SóProvas


ID
1673827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da conservação e preservação de documentos arquivísticos, julgue o item subsequente.

O tipo de mobiliário utilizado para o armazenamento de documentos não pode ser considerado medida para prevenir a infestação por microorganismos.


Alternativas
Comentários
  • . MOBILIÁRIO O mobiliário facilita o acesso seguro aos documentos, promove a proteção contra danos físicos, químicos e mecânicos. Os documentos devem ser guardados em arquivos, estantes, armários ou prateleiras, apropriados a cada suporte e formato. Estantes: de preferência as de aço. Caso não tenha, pode-se usar mobiliário de madeira, desde que haja um efetivo controle contra infestação de cupins.

     

    http://www.ahex.ensino.eb.br/docs/ahex_coletanea.pdf

  • DESINFESTAÇÃO: TEM A VER COM INSETOS

    DESINFECÇÃO: TEM A VER COM MICROORGANISMOS

     

    HÁ DIFERENÇA. Fonte:renato valentini - youtube

    assunto: conservação...

  • fonte da ge nóbrega: http://www.ahex.ensino.eb.br/docs/ahex_coletanea.pdf

  • Complementando....ERRADA

     

    Obviamente é indispensável a utilização de um mobiliário adequado. Não podemos, por exemplo, se não houver um tratamento e controle efetivo contra a infestação de cupins, utilizar o mobiliário de madeira. Por fim, em regra, utiliza-se o mobiliário de aço. 

  • Mobiliário O mobiliário das áreas de consulta e administrativas deve ser de aço ou de madeira tratada contra insetos e fogo. As mesas dos pesquisadores devem ser mais largas do que o usual, tendo em vista a diversidade de formatos e tamanho dos documentos. Todo o mobiliário metálico deve ser fabricado com chapas de aço carbono fosfatizado, com pintura eletrostática, sem apresentar remendos grosseiros ou cantos pontiagudos que possam danificar os documentos ou ferir pessoas.

     

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • A madeira é muito mais arriscada a manifestação de microorganismos do que o ferro né... só pensar por esse lado q ja mata a questão.

  • A construção de um arquivo deve ser feita em um local elevado, com pouca umidade, em área isolada, com previsão de ampliação futura e precaução contra fogo. Se possível, deve-se usar material não-inflamável, fazendo-se uso de vidro, pedra, ferro e concreto. Note que a umidade está relacionada com a possibilidade de fungos e insetos surgirem e danificarem os documentos. O que seria mais suscetível ao ataque de insetos? Um arquivo de madeira ou um de ferro? Pois é. O de madeira. Logo, o mobiliário usado para o armazenamento de documentos PODE ser medida para prevenir a infestação por microorganismos.

  • Acondicionamento: tem haver com a embalagem em que o documento é guardado. 

    Armazenamento: local ou imobiliário em que o documento é guardado.

  • Todos os fatores que afetam direta ou indiretamente na conservação dos documentos devem ser considerados no planejamento. 

    O mobiliário é fator que afeta tanto direta quanto indiretamente sua conservação. Suas dimensões devem comportar os documentos sem afetar sua estrutura (o documento deve caber sem esforço no mobiliário); o material de que é feito não pode atrair insetos, ou provocar o aparecimento microrganismos (deve-se usar os mobiliários de metal em vez dos de madeira); e não pode haver provocações de reações químicas ou interferências eletromagnéticas (o mobiliário deve ser pintado com tinta antiestática).

    Gabarito do professor:Errado
  • Errado!

    Aço esmaltado >  madeira

  • Pode sim

  • Luiz (mpu) melhor resposta

  • ERRADO

    Os armários devem ser de aço, revestido com tinta antiestática, pois materiais em madeira não são recomendados. Estes podem absorver a umidade do ambiente e apodrecer, além de permitirem a proliferação de fungos e bactérias, e atrair os insetos xilófagos (que se alimenta de celulose, como baratas, traças e cupins).

    Por: Mayko Gomes

  • Complementando...

    Não é só a escolha dos mobiliários que é importante, mas a disposição deles dentro de um arquivo também deve ser considerada.

    As estantes, por exemplo, precisam obedecer algumas distâncias em relação umas às outras e às paredes dos depósitos, para que se propicie uma boa circulação de ar e de pessoas. Além de possibilitar uma limpeza mais segura.

    "Os corredores entre as estanterias devem ter no mínimo 0,70 m de largura e as passagens em ângulos, 1,00 m de largura. É preciso sempre uma passagem de 0,70 m de largura entre o fim das fileiras e as paredes. Além da circulação de pessoas, é importante também cuidar da circulação do ar e da limpeza dos depósitos, para se evitar a proliferação de microorganismos e insetos. Consequentemente, as estantes devem ficar afastadas das paredes no mínimo em 0,30 m, e o ideal é manter também uma passagem de 0,70 m para possibilitar inspeções periódicas de infestações. Da mesma forma, a última prateleira deve ter um afastamento mínimo de 0,10 m do piso e o vão livre, acima da estante, ser de no mínimo 0,30 m.

    O layout de distribuição da estanteria deve estar de acordo com o projeto de ventilação, iluminação e de extinção de incêndio. As fileiras de estantes precisam ser dispostas no sentido da circulação do ar, de forma a nunca bloquear o seu movimento, evitando-se, assim, a formação de bolsões de ar estagnado."

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • associei o mobiliário de madeira o cupim