SóProvas


ID
1669468
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Proálcool
No Brasil tivemos um grande programa de uso de biomassa que pretendia ser uma alternativa para o uso de combustível para veículos automotores, conhecido como Proálcool.
[....] O álcool é hoje adicionado à gasolina e as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex. (Paulo Roberto Moraes, Fontes de energia).

O último parágrafo do texto 3 mostra:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi, questão anterior fala que os resultados não foram os esperados. E essa fala o sucesso de um programa. :/ Alguém?

  • Concordo com a Tatiane, se a banca considerou nessa questão que houve sucesso no programa, a resposta da questão anterior deveria ser a letra E, que afirma que o programa foi um sucesso. 

  • Acredito que quando a banca fala sucesso de UM programa, nao necessariamente é o programa Proalcool, citado no inicio do texto. Inclusive, o programa proalcool foi encerrado e anos mais tarde que houve o incentivo a criacao do carro flex, inclusive com apoio do governo para disseminar a tecnologia pelo país. Isso pode ser considerado um novo programa, pois inclusive, os carros flex e a % obrigatoria de alcool anidro na gasolina é fundamental para o setor sucroalcoleiro, sendo assim considerado um sucesso! 
    Ainda, notar que o autor  faz uso das reticencias entre parenteses em: [....] O álcool é hoje adicionado à gasolina e as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex.

    Ou seja, nada impede que antes de terminar o texto o autor tivesse dado continuidade em falar dos programas a favor do uso do alcool no Brasil. 
  • Vamos esperar algum professor comentar esta questão.

  • Os resultados (substituir o petróleo) não foram os esperados, mas isso não significa que o programa foi um fracasso absoluto. O fato de haver carros flex indica que o programa obteve sim algum sucesso, ainda que não tão grande quanto o esperado.

    A meu ver, não há contradição.

  • eu também fiquei igual a TATIANE. tive a impressão que o programa não tinha tido esse sucesso.

  • Há contradição, sim. Se na questão anterior os resultados não foram o esperado, como então, foi um sucesso? 

  • A ideia é a seguinte:

    No segundo parágrafo:

    A prova de que o programa foi um sucesso é que as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex.


    PS: reparem que há um erro de crase, antes de gasolina...


  • Gabarito deveria ser a letra B. No primeiro parágrafo os verbos indicam que o programa foi um fracasso. Ex. ''Pretendia ser uma alternativa...'', indica uma possibilidade que não aconteceu. Na verdade os parágrafos se contradizem.


  • Minha opinião segue o raciocínio da Tassia Pereira.

    Acredito que o sucesso ao qual a questão se refere é o legado deixado pelo programa que fracassou. 

    O programa não atingiu as metas esperadas (fracassou, como visto na questão anterior), mas impactou o setor de tal forma que as industrias passaram a fabricar carros flex.

    Talvez lendo o texto na íntegra, isso fique mais claro do que nessa versão recortada que a banca usou.

  • Questão muuuito mal formulada

  • So Jesus na causa dessas questões de Português da FGV! Algumas a gente tem que adivinhar!:(

  • Se for pra fazer um video comentando a questão desse jeito, pode deixar que eu mesmo faço. Ler a questão e falar o gabarito é facil. Como se fosse uma questão que não fosse dúbia e confusa.

  • Na minha opinião, não há contradição. Quando a FGV diz "O último parágrafo do texto 3 mostra:" atentem-se apenas ao último parágrafo, esqueçam a questão anterior ou o resto do texto, isso é típica questão de Compreensão.

  • A alternativa "A" é a menos errada, digamos assim, porque não vejo como sucesso você pensar em um programa para atingir o "objetivo A" e no final ser um sucesso porque "atingiu B". 
    Não seria sucesso, mas quiçá sorte de uma alternativa viável ter aparecido no meio do caminho.
  • O sucesso do programa Proálcool foi tão grande que as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex. 
    O álcool é hoje adicionado à gasolina > Há fontes que informam que o Álcool já pode ser adicionado juntamente ao combustível Gasolina em carros que não são Flex (apenas 27 %), sem causar danos aos automóveis.
    Letra (A)

  • Que isso dessa banca... O professor não explicou coisa com coisa. Tem uma didática confusa e prolixa.

  • ué!? Na questão passada não falou que foi um fracasso?

  • Se no texto diz que a montadora de automóveis colocou no mercado opções que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, porque hoje é adicionado álcool à gasolina. Como que este programa teve sucesso??? 

    Entendi que foi uma falta de previsão dos cientistas pois eles só tomaram providência de mudar os motores dos automóveis depois que o combustível já estava sendo alterado...

    Estou errada????????

  • "O sucesso de um programa" é diferente de " o sucesso do programa".

  • a) O significado de sucesso é algo que sucede; acontecimento. Qualquer resultado de um negócio, um empreendimento. O parágrafo mostra o sucesso de um programa, que não foi algo que obteve 100% de resultado positivo, mas, mesmo assim, foi utilizado para algo. Correta.


    b) O parágrafo não fala em desilusão. Errada.


    c) O parágrafo não cita cientistas. Errada.


    d) O parágrafo não cita autoridades do setor energético. Errada.


    e) O parágrafo não fala da modernização das indústrias. Errada.

  • CARLOS ALMEIDA , acredito que o Prof. Arenildo Santos  explicou com clareza. Inclusive me tirou uma dúvida no texto explicando o que se trata [....] (Supressão textual). Foi retirada uma parte do texto onde provavelmente teve a passagem da mudança de "resultados inesperados" para "sucesso de um programa".

  • O banca para ter incoerência das questões de interpretação. 

    Historicamente sabemos que o Proálcool não foi um sucesso e o governo nos últimos tempos tentando empurrar o Álcool como substituto da Gasolina, é tão verdade que obriga que seja adicionado álcool na gasolina para que os produtores de cana de açúcar que NÃO fechem as suas portas, por que até o nosso açúcar está mais caro para exportação. O preço do álcool para abastecimento não é vantajoso. Não considero sucesso e sim uma desilusão, mesmo o texto em nenhum momento fala de sucesso ou insucesso. Questão altamente subjetiva....

  • Na questão anterior o gabarito foi:  os resultados não foram os esperados;

    Nessa é exatamente ao contrário, como isso ?

    O programa proálcool não teve o resultado que se esperava, então acabou não se tornando uma alternativa de verdade aos combustíveis. No final, acabou sendo apenas misturado à gasolina. Isso não é um sucesso... É exatamente ao contrário.

    Você tinha um projeto para comprar um Corolla, no final, comprou um Fiat Mobi. Isso foi um sucesso ? Lógico que não, anda, funciona, tudo bem, mas não é um sucesso ainda.

  • Isso mesmo, Vitor. Diante da frustração de um projeto, o que se fez foi adaptar a uma nova idéia e esta não é o foco do texto "Proálcool". Mas é isso, a FGV gosta do inesperado e do incoerente e por isso é ridícula.

  • Uma vez que o gabarito da questão anterior é o fracasso do programa, como este pode ser o sucesso ? eu hein!

  • Caraio, uma questão invalida a outra.

  • Entendam uma coisa, quando a FGV quer algo ela quer exatamente aquilo. Ou seja, tu não aplicas o primeiro parágrafo, tu aplicas só o que eles pedem: o segundo. Eu errei a questão por não levar em consideração isso. Ela não quer a intenção do autor (que não sabemos se escreveu isso pejorativamente ou de forma otimista. Se você ler só o parágrafo não dá para saber a intenção dele. Tente inventar dois tons de voz para a frase para voce ver, não dá para saber) , ela quer  exatamente o que podemos compreender com o terceiro parágrafo: o programa foi um sucesso, tanto que mudou a industria automobilistica. É isso que o parágrafo mostra. 
    O problema é que eu leverei em consideração a 17. Não podemos levar uma interpretação de uma para outra. Esse é o meu maior problema na prova, eu levo uma interpretação de uma coisa para outra, e é aí que a FGV pega a galera. Eu assinalei a B, mas percebo agora que o § nao traz absolutamente nada de desilusão, e sim, só aspectos relevantes, bons, ou positivos.  

  • O Proálcool "pretendia ser UMA alternativa para o uso de combustível" e não a única. Então da menos errada, realmente é a letra A. Infelizmente nem sempre o que o examinador considera ser certo pelo seu ponto de vista é realmente correto.

    Vamos que vamos !!!!

  • Houve sucesso em um programa, pois ele de fato atingiu o setor de produção dos automóveis e culminou na efetiva insersão no mercado de carros adaptados para a utilização de energia alternativa.

     

    "O álcool é hoje adicionado à gasolina e as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex."

  • Quando a gente erra umas 3 em seguidas, bate um medo de errar uma q estar na cara.

    gab A

     

  • Q556486

    Ao dizer que o Proálcool “pretendia” ser uma alternativa para o uso de combustível, o autor do texto 3 está querendo indicar que:

    C: os resultados não foram os esperados;

  • Entendi que o fato de adicionar o álcool à gasolina seria justamente porque ele não atingiu a mesma efetividade desta.

    Nunca marcaria a letra a)....

  • Nessa questão foi necessário notar que o texto está fragmentado, logo, os dois trechos são logicamente "independentes" (não há uma relação de causa e efeito) por isso, a questão anterior te induziria ao erro caso isso não fosse observado. (e por isso errei) A cada dia uma novidade diferente FGV! ❤ KKKKKKKKKK

  • Não é pra ter um tipo de comentário em vídeo desse que eu Pago ao QC mensalmente, ou melhora ou dá a vaga pra outro.

     

  • Galera, não tem lógica e nem sentido. O macete pra resolver a questão é conhecer como essa MERDA de banca funciona. A FGV é uma banca com examinadores idiotas e FROUXOS, que não gostam de criticar as coisas. Eles adotam um comportamente passivo, são ovelhinhas tremendo de medo de serem julgadas (HAHA, mal sabem o que nós falamos deles). Logo, numa questão retardada como essa, você deve marcar a opção mais ISENTONA, a mais bonitinha, que não ataque ninguém, que não afeta niguem, qual seja, a opção A

  • Tiger Tank auhuhuhuhuhhu

  • Marquei a letra B por entender que o projeto não foi um sucesso. Pensaram em algo, mas acabou se transformando em outra não idealizada. "um grande programa de uso de biomassa que pretendia ser uma alternativa para o uso de combustível para veículos automotores, conhecido como Proálcool". Deixou de ser uma alternativa apenas com o Álcool.

  • GENTE, não gosto muito de reclamar, mas esse professor de português deixa muito a desejar.

    Sobre a questão: acredito que a FGV só está pedindo a analise do texto fragmento e não o texto da questão anterior. Pedindo para avaliar o último parágrafo.

    [....] O álcool é hoje adicionado à gasolina e as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool, conhecidos como flex.

    Pelo o álcool está sendo usado hoje, indica o sucesso de uma programa. (a)

    Eu sei que a questão é meio louca, como quase todas da FGV, eu mesmo chorei quando comecei a resolver questões dessa banca (hahaha), mas não podemos nos abalar, quando começamos a fazer muitas questões começamos a compreender um pouco o seu pensamento bipolar.

  • não acredito que este professor conseguiu encontrar uma lógica para resolver essa questão.

  • Se o texto diz que o programa de uso de biomassa PRETENDIA ser uma alternativa, isso quer dizer que não foi. Onde está o sucesso?! Essa FGV é um lixo. Pior é ver professores tentanto justificar esses tipos de gabaritos. Duvido que acertariam sem ver o gabarito da banca.

  • ALTERNATIVA A

    Façam por exclusão. A única alternativa que afronta a tese de que os resultados não forem como o esperado é o gabarito.

    O fato do alcool também ser utilizado nos automóveis flex já demonstram certo sucesso no programa.

    FGV: não vão contra a banca. Pensem como ela.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos!

  • O PROALCOOL foi um programa lançado em 1975, no intuito de estimular a produção do álcool e sua utilização como combustível, tendo em vista o aumento do barril do petróleo ocorrido em razão da crise da OPEP.

    De certa forma, o programa foi bem sucedido, já que, como elucidado no texto, ele "pretendia ser uma alternativa para o uso de combustível para veículos automotores", o que de fato ocorreu, uma vez que o "álcool é hoje adicionado à gasolina e as montadoras de automóveis colocaram no mercado opções de modelos de automóveis que podem ser movidos tanto à gasolina quanto a álcool".

    Ora, se o programa tinha como intuito colocar o álcool como uma alternativa de combustível a ser utilizado pelos veículos automotores, e se, de fato, hoje em dia ele é utilizado em veículos flex, que possibilitam o consumidor escolher se o veículo pode ser movido a gasolina ou álcool, acredito que o gabarito apontado pela banca realmente se mostra adequado.

  • A. o sucesso de um programa; correta

  • FGV te odeio

  • Em algumas dessas questões da FGV o elaborador estava sóbrio. Mas tem umas que não tem como suspeitar

  • Mas se o programa foi um sucesso pq na questão diz que não?

  • Não concordo com o gabarito, se as montadoras criaram os veículos flex, para rodar tanto com álcool ou gasolina, o projeto não teve sucesso.....se não teriam sido criados somente veículos á álcool. Questão bastante discutível.