SóProvas


ID
1672024
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Segundo Bruno Delmas, os arquivos têm quatro utilidades fundamentais: uma utilidade jurídica, pelo aspecto probatório dos documentos; uma utilidade de gestão, pelo fato de os documentos permitirem a busca de antecedentes; uma utilidade científica, pela possibilidade de se compreender determinadas realidades, por meio dos documentos; e uma utilidade social, na medida em que os documentos propiciam

Alternativas
Comentários
  • Pra saber essa questão, só tendo lido e decorado o livro. Várias alternativas se encaixam. Jurava que era a letra A mas é a letra E. Se alguém tiver a obra, por favor, disponibilize o trecho para que possamos entender melhor o pensamento do autor. ;) Obrigada!

  • " O papel dos arquivos acompanhou toda essa evolução e suas utilidades foram se multiplicando. Seria possível detalhá-las ao infinito, mas convém reagrupá-las em quatro utilidades fundamentais. O arquivos servem para provar, lembrar-se, compreender e identificar-se. Provar seus direitos é uma utilidade jurídica e judiciária. Lembrar-se é uma utilidade de gestão. Compreender é uma utilidade científica de conhecimento. Identificar-se pela transmissão da memória é uma utilidade social."

    Referência: Delmas, Bruno ARQUIVOS PARA QUÊ? página 20 e 21

  • Muito obrigada, Matheus!

  • Que questão doida!