SóProvas


ID
1669909
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As atividades de Gestão de Pessoas desempenham papel importante na sobrevivência e crescimento de qualquer organização. São objetivos exclusivos do órgão de RH:

I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

II. Gerir a mudança de forma que propicie aceite mútuo entre indivíduos, grupos, instituição e público.

III. Cumprir os aspectos legais, gerar satisfação dos empregados, diminuir absenteísmo e a rotatividade.

IV. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • a) chiavenato (2006)

  • Ué, na afirmativa I, a palavra "ajudar" deveria tornar o item incorreto. Pois, pela lógica, se você ajuda em alguma coisa, então você não mais fará essa coisa de forma exclusiva. Logo, penso eu, que este item devia ter sido considerado errado. Mas enfim, não brigarei com a banca. Pifff!

  • por que a III ta errada?

  • que absurdo.. pela lógica erra-se. A saída seria decorar os livros teóricos.

  • exclusivos foi dose

  • Esse "exclusivo" doeu na alma. 

  • No meu ponto de vista, com relação ao item III, "Cumprir os aspectos legais, gerar satisfação dos empregados, diminuir absenteísmo e a rotatividade", nota-se que como a organização não se restringe apenas a GP, no ponto de "diminuir o absenteísmo" caberá a todos os departamentos, às gerências, aos supervisores e demais lideranças, e não apenas ao RH exclusivamente. 

  • Por eliminação, LETRA A, elimina-se a III, pois na fase contemporânea - moderna, não se fala não se fala nesse critério rígido de cumprimento aos aspectos legais. Mas que questãozinha, hein....

  • Quanto à afirmativa I...

     

    I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

    No meu entender, o que o examinador quis dizer é que cabe somente ao órgão de RH a AJUDA na manutenção de políticas éticas e comportamento socialmente responsável (em outras palavras, só quem pode dar esse suporte é o RH) . Isso explicaria a questão levantada pela Tayna.

     

     

  • A palavra EXCLUSIVO no comando da questão torna errada a banca em si mesma. Nonsense.

  • AGORA A ÁREA DE RH É DEUS!! Morri!!

  • Somente o órgão de RH é responsável por ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável?

     

  • Na minha opinião, a III está mais correta do que a II. O que seria um "aceite mútuo"? Não seria o termo mais adequado "aceitação"? Questão bizarra!

    II. Gerir a mudança de forma que propicie aceite mútuo entre indivíduos, grupos, instituição e público.

  • Voltamos à mesma polêmica, Paulo, quanto ao item I. A Tayna tem toda razão, pois, se o RH ajuda ou suporta algo, ele nunca poderá fazer essa tarefa com exclusividade. Sempre precisará do suporte dos demais departamentos da organização. Logo, o item I está errado (já solicitei comentário do professor). 

    I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

  • Tipo de questão que dá peso ao quesito "sorte do candidato"! JESUS!

  • I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável. 

     

    CORRETO.

    Toda atividade de Gestão de Pessoas (GP) deve ser aberta, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades da área. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita somente às organizações, mas também, e principalmente, às pessoas que nelas trabalham.

     

    II. Gerir a mudança de forma que propicie aceite mútuo entre indivíduos, grupos, instituição e público.

     

    CORRETO.

    Nos últimos tempos, houve um período turbulento de mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, culturais e políticas. Essas mudanças e tendências trazem novas abordagens, mais flexíveis e ágeis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivência das organizações. Os profissionais de GP devem saber lidar com as mudanças se querem realmente contribuir para sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, pro­gramas, procedimentos e soluções.

     

    (continua...)

  • III. Cumprir os aspectos legais, gerar satisfação dos empregados, diminuir absenteísmo e a rotatividade.

     

    INCORRETO.

    O primeiro ponto que a banca deve ter considerado para julgar o item como incorreto é o aspecto "Cumprir os aspectos legais". Isso porque a doutrina não enfatiza o "cumprimento de prazos" como algo exclusivo da área de gestão de pessoas. No entanto, apesar de os livros não o mencionarem, não há como negar que essa área deve se pautar por cronogramas em suas atividades.

    A geração de satisfação e a diminuição do absenteísmo estão corretos. Para que sejam produtivos, os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente. Para os empregados, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal. As pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho e isto requer uma estreita identidade com o trabalho que fazem. Empregados satisfeitos não são necessariamente os mais produtivos, mas empregados insatisfeitos tendem a se desligar da empresa, se ausentar frequentemente e produzir pior qualidade do que empregados satisfeitos. Ou seja, de fato, a GP deve gerar satisfação dos empregados para, consequentemente, diminuir o absenteísmo.

    Quanto ao quarto aspecto "diminuir a rotatividade", é importante aprofundarmos um pouco mais sobre o tema. O índice de rotatividade de pessoal (turnover) mede o giro de entradas e saídas de pessoal. Numa rápida conclusão, poderíamos inferir que a rotatividade é um ponto negativo para a organização. No entanto, a rotatividade de pessoal (desligamento) é o efeito, a consequência de certos fenômenos localizados interna ou externamente à organização que condicionam a atitude e o comportamento do pessoal. É, portanto, uma variável dependente (em maior ou menor grau) daqueles fenômenos internos e/ou externos à organização. 

    Observe, portanto, que um índice de rotatividade de pessoal equivalente a zero denota um estado de total rigidez da organização. Já um índice de rotatividade de pessoal elevado reflete um estado entropia da organização, que não conseguiria fixar e assimilar adequadamente seus recursos humanos.

     

    IV. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

     

    CORRETO.

    A função de GP é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era coloca­da no fazer corretamente as coisas através dos métodos e regras impostos aos funcionários e, assim, obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados. Não se pode imaginar a função de RH sem se conhecer os negócios de uma organização. Cada negócio tem diferentes implicações na área. O principal objetivo desta é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.

     

    Comentário professor Adriel Sá

  • E o pior é que EXISTE GENTE que ainda tenta defender uma MERDA de questão dessa...

  • Não me pergunte como eu acertei

  • Que questãozinha ridícula.

  • Nessa empresa com esse RH deveria demetir todos gestores, pois não fazem nada, só o RH.

     

  • dá até um desânimo de estudar

  • A III só está errada por conta dos aspectos legais?!?! Então, diminuir o absenteísmo é objetivo "exclusivo" do órgão de RH? Tipo, o gerente de linha quer que se dane se funcionários faltam? Afff....

  • Quando a banca fala “objetivos exclusivos do órgão de RH” não quer dizer que são coisas feitas somente por este setor, e sim que são atribuições próprias da Área de Gestão de Pessoas, ok? A doutrina atribui a essa área os seguintes objetivos:

     • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão; (item IV)

     • Proporcionar competitividade à organização;

     • Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

     • Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho;

     • Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

     • Administrar a mudança; (item II)

     • Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável; (item I)

    Analisemos o item III, que está errado:

    III – Errado, pois cumprir aspectos legais não é algo exclusivo da área de GP, não é característica e objetivo próprio desse setor, deve ser feito por toda a organização, principalmente pelos gestores.

    Gabarito: A