SóProvas


ID
1670209
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

SPR, 45 anos, sexo masculino, com história de uso de álcool há mais de dez anos, em doses progressivamente mais altas, é avaliado pelo psiquiatra que observa quadro clínico caracterizado pela presença de anormalidades oculares (nistagmo vertical), associadas à alteração da marcha (ataxia) e distúrbios de consciência (confusão mental). O diagnóstico mais provável e o tratamento a ser instituído são:

Alternativas
Comentários
  • A  (encefalopatia alcoólica) - AGUDO - provoca a perda do equilíbrio,- ataxia-marcha-desequilíbrio - sonolência, uma tendência a tontura e problemas de movimento dos olhos(nistagmo), além de confusão. Deficiência da tiamina(vitamina B1).

    A  - CRÔNICO - pode inicialmente causar grave perda de memória de acontecimentos recentes. A memória de eventos passados ​​mais distantes parece ser menos prejudicada. Desta forma, as pessoas podem conseguir relacionar-se socialmente e manter uma conversa, mesmo que não recordem o que possa ter acontecido nos dias, meses e anos anteriores ou mesmo que não se lembrem do que aconteceu minutos antes. Tendem a inventar (confabular) coisas, em vez de admitirem que não conseguem se lembrar. Devido ao fato de não conseguir se lembrar das coisas que fizeram recentemente, nunca se cansam de ler sua revista favorita várias vezes. desorientação tempora-espacial- problemas oculares e confabulações.

    Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/disfun%C3%A7%C3%A3o-cerebral/s%C3%ADndrome-de-wernicke-korsakoff