SóProvas


ID
1669426
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 - O século XX foi marcado pelo uso crescente de veículos automotores. Desde então observam-se com maior frequência episódios críticos de poluição do ar. Com o aumento alarmante da poluição e a ameaça de escassez das reservas de petróleo, estudiosos de vários países investem esforços na procura de novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa. De acordo com pesquisadores, a mudança definitiva do século pode ser representada pela revolução nos transportes, por meio de tecnologias que já foram criadas e que poderão estar acessíveis em menos de 20 anos. (http://www.comciencia.br)

Na frase “Desde então observam-se com maior frequência episódios críticos de poluição do ar".
A observação correta que poderia melhorar a escrita desse segmento do texto 1 é:

Alternativas
Comentários
  • Mais e maior não são sinónimos.

    Mais é um advérbio de quantidade ou intensidade que, tal como a própria classificação designa, tem o valor semântico de quantificação, reforçando o sentido da palavra que antecede. Não é, portanto, por acaso que possa parecer estranha a ocorrência de uma estrutura em que o advérbio de quantidade mais preceda o nome/substantivo quantidade, mas isso não significa que haja incorreção nessa construção, pois a presença de mais intensifica/reforça a ideia da quantidade.

    Por sua vez, maior é a forma (especial) do comparativo de superioridade do adjetivo grande, correspondendo a "mais grande". Por isso, assim como é vulgar dizer «uma grande quantidade», também é correto usar-se o comparativo e o superlativo de superioridade de grande para caraterizar a quantidade de que se fala. 

  • Pensei que do ar e aéreo fossem sinônimos!Affff.

  • Melhorar a escrita? Só Deus sabe o que essa banca quis dizer com isso?

  • Maior Frequência  = Mais vezes

  • Sobre letra E:

    acredito que o erro encontra-se na quebra do paralelismo> "episódios críticos dE(prep.) poluição dO(prep. + art) ar. "

    Ou corrigiria para "dA(prep. + art) poluição dO(prep. + art) ar, obedecendo ao paralelismo, ou trocaria "do ar" por aéreo.


    Corrijam-me, caso o entendimento for outro.

  • a colega falou que MAIOR FREQUÊNCIA = MAIS VEZES...  então MAIS FREQUência equivale a o que??????  pq não podem ser sinônimos.

  • Temos um superlativo (maior) e um intensificador (mais). O "exterminador" pergunta se pode trocá-los para melhorar. Semanticamente, não. Mas acho que ele está querendo dar um puxão de orelhas no autor do texto. Não sei se ele tem razão.

  • Cagando na cabeça de quem estudou física, né? Quem estudou engenharia, ou física, sabe que, em uma onda, por exemplo, a frequência é uma grandeza expressa por um número e pode ser mais alta ou mais baixa, logo será uma frequência maior ou menor. O "mais" estaria correto com a palavra "frequente".

  • Não concordo com o Alexandre! Semanticamente é evidente que pode haver a troca. A troca, pelo contrário, iria produzir um sentido muito mais fiel ao real significado que o autor pretendeu dar ao texto.  Maior é um adjetivo usado no grau comparativo, seja no superlativo relativo, seja no comparativo propriamente dito. Portanto, na frase, o autor usou um termo que é essencialmente um adjetivo ("maior") para realizar a função de um advérbio de intensidade. A frase ficaria semanticamente e morfologicamente mais estruturada se fosse substituída por um termo originariamente intensificador (mais)

  • Mas se o ''Mais'' tem valor de advérbio, porque ele está se comunicando com um substantivo feminino ''frequência''? Se o advérbio só se comunica com adjetivo, verbo ou com o próprio advérbio?

  • Concurseira Dias, "Frequência" é de fato uma palavra feminina. Entretanto, não se trata de um substantivo. "Frequência" é um advérbio que leva uma circunstância ao verbo "observaram". "Com maior frequência" exerce a função de adjunto adverbial de frequência (Assim como o diariamente, mensalmente, frequentemente). Fica muito fácil de observar se você colocar a frase na voz passiva analítica, veja:
    "Episódios Críticos de poluição do ar são observados com maior frequência (Ou frequentemente). Diferente seria se a palavra frequência viesse com um determinante, por exemplo: A frequência dos episódios críticos cresce consideravelmente. Nesse caso, sim, estaríamos diante de um substantivo. Sendo assim, o Intensificador "Mais" estará se referindo a outro advérbio "frequência".
    Bons estudos!

  • Obrigada Mateus!! Fui até o professor Pestana, e ele disse que o ''mais'' está exercendo um papel de pronome indefinido por modificar um substantivo.

  • Uhn! Entendi. Faz sentido mesmo. Atentei-me muito para o valor adverbial, mas esqueci que estamos diante de uma Locução Adverbial. E locução adverbial tem, em regra, um substantivo como núcleo. :/
    Desculpa ter feito você ir até o professor! Rs. Mas, faz parte!
    Então, só podemos concluir que o Pronome Indefinido (Mais) exerceria um papel melhor do que o adjetivo (Maior). Ficaríamos diante do mesmo raciocínio, apenas alterando a classificação do termo.
    Show! Obrigado.


  • Preciso questionar quanto à possibilidade de não alterarmos o "maior" por mais (letra b) e sim o "frequencia" por intensidade (letra c ) pois assim manteriamos  o sentido "maior intensidade"~"mais frequencia".. o que acham?

  • Sinônimos não melhoram nada, fica na mesma, do por eliminação, melhor que ficar em toda essa "matemática" onde vocês mesmo se perdem.
  • Posso estar errado, mas eu acertei a questão com física...

    Tratando-se de frequência, quanto maior a frequência, menor a intensidade.

    Por exemplo, se uma bola gira sobre si mesma 3 vezes por segundo, ela gira mais devagar do que uma roda que gira sobre si mesma 2 vezes por segundo.

    Então, na realidade, quanto menor a frequência, maior a intensidade... Já com "mais frequência", o sentido é literalmente "mais vezes", "mais usual".


    Espero que seja essa a razão da resposta. Haha.

  • Daniela, como estamos nos referindo à observação de "episódios", vale a ideia de tempo/frequência, ou seja, vemos que um momento de maior gravidade da poluição (como está descrito na questão seguinte) ocorre mais vezes.

    Tive um pouco de dúvida, mas a eliminei pensando que a ideia de intensidade não cabe no contexto. A intensidade poderia se referir à criticidade dos episódios, sua gravidade, mas não à sua ocorrência.

    Não sei se consegui ser clara, espero que lhe possa ser útil!

  • Bom dia, 

    como muito bem dito pelo professor Alexandre Soares, a palavra maior dá ideia de tamanho. E a frequência não pode ser medida em tamanho, mas sim em intensidade. Logo, devemos substituir o "maior" por "mais".

     

    bons estudos!

  • Meu Deus, não consigo interpretar nada que a FGV quer, e eu pensando que a CESPE era malvada.

  • MAS - conjunção, pode trocar por porém.

    Ex: A espada vence, mas (porém) não convence. 

    MÁS - oposto de boa (pessoa ).

    Ex: Aquelas mulheres são más.

    MAIS - aditivo ou advérbio de intensidade.

    Ex: Trabalhou mais ainda. / Se chega mais de pressa. (intensidade.) 

  • Fui apenas pela lógica da menos errada. kkkkk fgv é foda. Fazer oque?!

  • LETRA B é a menos errada como sempre

     

  • Dica para reescritura de frases da FGV:

    Encontrar a menos errada!!!

  • Só Jesus pra ter misericórdia das nossas almas, pq a FGV tá nem aí. ..kkkk
  • Gab= B

  • colegas!!!!

    mais é adverbio de intensidade, correto?

    e adverbio nunca pode se referir a um substantivo, correto?

    Caso o termo "mais" fosse utilizado, não estaria ele se referindo a um substantivo (frequência), o que seria proibido?

    alguém pode ajudar?

  • Patrícia Vanessa ,

    No caso em tela, o MAIS está se referindo a episódios e não a frequência, pelo menos eu acho!

  • Não existe observação de algo, por tamanho (MAIOR INFORMAÇÃO), e sim por mais vezes (MAIS INFORMAÇÃO).

  • Como costumamos falar também, (MAIORES INFORMAÇÕES), onde o correto seria,(MELHORES INFORMAÇÃES), pois não existe informações dada por tamanho.

  • B. o termo “maior" deveria ser substituído por “mais"; correta