SóProvas


ID
1669330
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Donald Winnicott descreveu uma conduta emocional da mãe a respeito de seu filho e apontou que os diferentes graus de perturbação psíquica se instalam a partir dos êxitos ou fracassos da sustentação, também denominada

Alternativas
Comentários
  • Holding – Trata-se de uma função de “sustentação”, ou seja, a mãe instaura uma rotina (repetitiva) de cuidados cotidianos que vão sustentar, não somente corporal, mas psiquicamente, a criança.            
    .                                                                                                
  • Três tipos de suporte:


    Holding (sustentação): capacidade da mãe em ofertar apoio egoico. Se identifica com o bebê e satisfaz suas necessidades;


    Handling (manejo): manejo cuidadoso, contato físico adequado;


    Apresentação dos objetos transicionais

  • É a mãe enquanto ego auxiliar.

  • Para Winnicott a sustentação ou holding protege contra a afronta fisiológica. O holding deve levar em consideração a sensibilidade epidérmica da criança – tato, temperatura, sensibilidade auditiva, sensibilidade visual, sensibilidade às quedas – assim como o fato de que a criança desconhece a existência de tudo o que não seja ela própria. Inclui toda a rotina de cuidados ao longo do dia e da noite. A sustentação compreende, em especial, o fato físico de sustentar a criança nos braços, e que constitui uma forma de amar. A mãe funciona como um ego auxiliar.

    Winnicott propõe que, durante os últimos meses de gestação e primeiras semanas posteriores ao parto, produz-se na mãe um estado psicológico especial, ao qual chamou de “preocupação materna primaria”. A mãe adquire graças a esta sensibilização, uma capacidade particular para se identificar com as necessidades do bebê.

    O holding feito pela mãe é o fator que decide a passagem do estado de não-integração, que caracteriza o recém-nascido, para a integração posterior. O vínculo entre a mãe e o bebê assentará as bases para o desenvolvimento saudável das capacidades inatas do indivíduo.

    Referencia: