Em relação ao uso abusivo do álcool e às estratégias de prevenção e promoção da saúde referentes a esse uso, avalie se, em geral, as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):
✓ a frequência do consumo abusivo de bebidas alcoólicas é próxima dos 20,0%, igualmente distribuída entre homens e mulheres; nos dois sexos, a frequência é maior nas faixas etárias mais jovens, entre 18 e 44 anos de idade.
✓ O uso do álcool é cultural, sendo permitido em quase todas as sociedades do mundo. Informações sobre “saber beber com responsabilidade e as consequências do uso inadequado de álcool” ainda são insuficientes e não contemplam a população de maior risco para o consumo, que são os adolescentes e os adultos jovens.
✓ O diagnóstico e tratamento precoces da dependência ao álcool têm papel fundamental no prognóstico desse transtorno, o que se amplia em uma perspectiva global de prevenção e promoção da saúde, e se agrava ao constatarmos o despreparo significativo e a desinformação das pessoas que lidam diretamente com o problema, sejam elas usuários, familiares ou profissionais de saúde. Nesse sentido, educar a população é fundamental e as atividades preventivas devem ser orientadas ao fornecimento de informações e discussão dos problemas provocados pelo consumo do álcool, tendo como fundamento uma visão compreensiva do consumo do álcool como fenômeno social, e ao mesmo tempo individual.
As afirmativas são respectivamente: