SóProvas


ID
1669627
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A alteração congênita caracterizada pela inserção do freio lingual muito próximo da ponta da língua com aspecto fibroso ou muscular é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra B

    A anquiloglossia (ou língua presa) é uma anomalia de desenvolvimento da língua, caracterizada pelo freio lingual curto, resultando na limitação dos movimentos da língua. Ocasionalmente, o freio estende-se anteriormente e insere-se no ápice lingual. Tal anomalia é observada, geralmente, em recém-nascidos e em crianças quando o frênulo é muito curto e unido à ponta da língua, limitando seus movimentos normais.
    ______________________________________________________________________________________________________

    D) freio tetolabial persistente (alternativa incorreta)

    O freio labial superior é uma estrutura dinâmica sujeita a variações na forma, tamanho e posição durante os diferentes estágios de crescimento e desenvolvimento do indivíduo. No nascimento, o freio é geralmente largo e espesso e se estende até a papila palatina. Com a erupção dos incisivos permanentes e à medida que ocorre o desenvolvimento do processo alveolar, há uma tendência à atrofia fisiológica e ao afastamento apical da inserção do freio. Quando o freio permanece com a inserção na papila palatina ou na margem gengival é então chamado de freio teto labial persistente. Este pode causar diastema mediano, interferir na escovação, causar recessão gengival, provocar a formação de bolsas periodontais, restringir o movimento do lábio, interferir na fonação e produzir efeito estético indesejável.