-
ERRADO (só não sei porque... rs)
Entrevista não diretiva: é a entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questoes nem as respostas requeridas. è tbm denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada. Trata-se de uma entrevista cuja sequencia e orientação fica a critério de cada entrevistador, que caminha dentro da linha de menor resistência ou da extensão dos assuntos, sem se preocupar com sequencia ou roteiro, MAS com nível de profundidade que a entrevista pode alcançar.
O entrevistador corre o risco de esquecer ou omitir alguns assuntos ou informações. É uma técnica criticada pela sua baixa consistência devido ao fato de não se basear em um roteiro ou itinerário previamente estabelecido.
CHIAVENTATO - GESTÃO DE PESSOAS, 6° TRIAGEM, CAP. 5, P.147
-
ERRADO - o instrumento de levantamento de dados
organizacionais mais indicado para minimizar possíveis
resistências dos pesquisados é o questionário.
-
Errado.
Segundo Andreia Ribas, o instrumento de levantamento de dados que impõe menor resistência aos colaboradores PESQUISADOS, repare que não é utilizado o termo ENTREVISTADO, é o Questionário ou Formulário de Pesquisas. Por tratar-se de um método impessoal, no qual não há uma pessoa diante do colaborador inquerido, este sente-se mais livre para avaliar as questões que lhe são impostas.
https://www.facebook.com/admfederal/posts/406451722887032
-
Gabarito Errado. Ribas(2013) já deixou claro em sua obra que o método de coleta de dados que gera menor resistência por parte do colaborador observado é o questionário. Há outras questões da banca CESPE onde esse mesmo entendimento da autora é aplicado.
fonte: facebook.com/admfederal
-
Não entendo completamente nada de gestão de pessoas, mas me parece, como leigo, que uma entrevista em conversa informal é muito mais eficiente que um formulário, que muitas vezes não lhe permite fugir daquilo que ali está proposto. Se alguém entendeu o que quis dizer e puder me responder, agradeço.
-
O POSICIONAMENTO DO CESPE SEGUE ESTA LINHA:
QUESTIONÁRIO É O MÉTODO QUE GERA MENOR RESISTÊNCIA POR PARTE DO COLABORADOR!
QUESTIONÁRIO É O MÉTODO QUE GERA MENOR RESISTÊNCIA POR PARTE DO COLABORADOR!
QUESTIONÁRIO É O MÉTODO QUE GERA MENOR RESISTÊNCIA POR PARTE DO COLABORADOR!
QUESTIONÁRIO É O MÉTODO QUE GERA MENOR RESISTÊNCIA POR PARTE DO COLABORADOR!
QUESTIONÁRIO É O MÉTODO QUE GERA MENOR RESISTÊNCIA POR PARTE DO COLABORADOR!
Gab: Errado
-
Eu errei a questão mas depois que li alguns comentários aqui eu entendi e tentei me explicar.
Imaginei quando eu fiz o TCC, se minha entrevista fosse pessoalmente, os PESQUISADOS (a questão fala de pesquisado) teriam maior resistência, ficariam sem jeito de responder as afirmativas, por isso eu apliquei o QUESTIONÁRIO, justamente para dar mais liberdade para eles responderem.
espero ter ajudado alguém.
-
Questionários: são aplicados ao ocupante do cargo ou ao supervisor de quem o ocupa de modo a obter informações escritas. A vantagem principal sobre os outros métodos é que os questionários são de rápida aplicação e baixo custo. A principal desvantagem é que não é tão fácil quanto parece elaborar um questionário bem estruturado. O instrumento de levantamento de dados organizacionais mais indicado, para minimizar possíveis resistências dos pesquisados.
-
FIXANDO:
QUESTIONÁRIO.
-
Uma das desvantagens de coletar informações por meio de entrevista é o custo envolvido. Como forma de mitigar essa desvantagem é recomendado que o administrador utilize um roteiro predefinido e, assim, conduza o entrevistado a tratar dos temas objeto de análise.
A falta do roteiro leva a devaneios e perda de eficiência na coleta das informações.
Gabarito: Errado