- ID
- 78952
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 18ª Região (GO)
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Na formulação de um diagnóstico pulpar, a presença de alguns fatores pode indicar pulpite irreversível, dentre os quais encontra-se
Na formulação de um diagnóstico pulpar, a presença de alguns fatores pode indicar pulpite irreversível, dentre os quais encontra-se
Paciente com 53 anos de idade, sexo feminino, busca
atendimento odontológico após encaminhamento realizado por
seu médico. Sua queixa principal consiste em ter espaços protéticos
no arco inferior e sua expectativa é a reabilitação por
meio de implante. A paciente relata ser tabagista e mostra sobrepeso.
Durante a realização de procedimentos de semiologia oral, a coleta da informação diagnóstica
As infecções odontogênicas podem se apresentar através de uma celulite ou de um abscesso. Com relação aos sinais e sintomas, marque C para celulite e A para abscesso.
( ) Sua duração é aguda.
( ) Apresenta dor intensa e generalizada.
( ) Seus limites são difusos.
( ) Sua gravidade é menor.
( ) Não apresenta pus.
( ) As bactérias predominantes são aeróbias.
( ) As bactérias predominantes são anaeróbias.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas com relação à Angina de Ludwig.
( ) Envolve os espaços submandibular, sublingual e submentoniano bilateralmente.
( ) É um abscesso de evolução rápida.
( ) Ocasiona trismo, sialorreia e dificuldade de deglutição.
( ) Pode causar dificuldade para respirar.
( ) Seu tratamento se baseia apenas na prescrição de antibióticos.
( ) Pode evoluir com uma velocidade alarmante e causar morte por asfixia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O dente invaginato é uma profunda invaginação da superfície para dentro da coroa ou raiz. De acordo com Hélio P. Lopes e Siqueira Jr, quais são os dentes mais afetados, nesse caso?
A odontodisplasia regional também é chamada de:
Uma doença autossômica dominante do desenvolvimento dentário, onde os dentes se apresentam opacos, de cor violácea, cinza azulado ou âmbar. Acarretando formação defeituosa (submineralização) de toda a dentina é:
A anquilose é uma alteração de erupção dentária, na qual o dente fica abaixo da linha de oclusão, geralmente o dente mais afetado na dentição decídua é o:
Segundo Guedes-Pinto, a fluorose geralmente ocorre de forma simétrica nos arcos dentários. Normalmente, os dentes mais afetados pela fluorose são:
Segundo Corrêa, nódulos de Bohn são:
Segundo Laskaris, com relação ao Taurodontismo, é incorreto afirmar que:
Segundo Laskaris, com relação à anquilose, é incorreto afirmar que:
Segundo Laskaris, com relação aos Grânulos de Fordyce, é incorreto afirmar que:
Segundo Corrêa, com relação à amelogênese imperfeita hipoplásica, é incorreto afirmar:
Qual patologia possui um acentuado potencial de crescimento e, pode causar separação de dentes devido à pressão exercida por este crescimento. Apresenta-se exclusivamente na gengiva e no processo alveolar edentado, sendo mais frequente em mulheres, e a mandíbula é mais acometida do que a maxila:
Paciente com 65 anos de idade, sexo masculino, refere
ser aposentado como trabalhador rural, além de um consumo
diário de cerca de dois maços de cigarro. O paciente utiliza
prótese total superior e, mesmo sendo parcialmente edêntulo
no arco inferior, não faz uso de prótese parcial removível
inferior. O exame clínico mostra uma lesão localizada no
assoalho da boca, em forma de placa branca, rugosa e
granulosa, com bordas de contorno irregular.
O diagnóstico diferencial é efetuado por
Alguns fatores relacionados à história da queixa principal de paciente com 24 anos, sexo feminino, são importantes para o prognóstico quanto à irreversibilidade de uma inflamação pulpar. Dentre estes fatores, está a dor
Durante a anamnese, paciente com 51 anos de idade, sexo masculino, relata não desenvolver hábitos como morder objetos e também não utilizar cachimbo, apesar do aspecto clínico de desgaste patológico das superfícies oclusal e incisal dos dentes. A superfície dental apresenta uma aparência polida e lisa com múltiplas facetas. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de
A aplicação de medidas para prevenção da erosão dentária
Atenção: Para responder às questões de números 55 a 57,
considere os dados abaixo:
Paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, chegou
ao consultório odontológico cerca de duas horas após um
acidente de automóvel. O dente 21 sofreu avulsão e o dente 11
apresenta uma fratura coronorradicular. O exame clínico mostra
ausência de exposição pulpar no dente 11.
Um prognóstico desfavorável para o dente 21 consiste na
A presença de pigmentação difusa, com os dentes apresentando coloração marrom-avermelhada e fluorescência vermelha quando expostos à luz ultravioleta de Wood, são características de:
Assinale a afirmativa que defina, corretamente, concrescência.
São causas de alteração de cor em dentes despolpados, EXCETO:
Quando a infecção dentária se difunde profundamente para os tecidos moles, em vez de extravasar pela superfície através das vias oral ou cutânea, os espaços fasciais podem ser afetados. Acerca das infecções dos espaços fasciais, é correto afirmar que :
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas. Os tumores metastáticos para a cavidade oral são incomuns e representam, aproximadamente, 1% das malignidades orais. Tais metástases podem ocorrer no osso ou nos tecidos moles. A localização mais comum de metástases para os tecidos moles orais é a _________________ e a segunda é a __________________.
A escovação dentária é um método mecânico de remoção da placa bacteriana. Marque a alternativa que contém outro método de remoção mecânica da placa:
Paciente de 23 anos apresenta-se ao consultório e, durante a anamnese, relata que foi submetido a três cirurgias para correção de fissura labiopalatal. Quando era criança, não se preocupava muito com o fato de ser portador do distúrbio. No entanto, na fase adulta, em decorrência de suas inúmeras implicações, tem-se sentido bastante desconfortável.
As fissuras labiopalatais
Um paciente, com 47 anos de idade, apresenta na mucosa jugal, tanto no lado direito quanto no esquerdo, uma lesão branca, assintomática, com estrias de Wickham. O diagnóstico apresentado trata-se de
Segundo a literatura, cerca de 90% dos dentes supranumerários ocorrem no maxilar superior. Analise os critérios que fundamentam a necessidade de exodontia.
I. Quando sedia um cisto dentígero.
II. Quando participa da formação de um diastema.
III. Quando existe uma sobremordida profunda.
IV. Quando representa a causa do desposicionamento de um dente permanente na arcada dentária.
Estão corretas somente as afirmativas
A ausência congênita de dentes pode ser uni ou bilateral. Os dentes permanentes mais frequentemente ausentes são
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Síndrome de Papillon-Lefevre é uma doença caracterizada por manifestações bucais e dermatológicas, e apresenta doença periodontal apenas na dentição decídua com perda precoce do suporte ósseo.
( ) A osteogênese imperfeita tipo II é severa com extrema fragilidade óssea e fraturas frequentes.
( ) A Síndrome de Pierre Robin é caracterizada por micrognatia, retração da língua e fissura palatina.
Em relação à cárie de acometimento precoce, é correto afirmar que o(a)
Após a realização de um exame radiográfico em uma criança de 4 anos, o profissional observou que os molares apresentavam uma alteração caracterizada por uma câmara pulpar alongada no sentido oclusoapical. O provável diagnóstico é
De uma forma geral, pode-se afirmar que quase todos os tecidos da face e do pescoço originam-se do ectoderma. Existem cinco estágios no desenvolvimento craniofacial. As anomalias craniofaciais são resultantes de problemas que surgem no
Relacione a área às alterações avaliadas de acordo com a ordem para o estudo radiográfico das alterações dentais e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Todo o dente
(2) Coroa dentária
(3) Raiz dentária
(4) Cavidade pulpar (câmara pulpar e canal radicular)
( ) cárie, abrasão, erosão e dens in dent.
( ) anomalias de número, forma e erupção.
( ) reabsorção interna e calcificações.
( ) reabsorção externa, hipercementose e dentinogênese imperfeita.
Relacione a anomalia com sua respectiva característica radiográfica e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Amelogênese imperfeita
(2) Dentinogênese imperfeita
(3) Odontodisplasia regional
(4) Hipoplasia de Turner
( ) nesta anomalia, o esmalte e a dentina são hipoplásicos e hipocalcificados. As câmaras pulpares são grandes e os canais pulpares amplos porque a dentina hipoplásica é fina. O esmalte é fino e menos denso que o normal.
( ) independente do tipo, nesta anomalia os dentes apresentam obliteração parcial ou completa das câmaras pulpares. As coroas, embora sejam geralmente de tamanhos normais, apresentam uma aparência bulbosa devido à constrição da porção cervical. Podem revelar atrição de branda à grave da superfície oclusal.
( ) as irregularidades do esmalte alteram o contorno do dente afetado e, frequentemente, são visíveis radiograficamente. A região envolvida da coroa pode aparecer como uma zona radiolúcida mal definida.
( ) a identificação é feita, principalmente, pelo exame clínico. Dependendo do tipo dessa anomalia, a densidade do esmalte pode variar de normal, igual ou até menor que a densidade da dentina.
Paciente do sexo masculino, com 65 anos de idade, comparece ao consultório odontológico com queixa de que no último ano seus dentes da maxila se separaram. Ao exame clínico, notou-se ausência de sinais de doença periodontal. O exame radiográfico periapical da maxila mostrou uma ligeira perda óssea periodontal, compatível com a idade do paciente, além de hipercementose irregular nas raízes de quase todos os elementos dentários e um aspecto de “flocos de algodão” do osso adjacente.
A patologia de base do paciente mais provável é a:
Qual dos seguintes distúrbios de desenvolvimento do dente NÃO se relaciona à forma do dente?
Associada ao caráter autossômico dominante, esta lesão afeta ambas as dentições. O esmalte destaca-se com facilidade, tornando os dentes opalescentes e acinzentados, com dentina anormal, que também se destaca facilmente pela atrição.
Esta descrição é compatível com
A fluorose dentária pode ser confundida com hipoplasia do esmalte, mancha branca em superfície lisa e amelogênese imperfeita. Uma característica clínica dessa anomalia da formação dentária que pode ser útil na formulação da hipótese diagnóstica de fluorose dentária corresponde à
A concrescência é a união de dois dentes adjacentes apenas pelo cemento; além disso, pode-se afirmar que
Paciente com 61 anos de idade, sexo masculino, tem pele clara e apresenta uma mancha focal homogênea branco-leitosa na superfície exposta do lábio inferior e as margens do vermelhão do lábio estão mal definidas.
Paciente com 39 anos de idade, sexo masculino, apresenta indicação para extração do dente 17. O exame clínico mostra um apinhamento dental na região posterossuperior direita e o exame radiográfico revela a ausência do espaço do ligamento periodontal separando as raízes dos dentes 17 e 18.
Segundo Dean, Avery e Mc Donald (2011), a esfoliação prematura dos dentes decíduos anteriores é um achado clínico odontológico diagnóstico da seguinte condição:
A condição que representa uma síndrome congênita rara com ausência ou vestígios das clavículas, seios maxilares pequenos, prognatismo mandibular, fontanelas abertas em idade tardia, dentes supranumerários e erupção atrasada dos dentes permanentes é denominada
Qual é a alteração associada com a Doença de Paget frequentemente encontrada no exame radiográfico dentário dos pacientes portadores dessa condição?
Considerando as alterações congênitas que acometem o desenvolvimento dental assinale a alternativa correta.
Em relação à angiomatose de Sturge-Weber, é incorreto afirmar que
Sobre as alterações em saúde bucal mais frequentes nas crianças, cita(m)-se:
Entre os agentes teratógenos que afetam o desenvolvimento craniofacial, pode-se afirmar que
Preencha as lacunas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
______________ e _______________ são bons preditores para a progressão para aids, enquanto que _________________ é considerado (a) um definidor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
A união pelo cemento de dois dentes formados, ligados ao longo das superfícies radiculares, normalmente observado na região posterior da maxila e que pode contribuir para complicações transoperatórias em cirurgia bucal, denomina-se, segundo Neville:
A presença das “Estrias de Wickham” é o critério diagnóstico de:
De acordo com Proffit (2007), o defeito congênito mais comum envolvendo a face e os maxilares, seguido de perto apenas pelo defeito congênito de pés chatos no espectro total dos defeitos, é a fissura do lábio, do palato, ou menos comumente, de outras estruturas faciais. As fissuras surgem em qual estágio de desenvolvimento embrionário, e qual a sua causa?
Assinale a opção que, segundo Neville et al. (2004), NÃO apresenta uma das causas congênitas e hereditárias da macroglossia.
Lesões fundamentais determinam alterações morfológicas básicas que a mucosa bucal pode sofrer em decorrência dos processos patológicos. A elevação circunscrita e sólida com mais de 5mm de diâmetro que pode estar localizada na superfície ou em camadas profundas da mucosa bucal, podendo ser séssil ou pediculada denomina-se:
Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Durante o ciclo vital do dente podem ocorrer transtornos de desenvolvimento na fase de morfodiferenciação. Determine, a seguir, as alterações em virtude de um desenvolvimento deficiente.
A agenesia de vários elementos dentários associada a anormalidades sistêmicas denomina-se
As anomalias dentárias podem ser consequências de fatores ambientais e ligados ao desenvolvimento. Com relação a essas anomalias, associe a coluna da direita com a da esquerda. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Anomalia estrutural
(2) Anomalia dimensional
(3) Anomalia morfológica
(4) Anomalia quantitativa
( ) distomolar.
( ) taurodontia.
( ) microdontia.
( ) displasia dentinária.
A cúspide em garra é uma anomalia de desenvolvimento que pode estar presente na Síndrome de
As fissuras labiopalatinas são o segundo defeito mais comum que se apresenta ao nascimento. É uma alteração do desenvolvimento da linha média facial durante a fase pré-natal que pode afetar lábios, gengivas, palato duro e mole. Segundo Haddad (2007), a classificação das fissuras labiopalatinas preconizada por Spina et al. (1972), estabelece como ponto de referência anatômico
Dentre as anomalias dentárias, as alterações adquiridas são aquelas que se iniciam depois do desenvolvimento dentário. Associe as duas colunas relacionando as condições patológicas adquiridas com suas respectivas definições.
(1) Atrição
(2) Abrasão
(3) Erosão
(4) Reabsorção
( ) remoção da estrutura dentária por osteoclastos.
( ) resultante de ação química que não envolve ação bacteriana.
( ) desgaste dentário fisiológico resultante de contatos oclusais.
( ) desgaste dentário não fisiológico causado por objetos.
A sequência correta é
A alteração de desenvolvimento caracterizada, radiograficamente, por um aumento da dimensão da câmara pulpar no sentido oclusoapical é conhecida como:
Determine a anomalia de desenvolvimento que resulta em pontos menos mineralizados na superfície do esmalte e áreas de formação irregular.
Julgue o item a seguir, no que se refere ao cuidado bucal na população idosa.
Qual é o fator mais importante para o desenvolvimento do carcinoma espinocelular de lábio?
Como é denominado o distúrbio de desenvolvimento dos dentes que é caracterizado pela união de dois dentes já formados através do cemento?
Segundo LOBAS et al.(2006), o distúrbio de desenvolvimento dos dentes caracterizado por uma curvatura ou angulação incomum das raízes dentárias, cujo diagnóstico é radiográfico, denomina-se:
Segundo LOBAS et al.(2006), qual é o supranumerário mais frequente?
A anomalia dentária, na qual é visualizado um defeito no esmalte de dentes permanentes causado por doença inflamatória periapical no dente decíduo sobrejacente e que, radiograficamente, é observada a falta significativa de esmalte e irregularidades na superfície do esmalte e dentina, denomina-se
Em relação à etiologia das fissuras labiopalatais, não se conseguiu isolar um fator causal específico, mas, sim, enumerar alguns possíveis fatores genéticos e ambientais. Assinale a alternativa que apresenta três possíveis agentes teratogênicos discutidos na literatura.
Em pacientes com fissuras labiopalatinas é notória uma maior ocorrência de anomalias dentárias, nos dentes adjacentes à fenda alveolar. Assinale a alternativa que apresenta três alterações dentárias comuns nesses pacientes.
Paciente VLEB, 18 anos, sexo feminino com queixa de mancha de cor branco-amarelada na região vestibular dos dentes superiores. As manchas não são profundas e restritas ao esmalte, diagnosticadas como fluorose. O tratamento conservador para esse tipo de caso seria:
“[...] As lesões são encontradas com mais frequência na mucosa jugal bilateralmente. Elas também podem ser unilaterais, combinadas com lesões dos lábios ou língua, ou restritas aos lábios ou língua. Áreas brancas, espessadas e fragmentadas podem estar entremeadas a zonas eritematosas, com erosão ou ulceração traumática focal. As áreas brancas da mucosa exibem uma superfície dilacerada e irregular, e o paciente relata que é capaz de remover fragmentos de material branco da área envolvida. A mucosa alterada localiza-se classicamente na porção média da mucosa jugal anterior, ao longo do plano oclusal.” NEVILLE, 2009. p. 288.
As informações acima descrevem lesão intra oral conhecida como
Segundo Lobas et al. (2011), qual distúrbio do desenvolvimento dos dentes, ligado à estrutura dentária, é caracterizado por anormalidades no esmalte e na dentina, tornando a translucência do esmalte dentário anormal com a cor do dente, variando de marrom a cinza?
Segundo Lobas et al. (2011), com relação aos distúrbios de desenvolvimento dos dentes, como é chamada a tentativa frustrada de divisão de um germe dentário com a finalidade de formar dois dentes?
Anomalia dentária que está associada a fluorose é
Leia o texto a seguir para responder a questão:
“Paciente N. O. M., gênero feminino, cinco anos, chegou ao consultório odontológico acompanhado da mãe, com queixa de dor de dente. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista identificou uma lesão cariosa de média profundidade no dente 75, além de biofilme visível, e sangramento gengival em algumas regiões.”
Após a profilaxia, observaram-se manchas brancas na
região cervical da face vestibular de todos os dentes
anteriores. Após a secagem e iluminação adequada,
viu-se que as manchas eram opacas e rugosas. Pode-se
suspeitar inicialmente da ocorrência de:
No que se refere à hipoplasia do esmalte dentário, é correto afirmar que
O exame minucioso da cavidade bucal consiste em uma das etapas fundamentais do exame clínico de um paciente. Para que o cirurgião-dentista possa formular corretamente as hipóteses de diagnóstico e, consequentemente, chegar a um diagnóstico final, é necessário o conhecimento detalhado da cavidade bucal e sua anatomia e das possíveis variações que possa encontrar. Acerca desse assunto, julgue o próximo item.
Um sulco central no dorso da língua, de onde saem
fissuras secundárias em direção à sua borda lateral,
resultando em um aspecto clínico semelhante ao de uma
trama de pelos ou cabelos, caracteriza a alteração na
língua denominada de língua pilosa.