-
principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).
A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizaçõe
-
a)
descentralização, transferindo recursos e atribuições para os governos subnacionais. -> O CERTO EH DESCENTRALIZACAO ADM
b)desconcentração administrativa, pela delegação de competência aos administradores públicos, transformando-os em gerentes cada vez mais autônomos. -> DESCENTRALIZACAO
c)centralização das decisões, com confiança limitada e não desconfiança total no servidor.
d)desconcentração administrativa, com controle a posteriori, e não controle passo a passo, dos processos administrativos. -> DESCENTRALIZACAO. MODELO GERENCIAL TEVE INICIO COM O DECRETO LEI 200/67
e)passagem de uma gestão autocentrada para uma abordagem que se orienta pela identificação e atendimento às necessidades e interesses dos cidadãos. -> CORRETOOOO PORRAAAAA
NAO DESISTAM
-
Governos subnacionais: Estados e municípios.
-
(A) INCORRETA. Descentralização não significa "transferência de recursos e atribuições para outros governos", quaisquer que sejam. Significa, porém, a dispersão da autoridade e das atribuições do poder central entre os setores que compõem a estrutura de determinado órgão.
(B) INCORRETA. O termo correto é "descentralização" e não "desconcentração".
(C) INCORRETA. Na NGP não cabe centralização de decisões.
(D) INCORRETA. Novamente, o termo correto é "descentralização" e não "desconcentração".
(E) CORRETA. O foco são as necessidades e interesses da sociedade, dos cidadãos.
Gabarito Letra "E".
-
A B não acredito que seha descentralização, como algumas respostas aq sugerem:
desconcentração administrativa, pela delegação de competência aos administradores públicos, transformando-os em gerentes cada vez mais autônomos.
Acho que é delegação msm...
-
Gestão por Resultados caracteriza-se por ser o ciclo que começa com o (i) estabelecimento dos resultados desejados, a partir da tradução dos objetivos de governo; (ii) prescreve o monitoramento e a avaliação do desempenho da organização ou da política pública a partir do alcance desses resultados; e (iii) retro-alimenta o sistema de gestão, propiciando ações corretivas decorrentes dessa avaliação (Gomes, 2009).
A gestão por resultados é uma das principais recomendações da Nova Gestão Pública. Isso decorre do argumento de ser este modelo apropriado a, simultaneamente:
focar na efetividade ou no que de fato interessa ao cidadão e a sociedade;
flexibilizar a condução dos processos e assim remediar as disfunções burocráticas, relacionadas ao apego excessivo às normas e procedimentos;
e propiciar mais eficiência e accountability.
Adminconcursos
-
Q589676 - A gestão por resultados, na Administração pública brasileira, esteve relacionada com a seguinte mudança institucional e/ou legal: criação das Organizações Sociais.
Q488700 - O modelo de Gestão por Resultados é uma das principais recomendações do movimento denominado de “Nova Gestão Pública”. Trata-se de uma ferramenta que permite ao gestor púbico definir indicadores de desempenho e de performance para acompanhar o atendimento dos serviços prestados ao cidadão.
Q484493 - A gestão por resultados é parte da nova Administração Pública, altamente recomendada por se tratar da tradução dos objetivos das Políticas Públicas em resultados. Essa nova metodologia de gestão vai de encontro aos problemas e mecanismos comuns da Administração Pública. Alguns desses mecanismos são: coordenação por supervisão direta, padronização de procedimentos e de habilidades;
-
Desconcentração > Criação de Órgãos (Mesma pessoa jurídica).
Descentralização > Criação de uma nova pessoa Jurídica.
-
Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Uma gestão pública voltada para a excelência deve:
a) estar focada em resultados e orientada para o cidadão.
Q213536
-
Há um rompimento com o modelo tradicional de administração burocrático voltado para as formalidades e com predomínio dos meios sobre os fins. Há um paradigma de gestão; uma mudança cultural, organizacional e política: em que se gasta (nos meios) e o formalismo na execução (obediência às normas) não agregam nada. No entanto, o que se persegue, os resultados que espera alcançar, esses sim justificam o dispêndio dos recursos públicos. O contribuinte, o cidadão, quer enxergar os resultados das ações, e quer que esses resultem em benefício da sociedade, do próprio Estado, ou ambos.
No orçamento por desempenho, os resultados devem ser priorizados segundo as necessidades expressas pelos cidadãos.
Fonte: administração pública 3° edição Augustinho Paludo
GABA "e"
-
A NGP pretendia que os princípios gerenciais utilizados nas empresas privadas fossem também aplicados no meio público. O NGP é um conjunto dê argumentos e filosofias administrativas aceitas em determinados contextos e propostas como novo paradigma de gestão pública orientada para o atendimento das necessidades e interesse dos cidadãos.
As características propostas pela Nova Gestão Pública são: Caráter estratégico ou orientado por resultado do processo decisório; Descentralização; Flexibilidade; Desempenho crescente e pagamento por desempenho/produtividade; Competitividade interna e externa; Direcionamento estratégico; Transparência e cobrança de resultados (accountability); Padrões diferenciados de delegação e discricionariedade decisória; Separação da política de sua gestão; Desenvolvimento de habilidades gerenciais; Terceirização; Limitação da estabilidade de servidores e regimes temporários de emprego; e Estruturas diferenciadas.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
O que define e diferencia a gestão para resultados de outros modelos é o foco em resultados. O objetivo é romper com uma das principais disfunções da burocracia, que é a autorreferencialidade (foco em atender as demandas da própria Administração Pública).
As alternativas “A”, “B” e “D” trazem características da Nova Gestão Pública. Nesses casos, devemos buscar a alternativa “mais correta”, ou seja, aquela que mais se adequa ao que está sendo pedido no enunciado. Como o enunciado pede especificamente característica do modelo de gestão por resultados, temos que a melhor alternativa é a “E”, que descreve especificamente a mudança de paradigma proposta pela gestão por resultados.
Sei que essas questões mal elaboradas e que tornam a matéria mais subjetiva do que deveria ser podem irritar, porém o quanto antes você aceitar que isso faz parte do jogo e aprender a lidar com essas questões, mais rápido será aprovado.
Gabarito: E
-
Modelo gerencial :
Descentralização das decisões
Centralização dos controles.
-
em gestão por resultado, se falar em cliente ( no caso da gestão pública, o cidadão), as chances de a alternativa ser a certa são grandes.....
-