conscientemente, de forma livre e universal) Única alternativa que trata do próprio profissional.
    b) a consolidação da utopia. ERRADO - A palavra utopia remete a uma fantasia, logo, não é isso que o profissional deve buscar.
    c) a ampliação da isonomia. ERRADO - A alternativa trata da sociedade e não do profissional, logo está errada.
    d) a propagação da ideologia. ERRADO - Não se busca a propagação de uma ideologia segundo o Código de Ética, e sim outros valores como a liberdade, a cidadania, etc.
    e) a emancipação da sociedade. ERRADO - A alternativa trata da sociedade e não do profissional, logo está errada.


ID
3459742
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética profissional possui determinações históricas e particularidades. Partindo dessa premissa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As determinações da ética profissional são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica.

( ) A ética profissional se objetiva como ação moral através do Código de Ética Profissional.

( ) As formas da ética profissional são puras e absolutas e realizá‐las depende de uma série de determinações.

( ) A ação ética profissional se constitui na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos.

( ) A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular e o produto concreto da intervenção profissional.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    (V) As determinações da ética profissional são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica.

    (F) A ética profissional se objetiva como ação moral através do Código de Ética Profissional ? incorreto, é uma ação ético-política; não há relação com moral, visto que a "moralidade" está atrelada a uma prática conservadora.

    (F) As formas da ética profissional são puras e absolutas e realizá?las depende de uma série de determinações ? incorreto, não há nada absoluto e consolidado, tudo pode ser mutável e se adequar à determinada particularidade.

    (F) A ação ética profissional se constitui na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos ? incorreto, é uma relação permeada por embates entre a classe dominante e a classe trabalhadora, situação bastante delicada que o profissional deve lidar diariamente em seu dia a dia.

    (V) A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular e o produto concreto da intervenção profissional.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3488176
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na perspectiva do Serviço Social, é a partir do trabalho (atividade dirigida a um fim) que o homem autoconsciente se constrói e desenvolve relações sociais e dessas relações sociais emergem as discussões sobre a moral. Em relação às características da moral, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Lembrando que queremos a alternativa incorreta:

    A moral representa uma forma de regulação das relações dos indivíduos, em que o tempo e os diferentes modos de vida em sociedade não influenciam sua construção (=incorreto, esse "não" está incorreto, visto que a moral é influenciada pelo modo de vida, pela esfera social que a pessoa faz parte e demais variações, a moral é subjetiva).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3522958
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Águia Branca - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A crítica da moral dominante e defesa de direitos e valores emancipatórios, em um contexto de desumanização vivido no capitalismo, que impede ou dificulta a apropriação das conquistas humanas pelos indivíduos, no âmbito do Serviço Social, diz respeito a:

Alternativas
Comentários
  • B

    Praxis etica


ID
3549949
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ
Ano
2010
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a ética profissional do Serviço Social, suas tendências e desafios conjunturais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Errei essa questão ao considerar o que código de ética estabelece como valor ético central: a liberdade.

    No entanto, no texto "Fundamentos Éticos do Serviço Social", Barroco afirma: "É assim que o compromisso com as classes trabalhadoras desponta como valor ético-­político central, orientando o posicionamento dos setores organizados da categoria, no III Congresso de Assistentes Sociais, marco ético e político apropriado no processo de reformulação do Código de Ética, em 1986: o primeiro a romper com o histórico conservadorismo dos códigos de ética brasileiros."

  • Valor ético central:

    revisão do código de 1986 - a democracia é tomada como valor ético central;

    princípios do código de 1993 - liberdade como valor ético central;

    para Barroco o compromisso com a classe trabalhadora desponta como valor ético político central.

    desse jeito fica difícil a vida do concurseiro. Pergunta genérica sobre ética traz esses impasses.

    Letra B


ID
3551410
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2013
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

QUESTÃO 37 – A ética profissional se objetiva como ação moral através da prática profissional. Quais são as formas de sua realização?

Alternativas
Comentários
  • Normatização de deveres e valores, teorização ética e ação ético política.

  • "A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético­política. Cabe destacar que essas não são formas puras e/ou absolutas e que sua realização depende de uma série de determinações, não se constituindo na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos." (Artigo Fundamentos éticos do Serviço Social, de Maria Lúcia Silva Barroco).


ID
3606877
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2017
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Referente a conceituação sobre ética profissional, considere: 


  I. A ética profissional deve ser compreendida de maneira restrita como deontologia profissional, ou seja, ciência do dever ou estudo do dever.
  II. A ética profissional pressupõe entender aspectos de sua particularidade no que se refere à ética enquanto práxis social na relação com a práxis humana.
  III. Referida às profissões, a ética é a reflexão sobre a moralidade profissional.
 Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Referida às profissões, a ética é a reflexão sobre a moralidade profissional.


ID
3616159
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Pinhal da Serra - RS
Ano
2010
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Cristina Kologeski Fraga a ação profissional do assistente social para ter alcance social, precisa ser norteado pela equação:

Alternativas

ID
3633253
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2013
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a moral, analise as afirmativas a seguir.


I. A moral faz parte da socialização dos indivíduos expressando valores e princípios socioculturais.

II. Numa sociedade de classe, a moral tem uma função ideológica, a autonomia dos indivíduos é circunstancial a determinantes históricos.

III. A moral supõe a suspensão da cotidianidade, sistematizando uma crítica da vida cotidiana, possibilitando as liberdades individuais.

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • III. A moral supõe a suspensão da cotidianidade, sistematizando uma crítica da vida cotidiana, possibilitando as liberdades individuais.

  • III. A ÉTICA supõe a suspensão da cotidianidade, sistematizando uma crítica da vida cotidiana.


ID
3640234
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Monte Belo do Sul - RS
Ano
2010
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione a coluna 1 à coluna 2, associando as categorias de análise teóricas aos respectivos autores(as).


Coluna 1

1. Necessidades Humanas Básicas.
  
2. Ética – fundamentos sócio-históricos.
  
3. Investigação em Serviço Social.
  
4. Questão Social e Serviço Social.
  
5. Famílias e Políticas Públicas.
  
Coluna 2
  
(  ) Maria Lúcia Barroco
  
(  ) Marilda Iamamoto
  
(  ) Potyara Pereira
  
(  ) Maria do Carmo B. Carvalho
  
(  ) Myrian Veras Baptista
  
A sequência correta de preenchimento parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3641884
Banca
FUNDATEC
Órgão
UERGS
Ano
2014
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, em relação aos fundamentos éticos do Serviço Social. 


I. A constante presença de discursos e produções teóricas no campo da ética, não significa o debate entre diferentes teorias e projetos. 

II. A ética profissional não se constitui dimensão específica do Serviço Social, pois não possui trajetória histórica na profissão. 

III. A ética profissional se objetiva através da prática profissional, do código de ética e das filosofias e teorias que fundamentam sua  intervenção. 

IV. O que dá materialidade e organicidade à consciência ética dos profissionais é o pertencimento a um projeto profissional que responda  aos seus ideais e projeções profissionais. 

V. Toda a profissão deve garantir a legitimação de sua ética a partir de seu código, pois devemos valorizar uma concepção ética legalista e  formal. 

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. A constante presença de discursos e produções teóricas no campo da ética, não significa o debate entre diferentes teorias e projetos.

    II. A ética profissional não se constitui dimensão específica do Serviço Social, pois não possui trajetória histórica na profissão.

    III. A ética profissional se objetiva através da prática profissional, do código de ética e das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção.

    IV. O que dá materialidade e organicidade à consciência ética dos profissionais é o pertencimento a um projeto profissional que responda aos seus ideais e projeções profissionais.

    V. Toda a profissão deve garantir a legitimação de sua ética a partir de seu código, pois devemos valorizar uma concepção ética legalista e formal.


ID
3678193
Banca
FUNDEPES
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma ação prática e social mediada por valores e projetos derivados de escolhas que visam interferir conscientemente na vida social, na direção de sua objetividade, se apresenta como a concepção que o assistente social tem da

Alternativas
Comentários
  • sempre será numeral, mas nesse caso, com papel de adjetivo. Terá apenas função de adjetivo, mas classificação morfológica de numeral


ID
3686614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de questões relativas à ética profissional, julgue o item a seguir.


A expressão e o desvendamento do cotidiano dos indivíduos baseiam-se na certeza presente na dimensão prática e imediata de suas soluções, sendo a tomada de decisão sempre de ordem moral e coletiva.

Alternativas
Comentários
  • A expressão e o desvendamento do cotidiano dos indivíduos baseiam-se na certeza presente na dimensão prática e imediata de suas soluções, sendo a tomada de decisão sempre de ordem moral e coletiva.


ID
3688084
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2007
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de questões relativas à ética profissional, julgue o item a seguir.


Uma das características da ética como espaço de reflexão sobre a moral é o permanente questionamento sobre o significado dos valores, ou seja, por que são adotados e para quais caminhos conduzem.

Alternativas

ID
3695668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à ética profissional.

Os fundamentos da ética são sociais, isto é, somente o ser humano, como ser social, age eticamente; pois só ele é capaz de agir com consciência e liberdade, atributos específicos do ser social. 

Alternativas

ID
3706591
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são medidas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando sua origem e a sua trajetória histórica (Barroco, 2009).


Sendo assim, a adesão a um determinado projeto profissional supõe:

Alternativas

ID
3818809
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Mampituba - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Barroco, principal autora do Serviço Social que se debruça sobre o estudo da ética, problematiza acerca das produções éticas contemporâneas. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, baseado nas afirmações desta autora.


( ) As produções éticas contemporâneas se afastam progressivamente da crítica, da objetividade, da universalidade.

( ) As produções éticas contemporâneas favorecem a ideologia dominante e o irracionalismo.

( ) As produções éticas contemporâneas ao naturalizar o presente, negam a possibilidade de intervenção do homem na história: fundamento de uma ética orientada pela práxis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Parte significativa das produções éticas contemporâneas se afasta, progressivamente, da crítica, da objetividade, da universalidade, isto é, dos

    referenciais éticos da modernidade e de autores clássicos como Aristóteles, Kant e Hegel. Ao favorecer a ideologia dominante e o irracionalismo, contribuem para obscurecer os nexos da realidade; ao naturalizar o presente, negam a possibilidade de intervenção do homem na história: 

    fundamento de uma ética orientada pela práxis.

    Fonte:

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
3862885
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, extraídas do artigo “Direitos reprodutivos, aborto e Serviço Social”, de Cássia Maria Carloto e Nayara André Damião (2018), e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A discussão feminista sobre o aborto tem como eixo norteador a autonomia das mulheres, o que nos aponta para a aproximação entre essa questão e o Serviço Social.
( ) O Conselho Nacional de Serviço Social, CFESS, tem se posicionado frente aos direitos reprodutivos. Em 2009, o CFESS Manifesta traz um panorama sobre a questão do aborto, colocando-a como uma questão de saúde pública e direito das mulheres.
( ) Ainda é forte a presença de valores religiosos conservadores na prática profissional, o que nos mostra um tensionamento entre a moral conservadora à brasileira e o Projeto Ético-Político do Serviço Social quando o assunto é aborto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem ter lido o artigo da para responder por coerência, dentro do que conhecemos do SESO.

    lETRA A

  • É de doer ver escrito no próprio artigo a frase "O Conselho Nacional de Serviço Social, CFESS, (...)".

  • Fiquei um pouco na dúvida se a terceira frase estava inteiramente correta. "o que nos mostra um tensionamento entre a moral conservadora à brasileira e o Projeto Ético-Político do Serviço Social quando o assunto é aborto" me pareceu um tanto confuso nessa parte que grifei em negrito, pois me pareceu que a frase quer dizer que só no quesito aborto há esse tensionamento, sendo que ele existe em diversos outros aspectos.


ID
4056391
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o projeto profissional do Serviço Social brasileiro, Braz e Teixeira discutem a natureza das projeções sócio‐humanas como pressuposto para se pensar as práticas sociais em suas diversas modalidades. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, de acordo com os autores.

( ) Todas as formas de prática envolvem os mais diversos interesses sociais que se originam, através de múltiplas mediações, das contradições das classes sociais em conflito na sociedade.
( ) O que move as práticas na verdade são as necessidades sociais reais que lançam os homens em atividades humano‐criadoras percebidas no metabolismo social (trabalho – ato fundante das relações sociais).
( ) Tanto os projetos societários quanto os projetos coletivos vinculam‐se a práticas e atividades variadas da sociedade. São as próprias práticas/atividades que determinam a constituição dos projetos em si.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4085128
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político profissional do Serviço Social articula a ética e a política e constitui marco histórico de referência à sua organização profissional e, por isto mesmo, é, também, um movimento de intenções e ações, que apontam uma direção social, que precisa ser plural e democrática para reproduzir-se. É, portanto, e por isto mesmo, diverso e contraditório, tal qual a sociedade da qual faz parte. O Código de Ética profissional dos Assistentes Sociais é mais do que um conjunto de normas, deveres e proibições; é parte da ética profissional: ação prática mediada por valores que visa interferir na realidade, na direção da sua realização objetiva, produzindo

Alternativas
Comentários
  • Um resultado concreto.

  • O Código de Ética dos Assistentes Sociais é um instrumento concreto na defesa de direitos e, principalmente, na luta por uma sociedade justa e igualitária.


ID
4116490
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Avalie a seguinte afirmativa:

“O trabalho é considerado a categoria central para se constituir a moralidade”.

Nessa perspectiva, é correto afirmar que a assertiva é

Alternativas
Comentários
  • verdadeira, porque é por meio do trabalho que os homens constroem-se a si mesmos e, por conseguinte, seu comportamento moral.


ID
4148650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

    A profissão Serviço Social apresenta fundamentos e mediações éticas e políticas, determinadas historicamente pelas demandas postas à profissão legitimada na divisão social do trabalho, e pelas respostas da categoria profissional, em determinadas conjunturas.

Maria Lúcia Barroc. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 4. São Paulo: Cortez, 2008, p. 219 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, referente à temática abordada no texto acima.

A ética, apreendida como parte da práxis humana, diz respeito à prática social de homens e mulheres, em suas objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes da genericidade humana.

Alternativas

ID
4148653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

    A profissão Serviço Social apresenta fundamentos e mediações éticas e políticas, determinadas historicamente pelas demandas postas à profissão legitimada na divisão social do trabalho, e pelas respostas da categoria profissional, em determinadas conjunturas.

Maria Lúcia Barroc. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 4. São Paulo: Cortez, 2008, p. 219 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, referente à temática abordada no texto acima.

A ética profissional se objetiva como ação moral, por meio da prática profissional, como normatização de deveres e valores, por meio do código de ética profissional, e como teorização ética, por meio das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão, e como ação ético-político.

Alternativas
Comentários
  • A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético­política. Cabe destacar que essas não são formas puras e/ou absolutas e que sua realização depende de uma série de determinações, não se constituindo na mera reprodução da intenção dos seus sujeitos.   

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
4148656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

    A profissão Serviço Social apresenta fundamentos e mediações éticas e políticas, determinadas historicamente pelas demandas postas à profissão legitimada na divisão social do trabalho, e pelas respostas da categoria profissional, em determinadas conjunturas.

Maria Lúcia Barroc. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 4. São Paulo: Cortez, 2008, p. 219 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, referente à temática abordada no texto acima.

Na perspectiva de análise sócio-histórica, a ética é tratada apenas como teoria e caracteriza-se por uma escolha autônoma e de duração limitada.

Alternativas
Comentários
  • Historicamente, a ética profissional busca na filosofia e/ou teorias sociais o suporte para fundamentar a sua reflexão e teorização éticas; (BARROCO)


ID
4148659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

    A profissão Serviço Social apresenta fundamentos e mediações éticas e políticas, determinadas historicamente pelas demandas postas à profissão legitimada na divisão social do trabalho, e pelas respostas da categoria profissional, em determinadas conjunturas.

Maria Lúcia Barroc. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 4. São Paulo: Cortez, 2008, p. 219 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, referente à temática abordada no texto acima.

O caráter não coercitivo da moral revela o antagonismo existente entre liberdade e moral, por considerar que a liberdade é absoluta e que a moral é não histórica e imutável.

Alternativas
Comentários
  • A moral é histórica e mutável: são os homens que criam as normas e os valores, mas a autonomia dos indivíduos em face das escolhas morais é relativa às condições de cada contexto histórico. Mesmo nas sociedades onde ainda não existe o domínio de classe, a coesão em torno de um único código de valor não significa a inexistência de tensões.  

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
4148662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

    A profissão Serviço Social apresenta fundamentos e mediações éticas e políticas, determinadas historicamente pelas demandas postas à profissão legitimada na divisão social do trabalho, e pelas respostas da categoria profissional, em determinadas conjunturas.

Maria Lúcia Barroc. Ética: fundamentos sócio-históricos. Biblioteca Básica de Serviço Social, Vol. 4. São Paulo: Cortez, 2008, p. 219 (com adaptações).

Julgue o item seguinte, referente à temática abordada no texto acima.

A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular, os sujeitos nela envolvidos e o produto concreto da intervenção profissional. 

Alternativas
Comentários
  • A moral profissional diz respeito à relação entre a ação profissional do indivíduo singular (derivada de determinado comportamento prático objetivador de decisões, escolhas, juízos e ações de valor moral), 

    os sujeitos nela envolvidos (usuários, colegas, etc.)

     e o produto concreto da intervenção profissional (avaliado em função de suas consequências éticas, da responsabilidade profissional, tendo por parâmetros valores e referenciais dados pela categoria profissional, como o Código de Ética, etc.).  

    FONTE: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
4165036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das reflexões relativas à ética profissional e à regulamentação da profissão de assistente social, julgue o item a seguir.

Os valores que motivam as escolhas e tomadas de decisão, no exercício profissional, pertencem ao campo da ética, que constitui um espaço de reflexão permanente sobre o significado desses valores.

Alternativas

ID
4172809
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. Concebendo a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica e fundamentada teoricamente e das derivações ético-políticas do agir profissional do assistente social, assinale a assertiva que corresponde a um princípio fundamental, preconizado no Código de Ética do Assistente Social.

Alternativas

ID
4856155
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“Capacidade humana posta pela atividade vital do ser social; a capacidade de agir conscientemente com base em escolhas de valor, projetar finalidades de valor e objetivá-las concretamente na vida social, isto é, ser livre. Tratada como mediação entre as esferas e dimensões da vida social, e atividade emancipadora” (Barroco, 2008). A descrição se refere à:

Alternativas

ID
4881052
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A coluna da esquerda apresenta as categorias Ética e Moral e a da direita, seu conteúdo e definições. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - ÉTICA
2 - MORAL

( ) Ainda que momentânea, pode estabelecer-se como mediação entre singularidade de indivíduo moral e sua dimensão humano-genérica, objetivando-se como parte da práxis social.
( ) Não pertence a nenhuma esfera particular; é uma mediação entre indivíduo singular e sua dimensão humano-genérica.
( ) Faz-se cotidianamente por meio de atos morais singulares, mais ou menos conscientes e livres, capaz de efetuar a crítica radical da moral do seu tempo.
( ) Sua origem atende a necessidades práticas de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo uma função no processo de reprodução das relações sociais.
( ) Na cotidianidade, tende a se objetivar de modo alienado, respondendo a necessidades mais imediatas e superficiais da singularidade individual.

Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (1 ) Ainda que momentânea, pode estabelecer-se como mediação entre singularidade de indivíduo moral e sua dimensão humano-genérica, objetivando-se como parte da práxis social.

    (2 ) Não pertence a nenhuma esfera particular; é uma mediação entre indivíduo singular e sua dimensão humano-genérica.

    (1 ) Faz-se cotidianamente por meio de atos morais singulares, mais ou menos conscientes e livres, capaz de efetuar a crítica radical da moral do seu tempo.

    ( 2) Sua origem atende a necessidades práticas de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo uma função no processo de reprodução das relações sociais.

    (2 ) Na cotidianidade, tende a se objetivar de modo alienado, respondendo a necessidades mais imediatas e superficiais da singularidade individual.

    Marque a sequência correta.

    GAB.C

  • FONTE: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
5016808
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


É pela apropriação do processo de constituição histórica do ser social que uma ética fundada ontologicamente pode ser compreendida.

Alternativas
Comentários
  • É pela apropriação do processo de constituição histórica do ser social que uma ética fundada ontologicamente pode ser compreendida. Trata‐se aqui de apresentá‐lo – ainda que sumariamente – tendo por base os pressupostos ontológicos fundamentais de Marx. Na gênese do ser social, estão dadas as bases de sua constituição ontológica: o ser social se humanizou em face da natureza orgânica e inorgânica, transformando‐a para atender necessidades de reprodução da sua existência e nesse processo passa a se constituir como ser específico, diferente de outros seres existentes.


ID
5016811
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


Na sociedade capitalista, organizada a partir da propriedade privada dos meios de produção e das classes sociais, da divisão social do trabalho e da exploração do homem pelo homem, a objetivação histórica da ética é limitada e desigual, convivendo com sua negação, o que evidencia o fenômeno da alienação.

Alternativas
Comentários
  • Na sociedade capitalista, organizada a partir da propriedade privada dos meios de produção e das classes sociais, da divisão social do trabalho e da exploração do homem pelo homem, a objetivação histórica da ética é limitada e desigual, convivendo com sua negação, o que evidencia o fenômeno da alienação, que expressa o antagonismo entre o desenvolvimento do gênero humano – em termos do que a humanidade produziu material e espiritualmente – e sua apropriação pela totalidade dos indivíduos.

  • "... a práxis não se esgota no trabalho embora ele seja a sua forma primária: “quanto mais se desenvolve o ser social, mais as suas objetivações transcendem o espaço ligado diretamente ao trabalho (NETTO; BRAZ; 2006).

     Portanto, é certo que façamos uma distinção entre as formas de práxis dirigidas à transformação da natureza (o trabalho) e aquelas voltadas à transformação das ideias, dos valores, do comportamento e da ação dos homens, onde se insere a ação ético‐moral (Idem).  Na sociedade capitalista, organizada a partir da propriedade privada dos meios de produção e das classes sociais, da divisão social do trabalho e da  exploração do homem pelo homem, a objetivação histórica da ética é limitada e desigual, convivendo com sua negação, o que evidencia o fenômeno da alienação 7 10, que expressa o antagonismo entre o desenvolvimento do gênero humano – em termos do que a humanidade produziu material e espiritualmente – e sua apropriação pela totalidade dos indivíduos.   

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf

    Gab. C


ID
5016814
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


A sociedade burguesa tende a valorizar as abordagens críticas, humanistas e universalistas, daí a valorização do conhecimento filosófico, o apelo ao conhecimento instrumental, ao utilitarismo ético e ao relativismo cultural e político.

Alternativas
Comentários
  • A sociedade burguesa tende a valorizar as abordagens críticas, humanistas e universalistas, daí a valorização do conhecimento filosófico, o apelo ao conhecimento instrumental, ao utilitarismo ético e ao relativismo cultural e político.

  • "a sociedade burguesa tende a suprimir e/ou negligenciar as abordagens críticas, humanistas e universalistas, donde a desvalorização do conhecimento filosófico, o apelo ao conhecimento instrumental, ao utilitarismo ético, ao relativismo cultural e político" Barroco (2009, p. 14) 


ID
5016817
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  A sociabilidade burguesa funda sua ética no princípio liberal segundo o qual a liberdade de cada indivíduo é o limite para a liberdade do outro. 


BARROCO, M. L. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.  

No que se refere aos fundamentos ontológicos da ética e às suas implicações no exercício profissional, julgue o item a seguir.


Na sociedade burguesa, a moral desempenha uma função ideológica, ou seja, ainda que não diretamente, mas por meio de mediações complexas, reproduz os interesses de classe, contribuindo para o controle social, mediante a difusão de valores que visam à adequação dos indivíduos ao ethos dominante.

Alternativas

ID
5016832
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


O metodologismo, como uma das faces que expressa o conservadorismo no seio da profissão, ressurge sob a forma de ênfase no tecnicismo e no legalismo positivista, como elemento crucial na formação e na pesquisa, em detrimento do questionamento, da crítica, da grande política como elementos fundamentais do pensamento crítico.



Alternativas
Comentários
  • CORRETA...''Expressões do conservadorismo na formação profissional( Ivanete Boschetti)''

    Traços do conservadorismo na formação profissional

    • O metodologismo ressurge sob a forma de ênfase no tecnicismo e legalismo positivista, como elemento crucial na formação e na pesquisa, em detrimento do questionamento, da crítica, da grande política como elementos fundamentais do pensamento crítico.

    ..........................................................................

    • O teoricismo acrítico é outro traço conservador e se caracteriza como conceituação operacional e adoção de categorias pós-modernas e conservadoras (....)Trata-se da ênfase às abordagens abstratas que não desvendam o real em sua totalidade e reiteram a conservação de relações mercantis e mercantilizadas. Abordagens que supõem, falsamente, que a neutralidade é possível e não percebem (ou escondem) que a suposta neutralidade ou acriticidade é uma poderosa arma da conservação.

    ................................................

    • O aligeiramento da formação e da pesquisa é um traço absolutamente contemporâneo. 

    .......................................................................

    • O pragmatismo alimenta um tipo de formação, mas também de trabalho profissional, baseado na filosofia utilitarista, no imediatismo, no famoso discurso de que “na prática a teoria é outra”.

    ...................................................................................

    • O voluntarismo revela um subjetivismo descolado da objetividade e das múltiplas determinações do real.

    ............................................................................

    • O contentamento com o possibilismo é típico do conformismo com mudanças no quadro das instituições capitalistas existentes. É a concordância com a “melhoria” social possível nos marcos do capitalismo.


ID
5016835
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  As raízes do conservadorismo ainda estão bem vivas no chão do Serviço Social, o que não poderia ser diferente, uma vez que uma profissão não é uma bolha e, assim como o conservadorismo tem encontrado espaço fértil para sua expressão na sociedade como um todo, encontra também espaço entre os (as) assistentes sociais. 


CARDOSO, P. F. G. Ética e formação profissional em Serviço Social: do conservadorismo à emancipação. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 325-334, dez. 2017, com adaptações. 

Quanto ao avanço do conservadorismo e às questões éticas contemporâneas no Serviço Social, julgue o item a seguir.


O conservadorismo nunca deixou de constituir o Serviço Social e, no momento presente, vem se reatualizando e fortalecendo-se por algumas determinações societárias, sem as quais não seria possível entender esse avanço do conservadorismo.

Alternativas
Comentários
  • Essas reflexões iniciais intentam explicitar que não tratamos o avanço ou reatualização do conservadorismo como algo externo, ou fora do processo cotidiano da formação e do trabalho profissional. Ou seja, o conservadorismo nunca deixou de constituir o Serviço Social e, no momento presente, vem se reatualizando e se fortalecendo por algumas determinações societárias, sem as quais não seria possível entender esse avanço do conservadorismo, sinalizadas a seguir.

    Expressões do conservadorismo  na formação profissional* Ivanete Boschetti

  • Você de certeza já e professor, caba chato

  • Você de certeza já e professor, caba chato

  • Você de certeza já e professor, caba chato


ID
5049577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à história do serviço social e aos seus códigos deontológicos.


Os códigos deontológicos, a priori, apresentam as deliberações éticas de natureza atemporal e, posteriormente, registram a direção social de seus valores e princípios.

Alternativas
Comentários
  • Por hábito, certas profissões têm um código deontológico, que é uma espécie de manual que compila as obrigações morais que têm que respeitar aqueles que exercem um trabalho. A deontologia abrange princípios políticos, lógicos e jurídicos.

    Porém, esses princípios não são atemporais. É só lembrar que no Serviço Social tivemos vários códigos de ética até chegarmos no código de 1993.

  • Os códigos deontológicos, a priori, apresentam as deliberações éticas de natureza atemporal e, posteriormente, registram a direção social de seus valores e princípios. (errado)

    Encontramos o termo "código deontológico" no código de ética de 1947.

  • Natália Caixeta, me explica por favor!
  • Então, Thaisa, eu entendo que cada código de ética é legitimado dentro de um determinado contexto histórico. Portanto, não tem como falar em atemporal, uma vez que cada contexto impõe modificações profundas em todos os processos da vida material e espiritual, nas lutas sociais, etc. Essas modificações impõem que nós mesmos, enquanto profissionais, (re)pensemos a nossa ética e atuação profissional. Se pegarmos todos os nossos códigos, por exemplo, é possível perceber como foram modificados com o passar do tempo e isso sempre através de um diálogo e debate coletivo da categoria sobre essas modificações.

    Por isso, penso, a Natália Caixeta tenha destacado a palavra atemporal, para justificar o erro da questão.


ID
5049640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange aos princípios ético-profissionais do serviço social, julgue o item a seguir.


O posicionamento em favor da equidade e da justiça social relaciona-se à rígida seleção de quem é mais necessitado — ou seja, os mais carentes entre os carentes —, à dignidade de cada um e aos direitos do outro, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

  • Relaciona-se à rígida seleção de quem é mais necessitado — ou seja, os mais carentes entre os carentes: FOCALIZAÇÃO


ID
5049664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social em vigor, no debate sobre o projeto ético-político e nos fundamentos da ética no serviço social, julgue o item que se segue.


Ontologicamente considerada, a moral pertence à esfera particular, ou seja, ao indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Serviço Social: Direitos sociais e competências profissionais

    Fundamentos éticos do Serviço Social - Maria Lúcia Silva Barroco (Professora de Ética Profissional – PUC/SP) 

    Ontologicamente considerada, a moral não pertence a nenhuma esfera particular: é uma mediação entre as relações sociais; uma mediação entre o indivíduo singular e sua dimensão humano-genérica (HELLER, 2000).  

    Sua origem atende a necessidades práticas de regulamentação do comportamento dos indivíduos, cumprindo uma função social no processo de reprodução das relações sociais: contribui para a formação dos costumes que se estruturam pelo hábito, orientando a conduta dos indivíduos, em termos de normas e deveres.  

     A moral se desenvolve quando os homens já adquiriram um certo grau de consciência, no momento em que foi superada a sua condição natural e instintiva; quando o homem já vivia em comunidade, como membro de uma coletividade, tendo desenvolvido a fabricação de instrumentos de trabalho e conquistado um determinado nível de conhecimento e de domínio sobre a natureza (VAZQUEZ, 1984).  

    A moral é histórica e mutável: são os homens que criam as normas e os valores, mas a autonomia dos indivíduos em face das escolhas morais é relativa às condições de cada contexto histórico. Mesmo nas sociedades onde ainda não existe o domínio de classe, a coesão em torno de um único código de valor não significa a inexistência de tensões.   

  • Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessas palavras.

    Cespe 2020:

    O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o respeito à diversidade fazem parte de um princípio que resgata a dimensão privada e individual da experiência ética, reconhecendo-se e valorizando-se os direitos e as preferências individuais dos assistentes sociais e dos usuários. Correto

  • Ontologicamente considerada, a moral não pertence a nenhuma esfera particular: é uma mediação entre as relações sociais; uma mediação entre o indivíduo singular e sua dimensão humano‐genérica (HELLER, 2000).


ID
5079559
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a ética profissional, uma das dimensões específicas do Serviço Social, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • "A ética profissional é uma dimensão específica do Serviço Social, suas determinações são mediadas pelo conjunto de necessidades e possibilidades, de demandas e respostas que legitimam a profissão na divisão social do trabalho da sociedade capitalista, marcando a sua origem e a sua trajetória histórica."

    Fundamentos éticos do Serviço Social. Barroco (2009).

  • a) A ética profissional se objetiva como ação moral por meio da prática profissional

    b) a existência do código de ética não garante sua legitimação ética, para isso é necessária uma consciência ética e política, ou seja, ultrapassa qualquer legalismo formal

    c) reflexão filosófica conforma a base da ética profissional, essa reflexão também incorpora referenciais que não permitem uma compreensão crítica, nisso reside a contradição entre a dinâmica da vida social e a apreensão profissional

    d) CORRETA.

    e) "Os profissionais participam eticamente de um projeto profissional quando assumem individual e coletivamente a sua construção, sentindo-se responsáveis pela sua existência, como parte integrante do mesmo"

    Fonte: Fundamentos éticos do Serviço Social - Maria Lúcia Barroco


ID
5089363
Banca
FACET Concursos
Órgão
Prefeitura de Capim - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Barroco (2010, p. 74) “a presença do conservadorismo moral, no contexto de origem do Serviço Social, é evidenciada: na formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira, através das ideias positivistas”. Sobre o positivismo é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • SANGUE DE JESUS TEM PODER!!!

  • Gabarito D

    QUESTÃO MUITO DIFÍCIL

  • Que issooooo :O

    Fala sério esse tipo de questão. Afffff

  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 3.1. Correntes do pensamento social e Serviço Social.

    http://www.facetconcursos.com.br/capim/edital_retificado.pdf

  • ALÔ!!! NENHUM PROFESSOR PRA COMENTAR ESSA QUESTÃO?
  • Ainda bem que não foi só eu que ficou pasma com essa questão!
  • sobre o erro da D: No livro capitalista Monopolista, Netto expõe que Durkheim partia de inflexões laicas e propunha uma intervenção pautada pela consideração científica da moral.


ID
5110156
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego para o latim mos (ou, no plural, mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.

Internet: <https://eticapublica.furg.br> (com adaptações).

A respeito da ética no serviço público, julgue o item.


Amparado na ética política, o sujeito político pode praticar atos em desacordo com a moral comum, porque o código de ética político é distinto e segregado, em absoluto, do código comum, que rege a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão: Errado pois os servidores devem agir seguindo os valores defendidos pela ética e moral de cada empresa ou órgão. Cada empresa ou órgão possui o seu próprio código de ética que servem de base para auxiliar todos os servidores.

    Bons estudos para todos!

  • o código de ética e o projeto profissional são profundamente vinculados à sociedade, jamais devem ser entendidos como apartados do movimento histórico e político.

  • A ligação entre a ética e a política não se pode romper.

    A vida pública não se pode desvencilhar dos intentos de realização do bem comum 

    Em situações excepcionais, a chamada razão de Estado permite ao agentes políticos a prática de determinados atos, que seriam censuráveis na ótica da Moral comum.


ID
5199862
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Itá - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ética faz parte da natureza do Serviço Social, que é entendido como uma prática social que se desenvolve com relativa autonomia de critérios e, consequentemente, com responsabilidade social. Sobre a ética profissional, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Das Penalidades

    Art. 23 - As infrações a este Código acarretarão penalidades, desde a multa à cassação do exercício profissional, na forma dos dispositivos legais e/ ou regimentais.

    Art. 24 - As penalidades aplicáveis são as seguintes: a) multa; b) advertência reservada; c) advertência pública; d) suspensão do exercício profissional; e) cassação do registro profissional.

    Parágrafo único - Serão eliminados dos quadros dos CRESS, aqueles que fizerem falsa prova dos requisitos exigidos nos Conselhos.

    Art. 25 - A pena de suspensão acarreta ao assistente social a interdição do exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois) anos.

  • Gabarito: Letra E!

    O texto da alternativa E está na "Introdução" da Resolução n° 273/93 do CFESS, que institui o nosso Código de Ética Profissional.

    "A revisão do texto de 1986 processou-se em dois níveis. Reafirmando os seus valores fundantes - a liberdade e a justiça social -, articulou-os a partir da exigência democrática: a democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade. É ela, ademais, que favorece a ultrapassagem das limitações reais que a ordem burguesa impõe ao desenvolvimento pleno da cidadania, dos direitos e garantias individuais e sociais e das tendências à autonomia e à autogestão social (...)"

  • Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
  • A resposta está na INTRODUÇÂO do CE, pagina: 21. E não na resolução Resolução n°273/93 do CFESS

  • Em relação à alternativa A:

    Já tivemos 5 códigos de ética -> 1947, 1965, 1975, 1986 e 1993(Perspectiva crítica)

  • O Código de Ética profissional de 1993 se organiza em um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições, que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para a ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética no interior do Projeto Ético-político e em sua relação com a sociedade e a história.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. A categoria teve 05 códigos de ética: o código instituído em 1945; o código instituído em 1965; o código instituído em 1975; o código instituído em 1986, foi o primeiro código a romper com a ética da neutralidade e com o conservadorismo; e, o código instituído em 1993, que é uma atualização do código de 1986.

    B – Incorreta. Os códigos de ética não foram todos fundamentados nos pressupostos do neotomismo e positivismo.

    C – Incorreta. Constituem infrações impostas pelo atual Código de Ética ao assistente social que descumprir as regras impostas para o exercício profissional cotidiano: multa, advertência, suspensão, licença e cancelamento da inscrição. A alternativa está incorreta porque licença não é uma infração que conste no atual Código de Ética. De acordo com o “Art. 24º” do Código de Ética - As penalidades aplicáveis são: a) multa; b) advertência reservada; c) advertência pública; d) suspensão do exercício profissional; e) cassação do registro profissional.

    D – Incorreta. A defesa transigente dos direitos humanos é um dos princípios norteadores da profissão. No Código de Ética de 1993 temos a defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    E – Correta. A democracia é tomada como valor ético-político central, na medida em que é o único padrão de organização político-social capaz de assegurar a explicitação dos valores essenciais da liberdade e da equidade. A alternativa está correta e em conformidade com o primeiro princípio do Código de Ética – I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O recorte da alternativa pode ser encontrado na introdução do Código de Ética de 1993 (CFESS), na p. 21, no primeiro parágrafo.

    Gabarito: E


ID
5236963
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Fundão - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As relações humanas, ou relações interpessoais são foco de atenção, principalmente no momento atual, onde as pessoas parecem viver pressionadas por obrigações tanto na vida pessoal quanto profissional. A fim de evitar situações conflituosas, muitas são as posturas que podemos adotar, administrando e interferindo de forma positiva sempre que for preciso, mesmo que não estejamos diretamente inseridos no caso em questão. Entre estas posturas NÃO podemos incluir:

Alternativas
Comentários
  • A

    COMODISMO: torna tudo "morno"


ID
5245327
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ervália - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que não expressa um princípio ético fundamental que deve ser observado pelo assistente social, de acordo com o Código de Ética Profissional.

Alternativas
Comentários
  • Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; 

    Gabarito: letra c


ID
5252797
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

E importante considerar no local de trabalho a seguinte característica:

Alternativas

ID
5253289
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Rocha (2016) faz recomendações éticas no emprego da entrevista em Serviço Social. Com relação à entrevista social, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • É reduzida à aplicação de questionários com perguntas e respostas que inibem, mas não empobrecem a relação profissional-usuário.


ID
5253319
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Netto (2006), os elementos éticos atravessam o projeto ético-político do Serviço Social como um todo, não se limitando a normativas morais e/ou prescrições de direitos e deveres; por isso, eles ainda envolvem:

Alternativas
Comentários
  • Para Netto (2006), os elementos éticos atravessam o projeto ético-político do Serviço Social como um todo, não se limitando a normativas morais e/ou prescrições de direitos e deveres; por isso, eles ainda envolvem, as opções teóricas, ideológicas e políticas dos profissionais.

  • GAB.D

    • Netto (1999) deixa bem claro que, em relação aos elementos éticos do projeto profissional,eles não se limitam a normas e prescrições de direitos e deveres, mas envolvem opções teóricas, ideológicas e políticas dos profissionais, ou seja, a direção ética é combinada com uma direção político-profissional.

    FONTE;Estratégia,Nilza Ciciliati


ID
5273608
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Saltinho - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para atuar em programas sociais o orientador deve entender e praticar regras. Saber principalmente respeitar as diferenças entre os indivíduos e promover o bem comum. Leia com atenção o conceito abaixo: “Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.”
O conceito refere-se à:

Alternativas
Comentários
  • GAB: C


ID
5273644
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Saltinho - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As relações sociais e as atitudes são parte da construção da imagem profissional. As práticas sociais, o modo como vivemos em sociedade e o nosso comportamento referem-se à ética. São exemplos de atitudes éticas, exceto:

Alternativas

ID
5289649
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Cuitegi - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Importante se faz o entendimento de que a ética não pode ser confundida com a moral, pois a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

  • A

    Na contemporaneidade a ética deve ser entendida como conhecimento ou valores ideais desligados da vida cotidiana e da prática social dos homens.

    B

    Tradicionalmente a ética era pensada como um ideal, como um conjunto de ideias e como um valor abstrato, restrita ao campo filosófico. Assim, os princípios da liberdade e da igualdade não eram concebidos abstratamente e de maneira a-histórica.

    C

    Os valores morais surgem das necessidades históricas dos homens. Uma vez instituídos, passam a se estruturar como um conjunto de normas morais que visa à desregulamentação do comportamento dos indivíduos.

    D

    Importante se faz o entendimento de que a ética não pode ser confundida com a moral, pois a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

    E

    A discussão sobre os fundamentos sócio-históricos da ética é de extrema relevância no debate do serviço social, mas não contribui para a compreensão da perspectiva do nosso projeto profissional e dos desafios que este vem colocando para a profissão na atualidade.


ID
5307514
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5307517
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sapé - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico.
( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais.
( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975.
( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas

ID
5380747
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Gurinhém - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os fundamentos sócio-históricos da ética, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Importante se faz o entendimento de que a ética não pode ser confundida com a moral, pois a ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

ID
5380750
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Gurinhém - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as proposições sobre a trajetória histórica da ética profissional no serviço social e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As tendências éticas no serviço social se configuram de forma específica em cada contexto e momento histórico.
( ) Na atualidade da profissão é evidenciada a presença do conservadorismo moral religioso, com a internalização de valores e normas de condutas tradicionais, tanto na formação profissional, quanto na formação moral dos indivíduos sociais.
( ) Os pressupostos neotomistas e positivistas orientaram a ética tradicional no serviço social durante o período que vai do primeiro código de ética em 1947, passando pelo segundo em 1965 até o terceiro em 1975.
( ) No código de ética profissional do/da assistente social de 1986, a ética consegue romper com a visão tradicional que vinha marcando todos os códigos anteriores. Porém, não demandou a adoção de um pensamento crítico-histórico buscado no pensamento marxista.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (V)

    (F) Na atualidade, ainda que o conservadorismo atravesse a profissão, tanto a formação profissional, quanto a formação ética dos profissionais são orientadas no sentido do atual projeto ético-político.

    (V)

    (F) Conforme Barroco o código de ética de 1986 se aproximou sim do marxismo, no entanto "não foi suficientemente desenvolvido em sua parte operacional e em seus pressupostos teóricos, orientados pelo marxismo. Dom o objetivo de ampliá-los, foi feita a reformulação de 1993, em um contexto muito diverso daquele que em 1980 favoreceu a construção do projeto de ruptura profissional".


ID
5384563
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Ponta de Pedras - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para apreender os fundamentos da ética faz-se necessário buscar a gênese do ser social na história. Suas formas de ser são categorias objetivas, ou seja, sócio-históricas. Nesse sentido, o campo da reprodução social das objetivações ético-morais constitui-se pela(o)

Alternativas
Comentários
  • "Ao conjunto dos modos de ser ético-morais desenvolvidos historicamente pelos homens, a partir de determinado estágio de organização do trabalho e da vida social, denominamos campo das objetivações ético-morais, constituído: 1) pelo sujeito ético-moral; 2) pela moral; 3) pelo conhecimento ético; 4) pela práxis ético-política." (BARROCO, 2008).


ID
5392048
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao refletir sobre as dimensões da ética na área da saúde, o Assistente Social precisa aprofundas seus conhecimentos para qualificar sua intervenção.

Este procedimento exige que o AS

Alternativas

ID
5403481
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A esfera normativa da ética expressa no Código Profissional de Assistentes Sociais, exigida, por determinação estatutária, a todas as profissões liberais, diz respeito

Alternativas
Comentários
  • Esfera normativa: expressa no Código de Ética Profissional, exigido, por determinação estatutária, de todas as profissões liberais. Trata-se de um código moral que prescreve normas, direitos, deveres e sanções determinadas pela profissão, orientando projeto profissional com uma direção social explicita.

    80 anos do Serviço Social no Brasil: marcos históricos balizados nos códigos de ética da profissão

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Vamos, então, analisar as alternativas:

    B – Correta. Ao código moral que prescreve regras, direitos, deveres e sanções determinadas pela profissão, orientando o comportamento individual dos profissionais e buscando consolidar um determinado projeto profissional com uma direção social explícita. Conforme Barroco (1999, p. 129), a esfera normativa, expressa no Código de Ética Profissional, exigido, por determinação estatutária, de todas as profissões liberais. Trata-se de um código moral que prescreve normas, direitos, deveres e sanções determinadas pela profissão, orientando o comportamento individual dos profissionais e buscando consolidar um determinado projeto profissional com uma direção social explícita.

    A, C e D – Incorretas.

    Gabarito: B

    Referência:

    BARROCO, M. L. Os fundamentos sócio-históricos da ética. Capacitação em Serviço Social e política social: crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Módulo 2. Brasília: Cead/UnB-CFESS-ABEPSS, p. 120-136. 1999.


ID
5454493
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao desenvolver sua consciência, o homem evidencia o caráter decisório de sua natureza racional. Todas as atividades sociais e individuais exigem escolhas e decisões. Todo ato social surge de uma decisão entre alternativas acerca de posições teleológicas futuras. Sobre a ética, as escolhas e o valor, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "O fato de toda ação consciente conter uma posição de valor e um momento de decisão propicia o entendimento de que a gênese do valor e das alternativas seja dada somente pela avaliação subjetiva dos indivíduos. Valor e alternativas, no entanto, são categorias objetivas, pois são objetivações do ser social, produtos concretos de sua atividade."

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8QQ0Gyz6x815V3u07yLJ.pdf


ID
5518216
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

“No cotidiano, o home vê o “nós” através do “eu”; o eu tem fome, como diz Heller (1992).”


Matos (2017) faz uma importante discussão sobre o cotidiano ao analisar a ética profissional. Pode-se afirmar que é no cotidiano, insuprimível, que a prática do assistente social toma consistência. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:


I. Para uma reflexão crítica é preciso que o assistente social eleva a singularidade para a genericidade, ou seja, o caso representa uma expressão da questão social.

II. A moral pode propiciar a suspensão da vida cotidiana e possibilitar a interligação entre singularidade e genericidade, desta forma a intervenção profissional busca atender a coletividade.

III. O assistente social sendo um ser social fica impossibilitado de suspender o cotidiano uma vez que faz parte do sistema capitalista enquanto sujeito, e também enquanto trabalhador.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, a moral suspende a vida cotidiana? A reflexão e a mediação sim, mas a moral?

  • Também achei esquisita a alternativa II, mas ao pesquisar encontrei o seguinte:

    "Heller citada por Carvalho (2000) aponta quatro formas de suspensão da vida cotidiana (passagem do homem meramente singular ao humano genérico): o trabalho, a arte, a ciência e a moral. O autor ensina que a vida cotidiana se insere na história, se modifica e modifica as relações sociais. Mas essas modificações dependem da consciência que os homens portam de sua ‘essência’ e dos valores presentes ou não ao seu desenvolvimento (CARVALHO, 2000, p. 29)."


ID
5531464
Banca
Ufersa
Órgão
UFERSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética do/a Assistente Social (Resolução CFESS nº 273/93, de 13 de março de 1993) versa sobre o pensar a ética como pressuposto teórico-político que remete ao enfrentamento das contradições postas à profissão, a partir de uma visão crítica e fundamentada teoricamente. Nesse sentido, assinale a alternativa que versa sobre os princípios fundamentais:

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética Princípios Fundamentais

    I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais;

    II. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;

    III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;

    IV. Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida;

    V. Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;

    VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; Código de Ética Princípios Fundamentais

    VII. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

    VIII. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero;

    IX. Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos/as trabalhadores/as;

    X. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional;

    XI. Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.  

  • A questão requer conhecimento do Código de Ética do/a assistente social (Resolução CFESS nº 273/93, de 13 de março de 1993).

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. Garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados nesse código. A alternativa constitui um direito do/a assistente social (dos direitos e das responsabilidades gerais do/a assistente social), de acordo com o “Art. 2º, alínea a” do Código de Ética de 1993.

    B – Correta.  Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda a sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras. A alternativa constitui um princípio fundamental de acordo com o Código de Ética de 1993.

    C – Incorreta.  A Participação em programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades. A alternativa constitui um dever do/a assistente social (dos direitos e das responsabilidades gerais do/a assistente social), de acordo com o “Art. 3º, alínea d” do Código de Ética de 1993.

    D – Incorreta. A democratização das informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as. A alternativa constitui um dever do/a assistente social (da relação com os/as usuários/as), de acordo com o “Art. 5º, alínea c” do Código de Ética de 1993.

    Gabarito: B