SóProvas


ID
1673131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Julgue o  próximo item, a respeito de orçamento público.

Situação hipotética: Deslocados para uma importante missão em localidade remota do país, servidores do Ministério do Planejamento receberam adiantamento de valores, na forma de suprimento de fundos. Assertiva: De acordo com o enfoque patrimonial, tal operação não é considerada despesa, pois não há alteração no patrimônio líquido. 


Alternativas
Comentários
  • questão: certa

    uma questão da cespe pra ajudar:

    (cespe: cade- agente administrativo- 2014): O suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.(certa)

    o suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução do patrimônio liquido.




  • GABARITO: CERTO

     

    Segundo o MCASP - 5ª Edição: 

    O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado.

     

    A banca Cespe gosta bastante de cobrar esse assunto, segue uma questão cujo gabarito é ERRADO:

     (2013 –  CESPE – AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) –  ANALISTA ADMINISTRATIVO)  O adiantamento de valores a título de suprimento de fundos constitui despesa pelo enfoque patrimonial, pois no momento da concessão ocorre redução no patrimônio líquido da entidade.

  • A alteração do patrimônio só ocorre no estágio da liquidação, que é quando ocorre o implemento da condição para o pagamento. Até então, tem-se com o empenho uma obrigação potencial.

  • Bruna, seu raciocínio está incorreto na minha opinião. Quando é concedido um suprimento de fundos a servidor (vulgo ADIANTAMENTO), esta despesa é empenhada, liquidada e paga antes que ele realize a viagem (ou pelo menos é o correto).

    Não é despesa pelo enfoque patrimonial devido ao fato explicado pela colega Lívia:

    " Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado".

     

  • SUGESTÃO:  VEJAM O COMENTÁRIO DA LÍVIA MONTEIRO....PERFEITO!

  • so vai haver alteração no PL caso o SF seja gasto, o mero ato de concerder sf a um servidor não gera alteração nenhuma 

  • Certooo

     

    É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. Entretanto, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, porque quando ocorre a concessão não há redução do patrimônio líquido.

  • O suprimento de fundos não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado. Resposta: Certa

    Prof. Sérgio Mendes

  • CERTO

     

    NATUREZA DE DESPESA, CONTUDO NÃO É DESPESA SOB ENFOQUE PATRIMONIAL, VEJAM:

     

     

    (Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: CADE Prova: Agente Administrativo)

       


    O suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.(CERTO)

  • Ou seja, é tida como DESPESA NÃO AFETIVA, isto é, NÃO altera o patrimônio líquido.


    GAB CERTO

  • Suprimento de fundos – no momento da concessão

     

    ·        É despesa pelo enfoque Orçamentário.

     

    ·        Não é despesa pelo enfoque Patrimonial, pois no momento de sua concessão não há redução do Patrimônio Líquido.

     

    Questão CespeERRADA: Suprimentos de fundos constituem despesas do ponto de vista patrimonial, visto que, no estágio de liquidação, ocorre o registro de um passivo simultaneamente à incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço.

     

    Questão CespeCORRETA: O suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.

     

    Suprimento de fundos – após a prestação de contas

     

     

    ·        Será despesa patrimonial

     


    CESPECERTA: O ato de suprimento de fundos constitui uma despesa orçamentária, embora a despesa patrimonial correspondente deva ocorrer somente em momento futuro.


    CESPECERTA: A despesa sob o enfoque patrimonial no suprimento de fundos ocorre com a prestação de contas.

  • O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho,liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.
     

     

    MCASP 7º EDIÇÃO

  • GABARITO. CERTO

    O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado. GABARITO. CERTO

  • Certo!

    O regime de adiantamento, no ato de concessão, constitui despesa sob o viés orçamentário. Após a prestação de contas, se gasto, constitui despesa sob o aspécto patrimonial, uma vez que gerou uma variação passiva na situação líquida patrimonial. (variação passiva atualmente chamada VPD - Variação Patrimonial Diminutiva.)

  • CORRETA, são apenas verbas idenizatórias. 

  • Correto

    No RECEBIMENTO (Momento de concessão) = SÃO CONSIDERADAS DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS - motivo especificado na questão.

    APÓS A PRESTAÇÃO DE CONTAS = serão despesas patrimoniais

  • Julgue o próximo item, a respeito de orçamento público.


    Situação hipotética: Deslocados para uma importante missão em localidade remota do país, servidores do Ministério do Planejamento receberam adiantamento de valores, na forma de suprimento de fundos. Assertiva: De acordo com o enfoque patrimonial, tal operação não é considerada despesa, pois não há alteração no patrimônio líquido. CERTO

    ____________________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

    4.9. SUPRIMENTOS DE FUNDOS (REGIME DE ADIANTAMENTO)


    O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento. Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado.


    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - página: 133

  • A Despesa sob o Enfoque Patrimonial será denominada simplesmente de despesa e não deve ser confundida com a despesa orçamentária. Ela deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do pagamento, podendo ser classificada como Despesa Pública ou Despesa Privada.

  • Cospe tem que se decidir, suprimentos e fundos é fato permutativo para o ente como todo, mas para o MIinistério há variação negativa, o que deixa o item errado ao meu ver.

  • Pagamento de pessoal = corrente, não gera bens de capital.

  • Só será considerada despesa pelo enfoque patrimonial após a prestação de contas.

  • Gab: ERRADO

    Não representará despesa pelo Enfoque Patrimonial, pois no momento da concessão do SF, não gerou redução do PL, isso quer dizer que SF é FATO PERMUTATIVO. Ocorrerá a redução no PL apenas na prestação de contas !

    Erros, mandem mensagem :)

  • Resposta:Certo

    ------------------------

    #Momento da concessão >> Despesa orçamentária

    #Após a prestação de contas >>Despesa patrimonial

    ------------------------

    FONTE:Minhas anotações

  • Até porque pode existir devolução de dinheiro por falta de prestação de contas, então até lá é fato permutativo.

  • QUESTÃO CORRETA!

    Somente quando ocorrer a prestação de contas é que haverá a despesa pelo enfoque patrimonial (ocorrência do fato gerador), culminando na baixa do direito a receber e a contrapartida é registrada como uma variação patrimonial diminutiva (resultante do objeto da despesa).

    (prof. TEC)

  • não

  • Sim!

  • sim

  • claro que não, no final da fala ela ainda diz "miserável BRASILEIRA" isso e racismo por se enquadrar em ORIGEM, PROCEDENCIA NACIONAL. PRECONCEITO E DISCRIMINAÇAO CONTRA NACIONAL DE OUTRO ESTADO, REGIAO OU ESTRANGEIROS.