SóProvas


ID
1670710
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para serem considerados fontes documentais válidas em uma pesquisa histórica, os documentos devem ser

Alternativas
Comentários
  • Imagina pra comprovar a veracidade de documentos de 1500 anos passados...kkkkkk dificil né .

  • Infelizmente, o comentário do colega Felipe Lopes não ajudou em nada.

  • Não consegui encontrar nada nos livros de arquivologia que remetesse às fontes documentais de uma pesquisa histórica. Mas, no blog "Seguindo os passos da História" encontrei as seguintes citações, que podem esclarecer o gabarito da questão:

    As fontes históricas são as fontes que o historiador ou outro estudioso que pesquise a História, usa para realizar seu trabalho. [...] ““Fonte Histórica” é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso à compreensão do passado humano. Neste sentido, são fontes históricas tanto os já tradicionais documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tantos mais) como também quaisquer outros que possam nos fornecer um testemunho ou um discurso proveniente do passado humano, da realidade um dia vivida e que se apresenta como relevante para o Presente do historiador”. [...] “Fonte histórica, documento, registro, vestígio são todos termos correlatos para definir tudo aquilo produzido pela humanidade no tempo e no espaço; a herança material e imaterial deixada pelos antepassados que serve de base para a construção do conhecimento histórico. O termo mais clássico para conceituar a fonte histórica é documento. Palavra, no entanto, que, devido às concepções da escola metódica, ou positivista, está atrelada a uma gama de ideias preconcebidas, significando não apenas o registro escrito, mas principalmente o registro oficial. Vestígio é a palavra atualmente preferida pelos historiadores que defendem que a fonte histórica é mais do que o documento oficial: que os mitos, a fala, o cinema, a literatura, tudo isso, como produtos humanos, torna-se fonte para o conhecimento da história”. (SILVA; SILVA, 2009, p. 158).

    Fonte: http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2014/01/a-fonte-historica-e-suas-possibilidades.html

  • Acredito que a letra a, está errada porque só autenticidade não comprova valor histórico e não pelo fato de não se poder comprovar autenticidade de documento de valor histórico. Aliás autenticidade já é uma das características intrínsecas para ser considerado documento.

  • Todo documento de arquivo é produzido como consequência de uma atividade administrativa, e, como tal, deve servir como prova sobre as mesmas, e de fontes de informações sobre a entidade produtora.

    Então, para que um documento seja uma fonte válida para pesquisas, basta que tenha esses dois atributos: seja produto de uma atividade específica, e seja capaz de provar e informar sobre ela e sobre a entidade produtora.

    Outros requisitos não são necessários, como formato, forma, gênero, espécie, etc.

    Gabarito do professor: Letra "E"