GABARITO: D
Na visão do governo, o Brasil era um país atrasado. O próprio FHC, ao iniciar seu governo, deixou claro essa opinião ao anunciar em seu discurso de posse que, "a era Vargas acabou"
Para que os empresários pudessem diminuir seus custos de produção, e, consequentemente, se tornassem mais competitivos, aumentando seus lucros, a solução proposta pelo governo foi promover alterações na legislação trabalhista. Sua justificativa para modificar as leis trabalhistas era que estas eram obsoletas, pois haviam sido criadas ainda no governo de Getúlio Vargas, portanto, necessitavam passar por uma modernização.
A aprovação da Lei nº 9.601/98 ( CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO ) representou um duro golpe para a classe trabalhadora que teve seus direitos historicamente conquistados cortados, com a desculpa do governo de que a nova lei aumentaria os níveis de emprego no país.
Os trabalhadores, ao levarem um "pé na bunda" e ficarem desempregados, não possuíam outra alternativa a não ser aceitarem ser contratados por meio do contrato de trabalho temporário e suas regras. :(((