SóProvas


ID
1673755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à sistemática de arranjo de arquivos documentais, julgue o item seguinte.

Arranjo é a ordenação dos documentos em fundos de arquivo, das séries dos fundos e dos itens documentais dentro das séries.


Alternativas
Comentários
  • Segundo DBTA - 

    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um

    arquivo(1) ou coleção, utilizando-se diferentes métodos, de acordo com um plano ou quadro

    previamente estabelecido. Ver também quadro de arranjo , sistema de arranjo.

  • O que ele quer dizer com "série dos fundos"?

  • Arranjo é a ordenação dos documentos em fundos, a ordenação das séries dentro dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries.

     

    Pra ficar mais claro: Arranjo é o todo (forma de organização que se dá aos documentos), o arranjo é dividido em fundos e estes podem ser subdivididos em séries e subséries.

     

    Ex. Arranjo>>> Agricultura

          Fundo>>>> Companhia brasileira de alimentos

          Série>>>>>  Setor financeiro da cia brasileira de alimentos....

     

    Marilena Leite Paes.

  • ARRANJO
    Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido.

     

    http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/dir-gerais/dgcon/degea/dicionario-arquivistico#s

  • Fundo de Arquivo: Conjunto de documentos de qualquer natureza –isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo– reunidos automática e organicamente –ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria actividade da instituição–, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas actividades ou das suas funções.

  • Arranjo é uma operação de organização lógica dos conjuntos de documentos, que demonstra sua relação com outros documentos, com o conjunto, com a instituição produtora e com as atividades que o geraram. 

    A estrutura lógica dessa organização segue uma sequência que vai do geral para o particular. Sendo assim a primeira ordenação deve ser no conjunto como um todo (o que cria o fundo de arquivo); em seguida ordena-se as séries (que são subconjuntos específicos, geralmente tendo em comum atividades semelhantes ou tratando do mesmo assunto geral); e, por fim, ordena-se os itens documentais dentro das séries (os documentos, peça a peça).

    Gabarito do professor: Certo
  • Hein?

  • CERTO. Veja a definição do Dicionário brasileiro de terminologia arquivística:

    "Seqüência de operações intelectuais e físicas que visam à organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano ou quadro previamente estabelecido".

    Deus no comando!