-
QUESTÃO CERTA
O Cespe infelizmente quer atrapalhar conceitos......mas....o fisicamente armazenado seria, exemplo:
fotos precisa de local diferente dos papeis; Blz mas, a questão dá a impressão de o local ser num prédio ou cidade como um em SP e outro em BH.....será que to ficando lelé??
-
Concordo com a Claudia, dependendo da interpretação feita, você pode errar a questão.
-
desde quando papel e fotografia sao gêneros?
-
poderão ou deverão?
-
Neste caso não é "poderão", e sim "deverão", questão dúbia, passível de recurso.
-
Genero documental
"Reunião de espécie documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e a forma de registro da informação, como documento audiovisual,documento bibliográfico,documento cartográfico,documento cinematográfico,documento iconográfico,documento eletrônico,documento micrografico,documento textual"
http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
-
CORRETA.
Lembrando que fundo é o conjunto de documentos produzidos ou recebedidos por uma entidade, sendo utilizado para atender a demanda de atividades específicas e de suporte.
-
Também concordo com a colega Cláudia. Pensei a mesma coisa quando fui resolver a questão: será que o examinador está falando de locais de armazenamento apropriados de acordo com o gênero ou está falando de armazenamento em locais/instituições/cidades/prédios/cidades diferentes?
Fui na sorte e achei que ele estava falando de locais de armazenamento diferentes porque cada gênero necessida de determinados cuidados especiais de armazenagem.
Respondendo ao questionamento da colega Maria Matos: nunca foram. Acho que o examinador construiu a questão muito porcamente. O que ele quis dizer com os exemplos é que cada um pertence a um tipo de gênero mas não são gêneros, entende? O erro foi usar esse "como" porque faz uma conexão entre gênero e os exemplos apresentados.
Em relação ao "poderão" e "deverão": acho que deverão (na teoria) e "poderão" (na prática). Mais uma vez eu digo que essa questão foi pessimamente elaborada e assim como a colega Mirela comentou, passível de recurso.
-
Considerando que os diferentes suportes materiais possuem características diferentes, eles também requerem cuidados diferentes. Sendo assim, é impróprio para a preservação, por exemplo, armazenar documentos em papel, que requerem medidas de temperatura específicas próximo à ambiente, no mesmo local dos filmes, que requerem medidas mais baixas; ou manter as fitas magnéticas próximos a campos elétricos e magnéticos, ao mesmo passo que esses campos não afetam as fotografias.
Em atenção às políticas de preservação de documentos, os mesmos podem ser agrupados de acordo com seu suporte, desde que isso não comprometa sua inter-relação inicial. Para tal, é necessário o desenvolvimento de uma ferramenta que remonte à relação original entre os documentos, como as notas remissivas.
Portanto o item está correto.
-
ERRADO
Não são gêneros, são suporte!
Um resumo que irá ajudar a resolver várias questões sobre o tema:
Tipologia Documental:
SUPORTE: Material sobre o qual as informações são registradas. Ex: Fita magnética, filme de nitrato, papel, CD
FORMA: Características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação, conteúdo de um documento. Estágio de PREPARAÇÃO e TRANSMISSÃO de documentos. Ex: Cópia, original, rascunho, minuta.
FORMATO: Configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex: Formulário, ficha, livro, caderno, planta, folha, cartaz, microficha, rolo de filme, tira de microfilme
GÊNERO: Designação dos documentos segundo aspecto de sua formatação nos diferentes suportes. Segundo a maneira que a informação foi registrada.
A) Documentos textuais: informações escrita ou textual. Ex: contrato, ata, relatório, certidão
B) Documentos audiovisuais (analógico): informação esteja em forma de som e/ou imagem em movimento. Ex: filme, registro sonoro em fita cassete. Temos os sonoros (em som) e os filmográficos (em filme)
C) Documentos micrográficos: em microforma. Ex: microfilmes e microfichas.
D) Documentos iconográficos: em imagem estática. Ex: fotografia, negativos, diapositivos (slides), desenhos, gravuras
E) Documentos cartográficos: representação de forma reduzida de uma área maior. Ex: mapa, perfil, planta
F) Documentos informáticos ou digitais: codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Ex: arquivo em MP3, arquivo do Word, DVD
ESPÉCIE: Designação do documento segundo seu aspecto formal e da aplicação a que esse documento se destina Ex: Carta, certidão, decreto, edital, ofício, relatório, requerimento, gravura, diapositivo (slide), planta, mapa.
TIPO: Soma da espécie documental com atividade fim (finalidade) a que o documento se destina
Atestados médicos, atas de reunião dos empregados, cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decreto-lei, decretos legislativos, fotografias temáticas, retratos, litogravuras, serigrafias e xilogravuras
Natureza do Assunto:
A) Ostensivos/Ordinário: pode ser de livre conhecimento
B) Sigiloso: deve ser de conhecimento restrito
ULTRASSECRETO
SECRETO
SIGILOSO
-
eu achei que ao inves de falar armazenado ele deceria ter dito acondicionado
-
Para cada tipo de gênero , existe uma forma apropriada de armazenar e acondicionar!!!!!
-
Questão mal formulada.
-
Quando o fundo é constituído de documentos de gêneros diversos como filmes, fotografias, fitas magnéticas, videoteipes, desenhos, material bibliográfico e outros, estes podem ser fisicamente armazenados em local diverso, desde que sejam feitas as referências correspondentes no fundo ao qual pertencem.
Marilena Leite Paes (3ª edição)
-
papel eu não sei, mas foto é iconográfico.
-
Textuais - Manuscritos, datilógrafados ou impresos
Filmográficos: É documentos com imagens em movimento como filmes, fitas videomagnéticas.
Arquivologia para concursos..
-
Certo
Arquivo Permanente
Atividades de Arranjo: 2 tipos -> Intelectuais e Fisicos;
"Quando o fundo é constituído de documentos de gêneros diversos como filmes, fotografias, fitas magnéticas, videoteipes, desenhos, material bibliográfico e outros, estes podem ser fisicamente armazenados em local diverso, desde que sejam feitos as referências correspondente ao fundo ao qual pertencem" Marlena Leite Paes
-
Gênero documental:
"Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso(1), como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais."
(ARQUIVO NACIONAL, 2006)
Ou seja, em alguns casos tem a ver com a forma de representação (filmográfico difere, por exemplo, do bibliográfico pela forma como a informação foi representada); ou o suporte (como a diferenciação entre documentos bibliográficos e textuais, uma vez que ambos são escritos, porém os primeiros são mais específicos).
É interessante notar que uma dada informação pode apresentar-se simultaneamente em dois ou mais gêneros. Um filme em .avi é filmográfico pela forma de representação da informação e também digital por conta do suporte e "codificação estrutural"(código binário).
É bom salientar que o exposto acima se trata de opinião minha baseada no que estou pensando agora ao ler a definição de gênero, pois nunca li artigo ou livro que tratasse dessa questão.
Tipo documental:
"Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras."
(ARQUIVO NACIONAL, 2006)
Espécie documental:
"Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. São exemplos de espécies documentais ata, carta, decreto, disco, filme(2), folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório."
(ARQUIVO NACIONAL, 2006)
-
Marquei errado, porque papel é suporte, e não gênero.
-
CERTO
O ideal, pelo princípio da proveniência, é que todos os documentos de determinada origem permaneçam juntos num fundo. Contudo, as características físicas de alguns documentos podem impedir sua permanência em certo local. Quando isso acontece, deve-se armazenar esses documentos especiais em locais apropriados com referência ao fundo a que pertence tal documento
-
Quando o fundo é constituído de documentos de gêneros diversos como filmes, fotografias, fitas magnéticas, videoteipes, desenhos, material bibliográfico e outros, estes podem ser fisicamente armazenados em local diverso, desde que sejam feitas as referncias correspondentes no fundo ao qual pertencem.
CERTO
-
Eles DEVERÃO...
-
A questão descreveu os arquivos quanto à natureza do documento ESPECIAL.
Eles poderão, a depender dos seus formatos e fundos diversos, ser organizados em outros fundos.
Em quais?
Aqueles que estão mais de acordo com as suas características. (De acordo com o plano de classificação)
-
CORRETO
Desde que sejam feitas as referencias correspondentes no fundo ao qual pertencem.
PG123 no final da pagina.
Marilena Leite Paes (3ª edição)
-
a maioria aí é suporte e não gênero, e os documentos deverão e não poderão ser armazenados em locais diferentes, mas fazer o que né não podemos brigar com a banca é tentar levar isso pra prova e rezar!!
-
Pode até ser em um único lugar/local desde que estejam separados. Cada um no seu lugar (cada um no seu quadrado).
-
eles são SUPORTES!
QUESTÃO FALSA.
-
Misturou gênero com suporte, nao ?
-
Não tem como justificar o injustificável... Desde quando são exemplos de gênero???
Questão falsa!
-
Papel não é gênero documental... Mas fui pela maioria...
-
GAB: CERTO
Pessoal! Se vocês forem contrário ao Gabarito, por favor, justifique suas respostas, mas colocando o gabarito correto, ao invés de comentar apenas falso, confundindo os usuários.
-
essa questão está aqui por dois motivos:
1. Você precisa saber classificar os exemplos dados
2. A bancas adoram essa questão
Vamos à classificação para você ir pegando o jeito.
Filmes: gênero filmográfico
Fotografias: gênero iconográfico; suporte: papel
Fitas magnéticas: suporte
Papel: suporte
Agora vamos entender o motivo das bancas adorarem essa questão. O examinador sabe que você sabe que os documentos de um mesmo fundo devem ser mantidos juntos no mesmo “local”. Quer dizer, eles não podem ser dispersados. Entretanto, os locais a que a questão está falando faz referência a pontos diferentes dentro da instituição. Não estamos falando de colocar um CD em Minas Gerais e um pendrive na paraíba. Estamos falando de colocar esses documentos em salas especiais, climatizadas, com mobiliário adequado, ou seja, em locais que possuam as características necessárias para preservar esses documentos.
Então, devido as suas peculiaridades, esses documentos podem ser armazenados em locais diferentes.
Resposta: certa
-
Papel é suporte, colocaria como errada mais mil vezes KKKKKK
-
Pra mim essa questão está pelo PODERÃO ! Acredito na minha , humilde , opnião que deveria ser DEVERÃO .
-
questão correta, qual seria o impeditivo para tal ?
-
Quê? Papel é genero? Explica esse gabarito novamente, por favor.