-
Como problemas da Teoria Clássica, podemos citar a falta de preocupação com a organização informal das organizações (só focava na organização formal – linhas de autoridade, descrição de cargos, hierarquia etc.), além de uma ênfase exagerada na centralização, como o princípio da unidade de comando exemplifica. A ideia de uma organização flexível ainda não estava na agenda
-
Letra A - Organizações modernas ou burocracias : impessoalidade, meritocracia e racional.
-
Quando se referir à Burocracia, lembrar de FIP = Formalização, Impessoalidade, Profissionalização.
-
FORMALIDADE
SIGNIFICA QUE AS ORGANIZAÇÕES SÃO CONSTITUÍDAS COM BASE EM REGULAMENTOS EXPLÍCITOS CHAMADOS LEIS, ONDE SÃO ESTIPULADOS OS DIREITOS E DEVERES DOS PARTICIPANTES. AS LEIS CRIAM FIGURAS DE AUTORIDADE QUE TEM O DIREITO DE EMITIR ORDENS.
IMPESSOALIDADE
AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES SÃO GOVERNADAS PELOS CARGOS QUE ELAS OCUPAM E PELOS DIREITOS E DEVERES INVESTIDOS NESSES CARGOS.
A OBEDIÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NÃO LHE É DEVIDA PESSOALMENTE, MAS AO CARGO QUE OCUPA.
PROFISSIONALISMO
SIGNIFICA QUE OS CARGOS DE UMA BUROCRACIA OFERECEM A SEUS OCUPANTES UMA CARREIRA PROFISSIONAL E MEIOS DE SUBSISTÊNCIA. A ESCOLHA PARA OCUPAR UM CARGO EM GERAL DEVE-SE A SUAS QUALIFICAÇÕES, OU SEJA POR MEIO DE MÉRITO
-
As características principais da Burocracia são:
-> Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho - não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.
-> Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.
-> Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas, etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).
Rennó
-
GABARITO A
Modelo Mecanicista:
estrutura vertical;
centralização decisões;
organizações tradicionais;
forma burocrática;
mais rígidas;
regras e procedimentos;
divisão trabalho;
amplitude administrativa estreita;
meios formais;
coordenação
Fonte: Giovanna Carranza
-
Gabarito A
Organização burocrática >>>também chamada de “Organização Formal Moderna”, por alguns autores .
Segundo Max Weber, tem as seguintes características:
- Formalidade nas comunicações
- Impessoalidade
- Profissionalização
- Legalidade das normas e regulamentos
-Racionalidade /Racionalismo e Divisão do Trabalho
- Hierarquia funcional
- Padronização e Previsibilidade
- Meritocracia, e Competência Técnica
- Especialização
Fonte: Prof. Stefan Fantini
-
Não discordo da resposta, mas seria interessante que ficasse claro o que exatamente torna as demais alternativas incorretas.
Encontrei a seguinte explicação que acalmou meu coração:
Formalidade, impessoalidade e profissionalismo são características da burocracia. Regras implícitas não são típicas da burocracia. A divisão do trabalho é rígida, com competência pré-definidas em níveis hierárquicos verticalizados.
Obrigada Prof. Vinicius de Oliveira