-
Da série questões hediondas. O tema está incluso no tópico Gestão do Conhecimento. Saber isso não é o suficiente para gabaritar o item, pelo contrário. Errei achando que a FCC pegaria o geral, mas o comando é claro "segundo fulaninho". Portanto,gabarito B.
-
A Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997)
como um processo que necessita ser implantado para que a organização se
transforme em uma empresa que gera conhecimento.
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos (Andréia Ribas e Cassiano Salim)
-
gestão do conhecimento é o processo sistematico de identificação, criação, renovação e aplicação de conhecimentos estratégiocos.
-
Aos não assinantes,
GABARITO: B
-
LETRA B
A espiral do conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi:
Nonaka e Takeuchi (1995) consideram que a criação do conhecimento organizacional resultaria da conversão de conhecimento tácito (relacionado ao conhecimento que o indivíduo possui informalmente, dentro de sua estrutura cognitiva) em conhecimento explícito (conhecimento formal e racional em que o conhecimento é explicitado em registros), em um processo espiralado envolvendo tanto a dimensão epistemológica quanto a dimensão ontológica
Os quatro passos para completar a espiral do conhecimento serão apresentados a seguir:
1º Passo – Socialização (tácito para tácito): refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, da imitação ou da prática.
2º Passo – Externalização (tácito para explícito): ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito, e sua comunicação ao grupo, por meio da escrita, da fala ou do desenho.
3º Passo – Combinação (explícito para explícito): caracteriza-se pela padronização do conhecimento. Chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais como um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro etc.
4º Passo – Internalização (explícito para tácito): ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização. Dessa forma, outras pessoas começam a internalizá-los e os utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
Andréia Ribas (2013)
-
Espiral do conhecimento: segundo Nonaka e Takeuchi:
A criação do conhecimento na organização dá-se pela contínua interação entre o tático e o explícito e suas formas de conversão, impulsionadas por diferentes fatores. O importante é criar mecanismos para que as ideias que criem vantagem competitiva, quer criadas internamente ou venham do mundo externo, sejam disseminadas assim que surjam na empresa, removendo as barreiras ao conhecimento tácito.
Fonte: https://www.tiespecialistas.com.br/o-que-sao-conhecimentos-explicito-e-tacito/
-
Espiral do Conhecimento, p mim era um golpe dos cavaleiros do zodiaco.
-
b-
espiral do conhecimento é o modelo seci (socialização, externalização, combinação, internalização), o qual orienta o processo de criação de conhecimento, servindo de base para gestao do conhecimento.
-
O processo de difusão do conhecimento organizacional no sentido de estimular a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito e que promove a interação desses tipos de conhecimento é denominado de Espiral do Conhecimento, segundo Nonaka e Takeuchi.
Gabarito: B
-
De acordo com Nonaka e Takeuchi, o processo de criação de conhecimento nas organizações se relaciona com a interação dos conhecimentos tácitos e explícitos - o que os autores chamam de conversão de conhecimento.
Outro nome para este processo que é muito utilizado é o de “espiral do conhecimento”, pois se refere à ideia de que, com a contínua interação entre os conhecimentos tácitos e explícitos, potencializa-se o desenvolvimento e transmissão destes conhecimentos.
Fonte: Estratégia Concursos