SóProvas


ID
1670287
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Nódulo avermelhado, pediculado, liso, brilhante, indolor localizado na gengiva inserida do dente 23, medindo aproximadamente 1,4 cm de diâmetro. Paciente relata crescimento lento com sangramento esporádico no manuseio da lesão. Com o quadro clínico descrito, o provável diagnóstico, exame complementar e tratamento indicado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A dica da questão está na faixa-etária envolvida no acorrencia da lesão. O fibroma ocorre predominantemente em adultos de 40 a 60 anos de ambos os sexos. 

  • corrigindo o item b)

    O fibroma ossificante periférico ocorre exclusivamente na gengiva. Apresenta-se como uma massa nodular, séssil ou pedunculada, que usualmente se origina da papila interdental (Figs. 12-41 e 12-42). A coloração varia do vermelho ao rosa, e a superfície é frequentemente, mas nem sempre, ulcerada. O crescimento provavelmente se inicia como uma lesão ulcerada. As lesões mais antigas comumente mostram a cicatrização da úlcera e uma superfície intacta. Lesões vermelhas ulceradas geralmente são confundidas com os granulomas piogênicos, enquanto as rosas, não ulceradas,são clinicamente semelhantes aos fibromas de irritação. Muitas lesões medem menos de 2 cm, embora ocasionalmente possam ocorrer grandes lesões. As lesões geralmente estão presentes por muitas semanas ou meses antes do diagnóstico ser feito.

    O tratamento de escolha para o fibroma ossificante periférico é a excisão cirúrgica local, com o envio do espécime

    para o exame histopatológico. A excisão do aumento de volume deve ser feita subperiosticamente, já que as recidivas são mais comuns se a base da lesão permanecer, ou seja biópsia excisional.