-
Gabarito C. Éboli (apud BORGES-ANDRADE; ABBAD e MOURÃO, 2004) esclarece que programas educacionais sempre existiram nas organizações, mas, normalmente, eram restritos aos níveis gerenciais e à alta administração. O surgimento da universidade corporativa, segundo a autora, foi o grande marco da passagem do tradicional centro de treinamento e desenvolvimento (T&D) para uma preocupação mais ampla e abrangente com a educação de todos os colaboradores de uma organização. RIBAS (2014).
-
As cinco disciplinas de Peter Senge: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, pensamento sistêmico.
-
I - Segundo Jeanne Meister (1999), a Educação Corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização” (p.35).Correta.
II - Este conceito envolve a elaboração de novos mapas cognitivos, que possibilitem compreender melhor o que está ocorrendo no ambiente interno e externo e também a definição de novos comportamentos, que comprovam a efetividade da aprendizagem (Fleury e Fleury, 1995) - para entender essa necessidade de mudança dos mapas cognitivos existentes, basta entender que a Educação Corporativa se justifica, segundo a literatura, pela 'incapacidade' do Estado em fornecer para o mercado mão-de-obra adequada. Desta forma, as organizações chamam para si essa responsabilidade, defendendo o deslocamento do papel do Estado para o empresariado na direção de projetos educacionais – Teoria do Capital Intelectual. “As empresas [...] ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa” (Meister, 1999, p. 23). Assim, deve-se mudar a forma de pensar dos indivíduos. Errada
III - transformação e mudança como processo contínuo configura atualização / aprendizagem contínua. - As empresas inicialmente tinham como foco “desenvolver qualificações isoladas, para a criação de uma cultura de aprendizagem contínua, em que os funcionários [aprendessem] uns com os outros e [compartilhassem as] inovações e melhores práticas com o objetivo de solucionar problemas empresariais” (Meister, 1999, p.21). correta
IV - conforme explicado pelo colega Ramiro Loutz (comentário acima) : As cinco disciplinas de Peter Senge: domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe, pensamento sistêmico. Errada.
Gabarito C.
-
I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.(CORRETO) educação corporativa não se restringe ao publico interno.
II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.(ERRADO). Aprendizagem é sinônimo de INOVAÇÃO.
III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.(CORRETO) Educação corporativa é fruto de mudanças.
IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico. (ERRADO). As cinco disciplinas de peter senge refere-se a aprendizagem individual; na educação corporativa o foco é promover treinamentos para TODA a organização.
-
Simone, discordo em relação ao item "IV". Para Senge, as cinco disciplinas por ele colocadas são para a constituição de organizações capazes de aprender generativa e adaptativamente. São elas, como já colocado pelos colegas:
- domínio pessoal: disciplina de aspiração; capacidade de os indivíduos buscarem a efetivação de suas aspirações pessoais;
- modelos mentais: disciplina de reflexão e habilidades de questionamento; ideias profundamente arraigadas, generalizações e imagens que influenciam a visão de mundo e os comportamentos pessoais;
- objetivo comum (visão compartilhada): disciplina coletiva; busca de imagens do futuro que promoveriam o engajamento dos membros;
- aprendizado em grupo: disciplina de interação grupal; reconhecer os padrões de interação entre integrantes de um grupo;
- raciocínio sistêmico: disciplina de aprendizagem; estrutura conceitual, cujo objetivo seria tornar clara a visão de conjunto, a partir da qual as alterações necessárias à melhoria a organização seriam identificadas.