SóProvas


ID
1670812
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos objetivos prioritários do governo FHC foi desmontar a estrutura do Estado varguista. Do ponto de vista dos trabalhadores, isso significou, entre outras coisas, que

Alternativas
Comentários
  • foram de fundamental importância para o crescimento da burguesia industrial da época. Ao conter o conflito de interesses dessas duas classes, Vargas dava condições para o amplo desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Além disso, o governo agia diretamente na economia realizando uma política de industrialização por substituição de importações.

    Nessa política de substituições, o Estado seria responsável por apoiar o crescimento da indústria a partir da criação das indústrias de base. Tais indústrias dariam suporte para que os demais setores industriais se desenvolvessem, fornecendo importantes matérias-primas. Várias indústrias estatais e institutos de pesquisa foram criados no período. Entre as empresas estatais criadas por Vargas, podemos citar a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Companhia Vale do Rio Doce (1942), a Fábrica Nacional de Motores (1943) e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945).

    Letra  ``D`` 

  • Indiquem para comentário, precisamos de base teórica!

  • GABARITO: D

     

    Na visão do governo, o Brasil era um país atrasado. O próprio FHC, ao iniciar seu governo, deixou claro essa opinião ao anunciar em seu discurso de posse que, "a era Vargas acabou"

    Para que os empresários pudessem diminuir seus custos de produção, e, consequentemente, se tornassem mais competitivos, aumentando seus lucros, a solução proposta pelo governo foi promover alterações na legislação trabalhista. Sua justificativa para modificar as leis trabalhistas era que estas eram obsoletas, pois haviam sido criadas ainda no governo de Getúlio Vargas, portanto, necessitavam passar por uma modernização.

    A aprovação da Lei nº 9.601/98 ( CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO ) representou um duro golpe para a classe trabalhadora que teve seus direitos historicamente conquistados cortados, com a desculpa do governo de que a nova lei aumentaria os níveis de emprego no país.

    Os trabalhadores, ao levarem um "pé na bunda" e ficarem desempregados, não possuíam outra alternativa a não ser aceitarem ser contratados por meio do contrato de trabalho temporário e suas regras. :(((