SóProvas


ID
1671265
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os componentes de aço das estruturas metálicas devem ser protegidos contra a corrosão que possa influir na sua resistência ou no seu desempenho estrutural. Uma forma de corrosão muito característica e que deve ser evitada é aquela que se dá quando dois metais ou duas ligas metálicas diferentes estão em contato mútuo em um meio eletrolítico, formando-se uma pilha na qual o material menos nobre é corroído. Trata-se da corrosão

Alternativas
Comentários
  • Corrosão Galvânica - Resultante do contato elétrico de materiais diferentes. Terá grande influência a relação entre as áreas catódica e anódica.

  • NBR 8800/2008:

    N.4.6 - Prevenção da Corrosão Galvânica

    Quando uma junção elétrica acontece entre duas ligas de diferentes potenciais eletroquímicos em condição de exposição contínua ou periódica à umidade (eletrólito), uma aceleração da velocidade de corrosão da liga menos nobre pode acontecer. 

  • corrosão galvânica é um processo eletroquímico em que um metal sofre corrosão preferencialmente em relação a outro quando os dois metais estão em contato elétrico e imersos em um eletrólito

     

    Corrosão por pites se caracteriza por ser uma forma de corrosão localizada, onde o diâmetro do pite é menor que sua profundidade e o fundo possuem forma angular. 

     

    Corrosão em frestas: Ocorre em função da diferença da concentração de íons ou gases dissolvidos na concentração eletrolítica entre duas regiões na mesma peça. A corrosão vai ocorrer na região que possui a menor concentração.

     

    Corrosão intergranular: Ocorre entre os grãos da rede cristalina, pois sob certas condições os contornos se tornam muito reativos. Por exemplo, pode ocorrer por causa da variação da concentração dos elementos de liga nessa região. Aços com elementos de liga precipitados e menor concentração de elementos de liga nos contornos são chamados de sensitizados. Uma forma de evitar é adicionar titânio na liga para preferencialmente formar carbonetos de titânio e não com os elementos de liga que evitam a corrosão.

     

    corrosão sob tensão é o fenômeno de deterioração de materiais causado pela ação conjunta de tensões mecânicas (residuais ou aplicadas) e meio corrosivo. 

     

    fonte: http://engenheirodemateriais.com.br/2017/04/26/as-formas-de-corrosao/

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!