SóProvas


ID
1669246
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Gestão Participativa tem sua origem na administração, e traz como concepção a importância da participação de todos os atores envolvidos no processo, tanto no compartilhamento de decisões e méritos, quanto nas responsabilidades. Essa prática evidencia

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Questão similar: 

    . (Cespe-UnB/ACE – TC-AC/2008) O modelo de excelência em gestão pública está fundamentado nos princípios da gestão pública pela qualidade. Esses princípios não incluem:

       a) a satisfação do cliente;

       b) o envolvimento de todos os servidores;

       c) a melhoria contínua;

       d) a gestão participativa;

       e) a centralização decisória

  • RESPOSTA A 


    A Gestão Participativa tem como sua principal característica a integração e participação de todos, de forma que todos contribuam nas decisões, nos processos, no ambiente, no clima organizacional, mas não para trazer um clima feliz e funcionários satisfeitos e valorizados somente, dua forma descentralizada e horizontalizada tem como objetivo o aumento de produtividade e, consequentemente, alcance de resultados.Sendo assim cada ator participativo tem uma parcela de comprometimento e de responsabilidade.


    "Tal ênfase implica que cada pessoa está consciente da sua responsabilidade individual com os resultados a serem perseguidos pela equipe, pela empresa, por todos. Este comprometimento é a característica mais importante da administração participativa, pois disciplina a atuação individual de cada pessoa, impossibilitando da gestão participativa ser conduzida para uma estratégia de assembléia ou apenas de conter reclamações dos  colaboradores. "http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-gestao-participativa-como-modelo-de-gestao/44006/

  • Segundo Maranaldo (1989, p. 60), a Administração Participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar. Visando através dessa participação, o comprometimento com os resultados (eficiência, eficácia e qualidade) não deixando a organização apresentar desqualificação.

  • Competência interpessoal  é a habilidade de envolver todos no processo de decisão por meio de processos de gestão participativa.