SóProvas


ID
1673194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca de noções básicas de administração financeira e orçamentária, julgue o item que se segue.

A função econômica do orçamento corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas.


Alternativas
Comentários
  •  Dimensões ou aspectos do orçamento:

     Jurídica: essa dimensão é a que define o orçamento ou integra a lei orçamentária no conjunto de leis do país.O orçamento é uma lei formal; 

     Econômica: Corresponde à característica que atribui ao orçamento o poder de intervir na atividade econômica, propiciando geração de emprego e renda em função de investimentos que podem se previstos e realizados pelo setor público, resultando com isso no desenvolvimento do país; 

     Financeira: representa o fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação de receitas e os dispêndios com as saídas de recursos proporcionado pelas despesas, evidenciando a execução orçamentária. 

     Política: corresponde à definição de prioridades, numa situação de escassez de recursos, por exemplo; 

     Técnica: representa o conjunto de regras e formalidades técnicas e legais exigidas no processo orçamentário(ciclo orçamentário) 

    Fonte: http://www.cursoagoraeupasso.com.br/material/AEP_MATERIAL_TRF_AFO_ALEXANDRE_AMERICO.PDF

  • Alguém sabe o erro da questão?

  • Pessoal, o erro da questão é que não se trata da função econômica, mas sim da função financeira


    A função (ou aspecto) financeira do orçamento diz respeito ao estabelecimento do fluxo de entrada de recursos obtidos por meio da arrecadação de tributos, bem como da saída de recursos provocada pelos gastos governamentais.

    GABARITO: ERRADO

  • Achei que fosse pq o orçamento possui três funções clássicas: alocativa, distributiva e estabilizadora. Como dito acima pelo Gustavo Dortas, essa parte econômica seria um aspecto/dimensão do orçamento!

     

  • "A função financeira do orçamento corresponde ao controle de fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita pelos dispêncios gerados com as saídas de recursos e despesas"

    Fonte: Sérgio Mendes.

  • GABARITO. ERRADO

    Dimensão financeira e não econômica!

    FINANCEIRA: representa o fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação de receitas e os dispêndios com as saídas de recursos proporcionado pelas despesas, evidenciando a execução orçamentária.

    Já pela dimensão econômica do orçamento, o Orçamento Público é basicamente o instrumento por meio do qual o Governo extrai recursos da sociedade e os injeta em áreas selecionadas. Esse processo redistributivo não é neutro do ponto de vista da eficiência econômica e da trajetória de desenvolvimento de longo prazo. Tanto os incentivos microeconômicos e setoriais quanto as variáveis macroeconômicas relativas ao nível de inflação, endividamento e emprego na economia são diretamente afetados pela gestão orçamentária.

     

  • Questãozinha relativamente tranquila.. basta ter em mente, de modo bem resumido, as Funções do Governo de Musgrave, que são:


    • alocativa (aquela realizada por meio de ajustamentos na alocação de recursos);
    • distributiva (que atua na redistribuição da renda); e
    • estabilizadora (que visa a garantir a estabilização econômica).

  • Tudo pra esse Neto é fácil... deve ser no mínimo analista da receita federal 

  • A função financeira do orçamento corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas.

  • Natureza Multidisciplinar do Orçamento Público:

    Dimensão política: o orçamento pode ser visto como uma arena de disputa ou um espaço de luta/cooperação entre os vários interesses que gravitam em torno do sistema político. O estudo da definição de prioridades, com vistas à inclusão e à realização de programas governamentais no plano de ação do orçamento.

    Dimensão financeira: diz respeito ao estabelecimento do fluxo de entrada de recursos obtidos por meio da arrecadação de tributos, bem como da saída de recursos provocada pelos gastos governamentais.

    Dimensão econômica: instrumento de cumprimento das funções econômicas do Estado. É basicamente o instrumento por meio do qual o Governo extrai recursos da sociedade e os injeta em áreas selecionadas. a) alocativa; b) distributiva; c) estabilizadora.

    Dimensão jurídica: se justifica na medida que o orçamento público é lei aprovada pelo Poder Legislativo. O estudo que considera o orçamento uma lei formal e especial, que se define no conjunto de leis do país ou a ele se integra.

    Dimensão gerencial: função de planejamento, que orienta a ação do Estado no longo prazo. O orçamento apoia a boa administração dos recursos e o controle e a avaliação de desempenho da gestão.

  • Dimas Pereira, a questão trouxe o Aspecto financeiro de orçamento que diz respeito ao fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação de receitas e os dispêndios com as saídas de recursos proporcionado pelas despesas, evidenciando a execução orçamentária.

    E não a Função Econômica do orçamento pois esta trata do poder do Estado de intervir na atividade econômica, propiciando geração de emprego e renda em função de investimentos que podem se previstos e realizados pelo setor público, resultando com isso no desenvolvimento do país; 

  • A função financeira do orçamento ( e não econômica) corresponde ao controle do fluxo financeiro gerado pelas entradas de recursos obtidos com a arrecadação da receita e pelos dispêndios gerados com as saídas de recursos para as despesas. GAB: E