SóProvas


ID
1670167
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

RSA, 45 anos, iniciou há 4 semanas uso de risperidona. Não fez uso de outras medicações no último mês. Há 2 dias, deu entrada no pronto-socorro apresentando hipertermia, distonia, alterações da consciência, disfunção autonômica, elevação significativa de fosfocreatinoquinase e leucocitose. Foram descartados focos infecciosos. O diagnóstico mais provável é:

Alternativas
Comentários
  • Embora a resperidona possa causar uma sindrome anticolinergico o quadro acima nao é de deliriium, e usalmente usamos o haloperidol em surtos psicoticos com delirium, mas as vezes ate usamos  a risperidona em caso de hiperatividade psicotica e agressividade.

    Trata se de sindrome neuroleptia maligna, (SNM) que pode ocorrer  em monoterapia mesmo de antispicóticos atípicos como: olanzapina, clozapina, risperidona.
    Seu diagnóstico obedece a critérios clínicos, dos quais também fazem parte excluir outras condições médicas gerais e psiquiátricas. São sintomas de SNM, isto é, explicáveis pela tomada de neurolépticos:

    Rigidez muscular grave ou em "cano de chumbo" (mais severa que na Síndrome Serotoninérgica).Hipertermia (38-41ºC).Dois oiu mais dos seguintes sintomas:Sudorese abundanteDisfagiaTremorIncontinênciaAlteração do nível de consciênciaMutismoTaquicardia/taquipnéiaPressão arterial elevada ou instávelLeucocitoseEvidência laboratorial de lesão muscular (CPK elevada) Ainda podem ocorrer sintomas adicionais:
    - Outras anormalidades motoras: discinesia, acinesia, crise oculógira, opistótonos, coréia.
    - Sialorréia
    - Complicações respiratórias
    - Convulsões tônico-clônicas generalizadas

    Exames LaboratoriaisLeucocitoseElevação de CPKElevação de aldolase
  • cuidado, pessoal. Essa resposta não guarda relação com o enunciado da questão. A questão exige conhecimento sobre o MCASP:

    As Receitas Orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios:

    1. Natureza;

    2. Fonte/Destinação de Recursos ; e

    3. Indicador de Resultado Primário. eis o erro.