-
Erro da a) influenciar políticos
Erro da c) necessidades sócio-ambientais
Erro da d) criar privilégios nacionais
Erro da e) preservar perpetuamente informações sigilosas
-
interesses pessoais... pra mim questão mediocre
-
B) Interesses pessoais ou interesse público?
-
Fazendo um breve resumo da história arquivística, voltamos ao período da Revolução Francesa, onde, com a queda da Monarquia e implementação dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, tivemos a criação dos arquivos nacionais como uma forma de garantir os direitos dos cidadãos. Sendo os arquivos públicos, qualquer cidadão poderia conhecer a situação do Estado, como finanças, políticas e gestão, além de servir como garantia de direitos e guardar a memória e a história da sociedade.
Sendo assim, podemos concluir que a criação dos arquivos foi arrazoada principalmente para atender à necessidade de eficiência administrativa do Estado, defesa de direitos dos cidadãos, e questões culturais da sociedade.
Gabarito da banca: letra "B"
Gabarito do professor: letra "B"
-
Acho que os INTERESSES PESSOAIS está se referindo aos arquivos PRIVADOS.
-
QUESTÕES MALUCAS! ARQIVOLOGIA CHEGA A SER PIOR QUE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
-
Nunca marcaria a B
-
Questão que derruba setessentos e cinquenta e oito milhõees, duzentos e trinta e sete mil, novecentos e oitenta e quatro candidatos.
-
A resposta correta está contida no Livro Arquivos Modernos - Princípios e Técnicas de T. R. Schellenberg, Editora FGV. É a letra B mesmo: por necessidade de incrementar eficiência governamental, por razões culturais, por interesses pessoais e por ordem oficial. O item "interesses pessoais" tem a ver com a história da criação de arquivos públicos. É muito interessante a análise deste livro. Eu só acertei a questão porque quem me indicou o livro foi uma bibliotecária. rsrsrsr. Quanto mais eu estudo para concurso, mais eu percebo que se trata de uma graduação universitária (:o).
-
Os candidatos fundamentaram suas razões recursais utilizando a Lei 8.159/91 que trata de arquivos públicos. Entretanto, cabe salientar que o edital não menciona a Lei, mas dá oportunidade ao candidato de amparar-se em outras fontes.
Assim, conforme preconiza Schellemberg (2006) no livro Arquivos Modernos – Princípios e Técnicas – Razões para a Instituição de arquivos públicos. (...) A primeira e mais importante, foi a necessidade prática de incrementar eficiência governamental (...), com o decorrer do tempo um governo naturalmente acumula tantos documentos que se faz necessário tomar providências em relação aos mesmos; a segunda foi de ordem cultural (...), no qual os arquivos públicos constituem de fonte de cultura entre muitos outros tipos como livros, manuscritos e tesouros de museus; a terceira foi de interesse pessoal (...), onde os revolucionários franceses criaram o Archives Nationales, objetivando a destruição de uma sociedade antiga e criação de uma nova. Tinham consciência da importância dos arquivos públicos para a determinação das várias relações sociais, econômicas e políticas; e a quarta, de ordem oficial (...), onde os documentos, mesmo os mais antigos, são necessários às atividades do governo.
A partir das colocações da citada autora, pode-se confirmar como correta a alternativa “B”.
Em face da argumentação a Comissão INDEFERE o recurso e RATIFICA o gabarito oficial.
-
B?
Arquivos públicos criado por interesses pessoais?
-
em português por favor obrigado
-
E - Incorreta. Informações sigilosas não podem ser guardadas de forma perpétua.
-
Interesses pessoais?