SóProvas


ID
1671502
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Marcadores bioquímicos de necrose miocárdica são úteis para auxiliar tanto no diagnóstico quanto no prognóstico de pacientes com síndrome isquêmica miocárdica instável, e, portanto, o enfermeiro deve saber que,

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos estudos demonstra que troponinas e CK-MB massa têm sensibilidade semelhante para diagnóstico de IAM nas primeiras 24 horas

    Nos casos em que a CK-MB está elevada e a troponina está normal, ambas dentro de sua janela cinética, deve-se basear a decisão clínica no resultado da troponina.

    A mioglobina éum marcador muito precoce de necrose miocárdica, precedendo a liberação de CK-MB em 2 a 5 horas. Como éuma molécula pequena, éliberada na circulação dentro de 1 hora após a morte da célula miocárdica, com valores de pico sendo atingidos em 5 a 12 horas. A mioglobina não éespecífica para o músculo cardíaco e pode ser liberada em diversas condições, que incluem dano muscular esquelético, distrofia muscular, insuficiência renal, uremia grave, choque, trauma e após cirurgias. Por não ser um marcador cardioespecífico, a principal vantagem deste marcador parece ser a detecção de IAM nas primeiras horas de evolução. Entretanto um valor alterado nas primeiras horas do início dos sintomas não determina definitivamente o diagnóstico de infarto agudo, necessitando de confirmação com outros marcadores. (http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2014/Diretriz_de_IAM.pdf)

  • BIOMARCADORES CARDIACOS:

    CK-M- Específico. Começa a aumentar com poucas horas, e atinge o valor máximo em 24h do IM.

    TROPONINA- Específica. Inicia o aumento em poucas horas e permanece aumentada por até 3 SEMANAS.

    MIOGLOBINA - Não específica. Começa aumentar em 1-3h e tem seu pico em 12h. 

  • a) CORRETA.

     

     b) ERRADA. Os resultados dos marcadores de necrose devem estar disponíveis em 60 minutos a partir da coleta.

     

     c) ERRADA. Caso a primeira dosagem dos marcadores, na admissão do paciente, seja normal ou discretamente elevada, indica-se repetí-lo pelo menos uma vez, preferencialmente, 9 − 12 horas após o início dos sintomas.

     

     d) ERRADA. A mioglobina não é um marcador cardioespecífico e sua vantagem é a detecção precoce do infarto agudo do miocárdio.

     

     e) ERRADA. Nos casos em que a CK-MB está elevada e a troponina está normal, deve-se basear a decisão clínica no resultado da troponina.

     

    Fonte: NICOLAU, JC et al . Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST (II Edição, 2007) - Atualização 2013/2014. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 102, n. 3, supl. 1, p. 01-75,  Mar.  2014 .   Disponível em: . acesso em  09  Nov.  2016. 

  • O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) deve ser utilizado quando há evidência de necrose miocárdica em um contexto clínico de isquemia com elevação de marcadores de necrose miocárdica (preferencialmente troponina) acima do percentil 99 do limite máximo de referência e, pelo menos, um dos seguintes parâmetros: 1) sintomas sugestivos de isquemia miocárdica; 2) desenvolvimento de novas ondas Q no ECG; 3) novas ou presumivelmente novas alterações significativas no segmento ST, na onda T, ou BRE novo; 4) evidência, em exame de imagem, de perda de miocárdio viável ou de nova alteração segmentar de contratilidade ventricular; 5) identificação de trombo intracoronariano por angiografia ou necropsia.

    As troponinas cardíacas permanecem elevadas por tempo mais prolongado, portanto, após 24 horas do início dos sintomas.

    Os resultados dos marcadores de necrose devem estar disponíveis em 60 minutos a partir da coleta.

    Os marcadores devem ser medidos na admissão e repetidos pelo menos uma vez, 6-9 horas após (preferencialmente 9-12 horas após o início dos sintomas), caso a primeira dosagem seja normal ou discretamente elevada.

    A mioglobina é um marcador muito precoce de necrose miocárdica, precedendo a liberação de CK-MB em 2 a 5 horas. A mioglobina não é específica para o músculo cardíaco e pode ser liberada em diversas condições, a mioglobina normal pode auxiliar a afastar o diagnóstico de infarto.

    Nos casos em que a CK-MB está elevada e a troponina está normal, ambas dentro de sua janela cinética, deve-se basear a decisão clínica no resultado da troponina.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Nicolau JC et al . Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST (II Edição, 2007) - Atualização 2013/2014. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 102, n. 3, supl. 1, p. 01-75, Mar. 2014 .
  • Biomarcadores específicos ----> CK-MB e Troponina

    Biomarcador não especifico----> Mioglobina

     

    Troponina fica elevada até 3 semanas após o IAM. 

     

    Fonte: ACLS, 2014.