SóProvas


ID
1673374
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento a gestante que chega ao ambulatório com intensa palidez cutânea e hipotensão, o Técnico de Enfermagem deve

Alternativas
Comentários
  • É frequente, principalmente no terceiro trimestre de gestação, a gestante apresentar palidez cutânea e hipotensão, levando a sensação de fraqueza e desmaios.

    No caso apresentado pela banca o técnico de enfermagem deve orientar a gestante para que não faça mudanças bruscas de posição e evitar a inatividade; Orientar dieta fracionada, de forma que a gestante evite jejum prolongado e grandes intervalos entre as refeições; e explicar à gestante que sentar com a cabeça abaixada ou deitar em decúbito lateral esquerdo, respirando profunda e pausadamente, melhora a sensação de fraqueza e desmaio.

    A gestante deve deitar em decúbito lateral esquerdo, para não comprimir a veia cava, que passa à direita. O útero gravídico pode comprimir a veia cava inferior reduzindo o retorno venoso e consequentemente reduzindo a capacidade cardíaca.

    Portanto a posição para melhorar a hipotensão é o decúbito lateral esquerdo, outras posições, como decúbito lateral direito ou decúbito elevado não melhorarão o fluxo da veia cava.

    Quanto ao restante das alternativas, não há relação nenhuma a hipotensão com realizar compressões torácicas no hemitórax direito, isso provavelmente irá agravar o quadro da gestante. Além disso, também não há indicação de colher a gasometria arterial, logo, não tem motivo para providenciar o material para tal procedimento.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • As condições em que se encontram o feto e a mãe determinarão o tratamento mais adequado. As medidas de suporte que deverão ser adotadas são a correção do volume intravascular, das desordens na contratilidade e da hipóxia materna, sempre observando a manutenção de decúbito lateral esquerdo da mãe.

  • O decúbito esquerdo permite um melhor retorno sanguíneo dos MMII.