SóProvas


ID
1671517
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro atuando no ambulatório encontrou um funcionário caído e inconsciente. Avaliou sua responsividade chamando-o e tocando-o pelos ombros. Como a vítima não respondeu, observou durante 10 segundos sua respiração, detectanto que não havia elevação do tórax e que o mesmo não respirava. Nesta situação hipotética, considerando que o enfermeiro era o únicoprofissional de saúde presente naquele momento e local, e que o ambulatório dispunha de materiais e medicamentos deemergência e bolsa-válvula-máscara, a próxima ação que o mesmo deverá tomar é:

Alternativas
Comentários
  •  

    Suporte Básico de Vida para Adultos – Profissional de Saúde

    Para identificar a PCR, o profissional treinado pode checar a respiração e o pulso ao mesmo tempo para minimizar o tempo para o início das compressões torácicas;

    Identificada a PCR e estando sozinho, usar o celular para acionar o Serviço Médico de Emergência e obter um DEA antes de iniciar a RCP. Não estando sozinho, pedir para alguém fazer isso enquanto se inicia a RCP.

    fonte: https://www.segurancadopaciente.com.br/central_conteudo/suporte-basico-de-vida-bls-novas-diretrizes-2015/

  • C

  • O diagnóstico da parada cardiorrespiratória (PCR) é feito com a presença de inconsciência, ausência de pulso em grandes artérias e apneia ou respiração agônica (“gasping"). Se a vitima não responder e não respirar ou apresentar respiração anormal (gasping), o socorrista deve presumir que a pessoa esteja sofrendo uma PCR. Após verificar que a pessoa está em PCR deve-se solicitar ajuda imediatamente e iniciar o ciclo de ressuscitação. O ciclo deve ser iniciado com 30 compressões e 2 ventilações, considerando que existe um dispositivo de barreira (por exemplo, máscara de bolso para aplicar as ventilações). O socorrista que atua sozinho deve iniciar pelas compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B).

    Gabarito do Professor; Letra C

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.